A contribuição da psicomotricidade no processo de alfabetização de alunos do segundo ano (anos iniciais): uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15604Palavras-chave:
Psicomotricidade, Alfabetização, Desenvolvimento Infantil, Ensino Fundamental, Coordenação MotoraResumo
Este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de investigar a contribuição da psicomotricidade no processo de alfabetização de alunos do segundo ano do ensino fundamental, anos iniciais. A pesquisa foi realizada nas bases SciELO, Google Acadêmico e Portal de Periódicos da CAPES, considerando estudos publicados entre 2000 e 2025. Os critérios de seleção incluíram apenas trabalhos com foco na relação entre psicomotricidade e alfabetização em crianças do ensino fundamental (anos iniciais). Os resultados evidenciam que o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, como coordenação motora fina, lateralidade e orientação espacial, está diretamente relacionado à aprendizagem da leitura e escrita. Lacunas nessas áreas podem ocasionar dificuldades na formação das letras, organização espacial do texto e fluência de leitura. Conclui-se que práticas psicomotoras planejadas e intencionais devem integrar o planejamento pedagógico como parte estrutural da alfabetização. A formação continuada de professores e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento psicomotor são essenciais para uma alfabetização mais eficaz, inclusiva e significativa.
Downloads
Referências
ALVES, Greice Rodrigues. A coordenação motora, a capacidade motora e os processos cognitivos: relações no desenvolvimento de crianças. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Curso de Educação Física, Esporte e Lazer, Universidade Vila Velha, Vila Velha, 2024. Disponível em: https://repositorio.uvv.br/items/c812bd6a-3c56-4c9f-84fa-9a2d8034ff49. Acesso em: 15 maio 2025.
AMBRÓSIO, Marcela Fernanda de Souza. A psicomotricidade e alfabetização de alunos do 2º ano do ensino fundamental. 2011. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP, 2011. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797170. Acesso em: 14 maio 2025.
ANDRADE, Carmem Júlia Silvério de; BRAGA, Claudia dos Anjos; FERREIRA, Jéssica Gomes; RIBEIRO, Valeria; NONATO, Gleides Ander. A psicomotricidade e o desenvolvimento infantil: em destaque a psicomotricidade relacional. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 9, n. 6, p. 1153–1170, 2023. DOI: 10.51891/rease.v9i6.10237. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10237. Acesso em: 15 maio 2025.
ANDRADE, Thaís Oliveira. A contribuição da psicomotricidade na aprendizagem da escrita. Cadernos da Pedagogia, v. 13, n. 25, 2019. Disponível em: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1153. Acesso em: 15 maio 2025.
BOULCH, Jean Le. O desenvolvimento psicomotor: do nascimento até os 6 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
BRISOLA, Niris Luzeiro Bezerra. A importância da psicomotricidade no segundo período da educação infantil. Mercosur en Revista Educación, Tecnología y Sustentabilidad, v. 2, n. 1, p. 65-83, 2022. Disponível em: https://ojs.uep.edu.py/index.php/mercosur/article/view/311. Acesso em: 15 maio, 2025.
BRIZOLA, Jairo; FANTIN, Nádia. Revisão da literatura e revisão sistemática da literatura. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, [S. l.], v. 3, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/1738. Acesso em: 15 maio 2025.
CARVALHO, Nayara Aparecida Oliveira de. A psicomotricidade e o desenvolvimento da leitura e da escrita. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) ‒ Campus Universitário de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2016. Disponível em: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1600. Acesso em: 15 maio 2025.
CASTRO, Telma Silva de Paula. Reflexões das metodologias ativas e o processo de alfabetização no primeiro ciclo escolar. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, n.1, v.1, 2024. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/478. Acesso em: 14 maio 2025.
COELHO, Gabrielle Amoroso; MESQUITA, Khananda Silvano; MELO, Luana Rossoni de; BORSSATTO, Andreia Munalli Pereira. Educação física e a importância da psicomotricidade no desenvolvimento infantil. Revista Tópicos, v. 2, n. 16, p. 1-13, 2024. Disponível em: https://revistatopicos.com.br/artigos/educacao-fisica-e-a-importancia-da-psicomotricidade-no-desenvolvimento-infantil. Acesso em: 14 maio 2025.
CÔRTES, Camila Araújo; SOUZA, Samara Ferreira; SOUZA, Cristiana Amorim. O processo de alfabetização de crianças nos anos iniciais (Pedagogia). Repositório Institucional, v. 2, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.icesp.br/index.php/Real/article/view/5053/2865. Acesso em: 14 maio 2025.
ESTEVES, Inês de Sousa. O desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem da Matemática no 1º ciclo (2º ano de escolaridade). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor). Instituto Superior de Ciências Educativas, Odivelas/Lisboa, 2013. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/entities/publication/ac7fe995-af81-4580-ad45-c4bfb14580b6/full. Acesso em: 15 maio 2025.
FERRONATTO, Sônia Regina Brizolla. Psicomotricidade e formação de professores: uma proposta de atuação. 2006. Dissertação
(Mestrado) PUC-Campinas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2006.
FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogênese. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 15 maio 2025.
KITCHENHAM, Barbara. Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, v. 33, n. 2004, p. 1-26, 2004. Disponível em: https://www.inf.ufsc.br/~aldo.vw/kitchenham.pdf. Acesso em: 14 maio 2025.
LIMA, Gleci Mar Machado de; OLIVEIRA, Luana Gabrielle Souza de; ARAÚJO, Marlon Campos de. A influência da psicomotricidade na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. 2022. Revista RIOS - Revista Científica do Centro Universitário do Rio São Francisco, v. 17 n. 33, 2022. Disponível em: https://www.publicacoes.unirios.edu.br/index.php/revistarios/article/view/10. Acesso em: 15 maio 2025.
LIMA, Jordania Vitorino de Souza. A contribuição da psicomotricidade na educação infantil. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Atenas, Paracatu/MG, 2018. Disponível em: https://www.atenas.edu.br/uniatenas/assets/files/spic/monography/A_CONTRIBUICACAO_DA_PSICOMOTRICIDADE_NA_EDUCACAO_INFANTIL.pdf. Acesso em: 15 maio 2025.
LORDANI, Silvia Fernanda de Souza; BLANCO, Marília Bazan. Uma revisão sistemática sobre a psicomotricidade e as dificuldades de aprendizagem. Ensino & Pesquisa, v. 17, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/ensinoepesquisa/article/view/2553. Acesso em: 14 maio 2025.
LUSSAC, Ricardo Martins Porto. Considerações psicomotoras sobre a lateralidade e respectivos apontamentos acerca da capoeira. Caminhos da educação diálogos culturas e diversidades, v. 4, n. 1, p. 01-13, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2574. Acesso em: 15 maio 2025.
LUZ, Daniela Rodrigues da. A lateralidade na educação física escolar. 2019. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Centro universitário UNIFACVEST, Lages/SC, 2019. Disponível em: https://www.unifacvest.edu.br/assets/uploads/files/arquivos/61693-luz,-daniela-rodrigues-da.-a-importancia-da-psicomotricidade-na-educacao-fisica-escolar.--lages-unifacvest.-tcc-curso-de-licenciatura-em-educacao-fisica.pdf. Acesso em: 15 maio 2025.
MEDEIROS, Ana Cláudia Costa. A Importância da psicomotricidade para o processo de alfabetização. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar do Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano. Universidade de Brasília-Instituto de Psicologia, 2011.
PELLEGRINI, Ana Maria et al. Desenvolvendo a coordenação motora no ensino fundamental. São Paulo: UNESP, 2005. Disponível em: https://aceoficinadeaprendizagem.blogspot.com/2014/03/desenvolvendo-coordenacao-motora-no.html. Acesso em: 15 maio 2025.
PERES, Tacyana Silva; CRUZ, Mônica Aparecida de Oliveira. Psicomotricidade no processo de alfabetização da criança. Revista perspectivas em psicologia, v. 18, n. 2, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/29833. Acesso em: 15 maio 2025.
PORN, Graciele Aparecida; STEIDEL, Rejane. Psicomotricidade na educação infantil: um olhar para o processo de ensino/aprendizagem. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, v. 5, n. 1, 2024. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/5135. Acesso em: 13 maio 2025.
RAMOS, John Lucas; SCHIMIDT, Raíça Nicoli; BATISTELLA, Pedro Antônio; PANDA, Maria Denise Justo. Motricidade fina e orientação espacial dos alunos do segundo ano da educação básica do Pibid/educação física/Unicruz. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL, 15, 7-10 maio, 2013, Cruz alta/RS. Anais... Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/mercosul/pagina/anais/2013/EDUCACAO%20E%20DESENVOLVIMENTO%20HUMANO/ARTIGOS/MOTRICIDADE%20FINA%20E%20ORIENTACAO%20ESPACIAL%20DOS%20ALUNOS%20DO%20SEGUNDO%20ANO%20DA%20EDUCACAO%20BASICA%20DO%20PIBIDEDUCACAO%20FISICAUNICRUZ1.PDF. Acesso em: 15 maio 2025.
ROVERSSI, Tabata Tatiane Ramalho. FIER, José Rubens. Os benefícios da Psicomotricidade na Educação Infantil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, ed. 10, v. 01, pp. 49-62, 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/beneficios-da-psicomotricidade. Acesso em: 15 maio 2025.
SILVA, Paloma Mariane; COUTINHO, Diógenes José Gusmão. A psicomotricidade como instrumento no processo de alfabetização. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 10, n. 8, p. 1615–1630, 2024. DOI: 10.51891/rease.v10i8.15213. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/15213. Acesso em: 14 maio 2025.
SOUZA, Jean Cesar Andrade de; SANTOS, Amanda Cunha dos; SOUZA, Joana Roseli Andrade de. Psicomotricidade: alfabetização e letramento por meio do movimento. Biomotriz, v. 14, n. 2, p. 141-151, 2020. Disponível em: https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/biomotriz/article/view/27. Acesso em: 14 maio 2025.
TAVARES, Maria da Consolação G. Cunha F. Imagem corporal: conceito e desenvolvimento. Barueri, SP: Manole, 2003.
VAL, Maria da Graça Costa. O que é ser alfabetizado e letrado? In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de e MENDONÇA, Rosa Helena (Orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em: 14 maio 2025.
VENTURA, Mariana Bizarro. A importância da psicomotricidade no processo de alfabetização. 2016. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/entities/publication/434b5400-52be-4fc5-a247-952a16bd57f5. Acesso em: 15 maio 2025.
VIEIRA, Larissa da Silva. A contribuição de atividades dirigidas para o desenvolvimento da psicomotricidade nos anos iniciais do ensino fundamental. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2023. Disponível em: https://repositorio.unipampa.edu.br/items/e16b70d3-1190-40ee-ab33-19f98b7f296b. acesso em: 15 maio 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alexandre Souza da Silva, Maria Rosângela de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

