Uso das TDICs no Ensino Interdisciplinar de Física e Química: Revisão Sistemática da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15341

Palavras-chave:

TDICs, Interdisciplinaridade, Ensino de Física, Ensino de Química

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ampliam as possibilidades educacionais ao integrar recursos avançados às práticas pedagógicas. No ensino de Física e Química, essas ferramentas favorecem metodologias dinâmicas, como simulações digitais (PhET, MATLAB) e vídeos interativos, potencializando a compreensão de conceitos científicos. Este estudo realizou uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) para analisar como as TDICs articulam-se à interdisciplinaridade nessas disciplinas. A pesquisa, conduzida em bases acadêmicas, identificou 5.282 artigos, dos quais 8 foram selecionados após critérios rigorosos de filtragem. Os resultados revelam que, embora haja aceitação positiva dos estudantes e ganhos na aprendizagem, persiste uma lacuna na integração interdisciplinar entre Física e Química. A maioria das iniciativas limita-se ao uso isolado de tecnologias, sem conexões claras entre as áreas. Conclui-se que, apesar do potencial inovador das TDICs, sua aplicação interdisciplinar demanda estratégias pedagógicas intencionais, como projetos colaborativos e formação docente específica. Assim, reforça-se a necessidade de pesquisas que explorem modelos criativos para unir tecnologia, interdisciplinaridade e educação científica de forma sistêmica.

Downloads

Biografia do Autor

Abraão Lincon Pinheiro Bastos, Universidade Federal do Ceará

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (2021). Mestrando no programa de Pós graduação em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Federal do Ceará. Já atuou como professor de ciências e matemática em duas escolas indígenas do Ceará. Possui experiência na educação de jovens e adultos, atuando como professor na EJA por dois anos. Atualmente é professor de ciências - Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física.

Jarbas Sousa de Mendonça Sobrinho, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Química pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Ciências da
Natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela UFPI. Mestrando do Programa de Pós
Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) pela UFC e professor efetivo de
Química da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará.

Paulo de Tarso Cavalcante Freire, Universidade Federal do Ceará

Possui Bacharelado em Física (1987) e Mestrado em Física (1991) pela Universidade Federal do
Ceará e Doutorado em Física (1995) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é
Professor Titular da Universidade Federal do Ceará.

Silvany Bastos Santiago, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação pela
Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará
(UFC). Atualmente é Professora Adjunta do IFCE e docente do Programa de Pós-Graduação
Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (UFC).

Referências

ALVARENGA, Cacilda Encarnação Augusto. Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas? Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 10-37, set./dez. 2018.

BONATTO, Andréia et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: Anais da IX ANPED SUL, v. 9, p. 1-12, 2012.

BORGES, R. da S.; SÁ, ÉZIO R. A.; SOUSA, N. M. de O. Concepções dos alunos sobre o uso de simulações interativas como ferramenta no ensino de Química. Educação Química En Punto De Vista, 4(2), 2020

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 22 mar. 2025.

DA SILVA, Silvio Luiz Rutz; PATEL, Ivo. O uso do Phet colorado como recurso pedagógico para o ensino de circuitos elétricos no ensino médio. Aracê, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 9932–9954, 2024.

FIRDAUS, M. Lutfi. The Use of Video Simulation to Improve Students Understanding of Chemical Bonding Subject. In: Bengkulu International Conference on Science and Education (BICSE-2017). p. 187, 2017.

FONTES, Adriana da Silva; BATISTA, Michel Corci; SCHWERZ, Roseli Constantino; NEVES, Marcos Cesar Danhoni (2019). A utilização das tdic como ferramenta potencializadora no ensino de queda livre. Ensino, Saúde E Ambiente, v. 12, n. 3, p. 40-63, dez. 2019

NASCIMENTO, T. M. do et al. Utilização de vídeo como recurso pedagógico no ensino de quìmica. Cadernos Cajuína, v. 8, n. 2, p. e238218, 14 jul. 2023.

PAGE, M. J. et al. The PRISMA 2020 statement: an Updated Guideline for Reporting Systematic Reviews. British Medical Journal, v. 372, n. 71, 29 mar. 2021.

VALENTE, José Armando. A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. UNIFESO-Humanas e Sociais, v. 1, n. 01, p. 141-166, 2014.

SCHUARTZ, Antonio Sandro; SARMENTO, Helder Boska de Moraes. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista katálysis, v. 23, p. 429-438, 2020.

SILVA, D. O.; SALES, G. L.; BRAGA, J. C. A utilização do aplicativo plickers como ferramenta na implementação da metodologia peer instruction. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 4, n. 12, 2018.

SILVA, Leo Victorino. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação: três perspectivas possíveis. Revista de Estudos Universitários, Sorocaba, SP, v. 46, n. 1, p. 143-159, jun. 2020

XU, Xiaofei et al. Explaining thermodynamic potential to undergraduates. Journal of Chemical Education, v. 101, n. 11, p. 4714-4721, 2024.

Publicado

2025-05-12

Como Citar

Bastos, A. L. P., Mendonça Sobrinho, J. S. de, Freire, P. de T. C., & Santiago, S. B. (2025). Uso das TDICs no Ensino Interdisciplinar de Física e Química: Revisão Sistemática da Literatura . Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–17. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15341