Preparação para o Trabalho Final de Curso: percepções de estudantes de engenharia sobre a experiência formativa
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16011Palavras-chave:
Formação investigativa, Permanência estudantil, Aprendizagem significativa, Escrita acadêmica, Ensino superiorResumo
A disciplina de Preparação para o Trabalho Final de Curso (TFC) tem por finalidade apoiar os estudantes na elaboração dos capítulos iniciais de seus projetos de pesquisa. Este artigo analisa as percepções de estudantes de engenharia sobre essa disciplina, com foco nos aspectos valorizados, nos desafios enfrentados e nas sugestões de aprimoramento. A pesquisa adota abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de questionário aberto, aplicado entre 2021 e 2025, totalizando 58 participantes. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados indicam reconhecimento da relevância da disciplina, especialmente quanto à mediação docente e à organização do conteúdo. No entanto, os estudantes apontam limitações relacionadas ao tempo reduzido, à ansiedade quanto à definição do tema e à dificuldade com a escrita acadêmica. Conclui-se que a disciplina representa uma estratégia pedagógica relevante para o desenvolvimento de competências investigativas e para a permanência estudantil, ao proporcionar um espaço estruturado de iniciação científica e apoio formativo. Os achados contribuem para o aprimoramento de práticas de ensino voltadas à formação acadêmica e à consolidação da cultura da pesquisa no ensino superior.
Downloads
Referências
AHN, Mi Young; DAVIS, Howard. Four domains of students’ sense of belonging to university. Studies in Higher Education, [S. l.], v. 45, n. 3, p. 622-634, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079.2018.1564902.
AUSUBEL, David. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016.
Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 98, p. 44, 24 maio 2016.
CHEN, Minhua; HOCK, Kway Eng. Exploring the impact of discipline in students’ learning process. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences, v. 14, n. 5, p. 131–133, 2024. DOI: https://doi.org/10.6007/IJARBSS/v14-i5/21390.
CHIU, Pit Ho Patrio; IM, Siu Wo Tarloff; LIU, Dennis. Supporting academic confidence and outcomes in capstone research courses: The role of supervisory guidance. Studies in Higher Education, v. 49, n. 2, p. 284–301, 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079.2022.2081484.
COSTA, Francisco José da; SOARES, Alexandre Araujo Cavalcante. Uma análise da formação científica em cursos de graduação em Administração: a perspectiva dos alunos. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 47–60, 2008.
GUEDES, Hermila Tavares Vilar; GUEDES, Jorge Carvalho. Avaliação, pelos estudantes, da atividade "Trabalho de Conclusão de Curso" como integralização do eixo curricular de iniciação à pesquisa científica em um curso de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 36, n. 2, p. 162–171, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000400003
GLEW, Robert, CHALLA, Anil; GOPALAN, Venkat. Training in scientific manuscript writing. Current Science, Bangalore, v. 107, n. 9, p. 1386–1392, nov. 2014. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/24107202
KRSKOVA, Hana; BREYER, Yvonne; BAUMANN, Chris; WOOD, Lesley N. An exploration of university student perceptions of discipline: Introducing FIRST discipline principles. Higher Education, Skills and Work-Based Learning, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 61–82, 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/HESWBL-02-2019-0026
LIMA, Silvana Ferreira; LOPES, Meiriane; SIRLEY, Terezinha. Contribuições da neurociência e do neuropsicopedagogo no processo ensino-aprendizagem. Revista Comunicação Universitária, Belém, PA, v. 1, n. 2, p. 1–15, 2021. DOI: https://doi.org/10.69675/RCU.2763-7646.4885
MEMON, Tayab; JURIN, Monica; KWAN, Paul; JAN, Tony; SIDNAL, Nandini; NAFI, Nazmus. Studying learner’s perception of attaining graduate attributes in capstone project units using online flipped classroom. Education Sciences, v. 11, n. 698, p. 1–16, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci11110698.
MUSEUS, Samuel; CHANG, Ting-Han. The impact of campus environments on sense of belonging for first-generation college students. Journal of College Student Development, v. 62, n. 3, p. 367–372, 2021. DOI: https://doi.org/10.1353/csd.2021.0039
NOORTYANI, Rusma. Students’ perception on training in writing research article for publication. Arab World English Journal, v. 7, n. 4, p. 305–316, dez. 2016. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=2898650.
O'BRIEN, Shirley; MARKEN, Dory; PETREY, Kelsey. (2016). Student perceptions of scholarly writing. The Open Journal of Occupational Therapy, [S. l.], v. 4, n. 3, 2016. DOI: 10.15453/2168-6408.1253
PEDLER, Megan Louise; WILLIS, Royce; NIEUWOUDT, Johanna Elizabeth. A sense of belonging at university: student retention, motivation and enjoyment. Journal of Further and Higher Education, v. 45, n. 3, p. 1–14, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/0309877X.2021.1955844.
SCHEIBEL, Marilise. O vínculo do afeto: a importância da afetividade para a aprendizagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
VILLAS-BOAS-MELLO, José-André; RODRIGUES-DE-SOUSA, Flaviane. Percepção discente e práticas de ensino em uma instituição brasileira de educação superior. Revista Iberoamericana de Educación Superior, Cidade do México, v. 12, n. 33, p. 18–38, 2021. DOI: https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2021.33.855.
YILDIRIM, Hüseyin Hilmi; ZIMMERMANN, Julia; JONKMANN, Kathrin. The importance of a sense of university belonging for the psychological and academic adaptation of international students in Germany. Zeitschrift für Entwicklungspsychologie und Pädagogische Psychologie, v. 53, n. 1–2, p. 15–26, 2021. DOI: https://doi.org/10.1026/0049-8637/a000234.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Paula Cecatto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

