Do Ceará à França: impactos do intercâmbio educacional na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14292Palavras-chave:
Intercâmbio, Formação, AprenzizagemResumo
O intercâmbio educacional representa uma oportunidade para a troca de informações e conhecimentos, permitindo a imersão em crenças, culturas e costumes locais. O objetivo deste trabalho é descrever o impacto e a riqueza de um intercâmbio na formação docente, com base nas vivências das autoras durante um intercâmbio de duas semanas em Grenoble, França, em outubro de 2023, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através do Programa Professores sem Fronteiras. O estudo tem uma abordagem qualitativa, de fins descritivos, a partir de uma pesquisa in loco. Como resultado, observamos um significativo crescimento profissional e pessoal das autoras, bem como, um enriquecimento substancial das práticas pedagógicas implementadas em seus locais de trabalho.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 13 ago. 2024.
DAVOGLIO, T. R.; SPAGNOLO, C.; SANTOS, B. S. Motivação para a permanência na profissão: a percepção dos docentes universitários. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 2, p. 175–182, 2017.
DEARDORFF, D. K. Identification and Assessment of Intercultural Competence as a Student Outcome of Internationalization. Journal of Studies in International
Education, v. 10, n. 3, p. 241–266, 2006. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1028315306287002. Acesso em: 9 ago. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GUERRA, A. de L. e R.; LEZCANO, V.; IBARS, S. V. de; SOUSA, E. A. de. Dois países, uma experiência: intercâmbio educacional entre Brasil e Paraguai. revista owl (owl journal) - Revista Interdisciplinar de Ensino e Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 69–87, 2024. Disponível em: https://www.revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/132. Acesso em: 9 ago. 2024.
HORN, M. da G. de S. Sabores, cores, sons, aromas: A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 200
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed.
São Paulo: Atlas, 2017.
OLIVEIRA, M. G. de; PAGLIUCA, L. M. F. Programa de mobilidade acadêmica internacional em enfermagem: relato de experiência. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p.195-8, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/Gyd8LjsXBxTbQdmcFzPrsqk/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 7 ago. 2024.
PÉRICO, F. G.; GONÇALVES, R. B.. Intercâmbio acadêmico: as dificuldades de adaptação e de readaptação. Educação e Pesquisa, v. 44, p. e182699, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/ncP7zLgbPM48QqtbjLcYBpD/?lang=pt# . Acesso em: 3 ago. 2024.
RODRIGUES, José Wellington Freire. Tendências contemporâneas: perspectivas e práticas sobre o ensino de arte na educação escolar. Revista Educação Pública, v. 21, nº 10, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/10/tendencias-contemporaneas-perspectivas-e-praticas-sobre-o-ensino-de-arte-na-educacao-escolar. Acesso em: 5 ago. 2024.
SECRETARIA MUNICIPAL DE FORTALEZA. SME publica edital que irá selecionar 50 professores para intercâmbio pedagógico em Portugal e na Irlanda. 2024. Disponível em: https://intranet.sme.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9547:sme-divulga-edital-que-ir%C3%A1-selecionar-50-professores-para-interc%C3%A2mbio-pedag%C3%B3gico-em-portugal-e-na-irlanda&catid=79&Itemid=509. Acesso em: 30 jul. 2024.
SILVA, G. T. R. DA . Advanced training and international educational exchange: learning, overcoming and experiences. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 75, n. 1, p. e20200841, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/QBbgmYWYDS99v5tJsFfHPtz/?lang=en#. Acesso em: 3 ago. 2024.
VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Edilane da Silva Lima, Maria Adriana da Silva Uchôa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.