Do Ceará à França: impactos do intercâmbio educacional na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14292

Palavras-chave:

Intercâmbio, Formação, Aprenzizagem

Resumo

O intercâmbio educacional representa uma oportunidade para a troca de informações e conhecimentos, permitindo a imersão em crenças, culturas e costumes locais. O objetivo deste trabalho é descrever o impacto e a riqueza de um intercâmbio na formação docente, com base nas vivências das autoras durante um intercâmbio de duas semanas em Grenoble, França, em outubro de 2023, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através do Programa Professores sem Fronteiras. O estudo tem uma abordagem qualitativa, de fins descritivos, a partir de uma pesquisa in loco. Como resultado, observamos um significativo crescimento profissional e pessoal das autoras, bem como, um enriquecimento substancial das práticas pedagógicas implementadas em seus locais de trabalho.

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Biografia do Autor

Maria Edilane da Silva Lima, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Administração na Universidade Estadual do Ceará. Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Fortaleza, atuando na Educação infantil com bebês e crianças bem pequenas.

Maria Adriana da Silva Uchôa, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Doutora em Ciências da  Educação pela Universidad Del Sol. Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Fortaleza, atuando na Educação Infantil.

 

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Publicado

2024-10-20

Como Citar

Lima, M. E. da S., & Uchôa, M. A. da S. (2024). Do Ceará à França: impactos do intercâmbio educacional na formação docente. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–12. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14292

Edição

Seção

Relato de experiência