Uso das TDICs no Ensino Interdisciplinar de Física e Química: Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15341Palavras-chave:
TDICs, Interdisciplinaridade, Ensino de Física, Ensino de QuímicaResumo
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ampliam as possibilidades educacionais ao integrar recursos avançados às práticas pedagógicas. No ensino de Física e Química, essas ferramentas favorecem metodologias dinâmicas, como simulações digitais (PhET, MATLAB) e vídeos interativos, potencializando a compreensão de conceitos científicos. Este estudo realizou uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) para analisar como as TDICs articulam-se à interdisciplinaridade nessas disciplinas. A pesquisa, conduzida em bases acadêmicas, identificou 5.282 artigos, dos quais 8 foram selecionados após critérios rigorosos de filtragem. Os resultados revelam que, embora haja aceitação positiva dos estudantes e ganhos na aprendizagem, persiste uma lacuna na integração interdisciplinar entre Física e Química. A maioria das iniciativas limita-se ao uso isolado de tecnologias, sem conexões claras entre as áreas. Conclui-se que, apesar do potencial inovador das TDICs, sua aplicação interdisciplinar demanda estratégias pedagógicas intencionais, como projetos colaborativos e formação docente específica. Assim, reforça-se a necessidade de pesquisas que explorem modelos criativos para unir tecnologia, interdisciplinaridade e educação científica de forma sistêmica.
Downloads
Referências
ALVARENGA, Cacilda Encarnação Augusto. Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas? Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 10-37, set./dez. 2018.
BONATTO, Andréia et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: Anais da IX ANPED SUL, v. 9, p. 1-12, 2012.
BORGES, R. da S.; SÁ, ÉZIO R. A.; SOUSA, N. M. de O. Concepções dos alunos sobre o uso de simulações interativas como ferramenta no ensino de Química. Educação Química En Punto De Vista, 4(2), 2020
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 22 mar. 2025.
DA SILVA, Silvio Luiz Rutz; PATEL, Ivo. O uso do Phet colorado como recurso pedagógico para o ensino de circuitos elétricos no ensino médio. Aracê, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 9932–9954, 2024.
FIRDAUS, M. Lutfi. The Use of Video Simulation to Improve Students Understanding of Chemical Bonding Subject. In: Bengkulu International Conference on Science and Education (BICSE-2017). p. 187, 2017.
FONTES, Adriana da Silva; BATISTA, Michel Corci; SCHWERZ, Roseli Constantino; NEVES, Marcos Cesar Danhoni (2019). A utilização das tdic como ferramenta potencializadora no ensino de queda livre. Ensino, Saúde E Ambiente, v. 12, n. 3, p. 40-63, dez. 2019
NASCIMENTO, T. M. do et al. Utilização de vídeo como recurso pedagógico no ensino de quìmica. Cadernos Cajuína, v. 8, n. 2, p. e238218, 14 jul. 2023.
PAGE, M. J. et al. The PRISMA 2020 statement: an Updated Guideline for Reporting Systematic Reviews. British Medical Journal, v. 372, n. 71, 29 mar. 2021.
VALENTE, José Armando. A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. UNIFESO-Humanas e Sociais, v. 1, n. 01, p. 141-166, 2014.
SCHUARTZ, Antonio Sandro; SARMENTO, Helder Boska de Moraes. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista katálysis, v. 23, p. 429-438, 2020.
SILVA, D. O.; SALES, G. L.; BRAGA, J. C. A utilização do aplicativo plickers como ferramenta na implementação da metodologia peer instruction. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 4, n. 12, 2018.
SILVA, Leo Victorino. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação: três perspectivas possíveis. Revista de Estudos Universitários, Sorocaba, SP, v. 46, n. 1, p. 143-159, jun. 2020
XU, Xiaofei et al. Explaining thermodynamic potential to undergraduates. Journal of Chemical Education, v. 101, n. 11, p. 4714-4721, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Abraão Lincon Pinheiro Bastos, Jarbas Sousa de Mendonça Sobrinho, Paulo de Tarso Cavalcante Freire, Silvany Bastos Santiago

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.