João Müsch e Leopoldo Machado em seus (des)caminhos: Perspectivas Educacionais em Nova Iguaçu (1930 – 1965)
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14942Palavras-chave:
Educação, Religião, História da Educação, Nova Iguaçu, Baixada FluminenseResumo
A educação iguaçuana ao longo de sua trajetória, vem se desenvolvendo gradativamente cercada por diversos processos formativos. Logo, vale ressaltar que são esses processos os principais responsáveis pela constituição social, econômica e cultural da cidade, que não apenas está circunscrita aos limites do município, mas perpassa e transcende suas fronteiras. Partindo da Pesquisa Histórica enquanto metodologia, destaco as disputas educacionais entre o padre João Müsch e o professor Leopoldo Machado, criador do Ginásio Leopoldo, na década de 1930. Como resultado desses embates, surge o Ginásio de santo Antônio. Em diálogo com Azeredo (1980) e Chartier (2011), intensifiquei a pesquisa sobre estas duas escolas que despontavam na Baixada Fluminense, no Distrito-Sede de Iguaçu, e que ganham notoriedade na medida em que vão se desenvolvendo com a cidade. Ressalto, portanto, que este trabalho é fruto de uma dissertação em andamento. Como resultado, pode-se apontar que o conflito entre os dois intelectuais fez germinar duas das mais importantes instituições escolares de Nova Iguaçu.
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