O Papel do Fisioterapeuta nas Pesquisas Pré-Clínicas Desenvolvidas no GENIT: Contribuições e Perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14279Palavras-chave:
Fisioterapia, Pesquisa Experimental, Educação em Saúde, Ação MultidisciplinarResumo
Fisioterapeuta como parte integrante da equipe multidisciplinar de com seus conhecimentos prévios em neurologia, fisiologia, bioquímica, farmacologia entre outras, e sua capacidade de criar, validar modelos para que possa desenvolver tratamentos, medicamentos a fim de promover cura, melhora da qualidade de vida em diversas áreas voltadas para suas habilidades e exploração de novas áreas de pesquisa relacionadas ao TEA. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva acerca das vivências e percepções de palestra realizada pelo projeto de extensão UniTEA da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições específicas do fisioterapeuta no contexto das pesquisas pré-clínicas realizadas no GENIT, explorando as habilidades e conhecimentos que este profissional traz para o desenvolvimento de estudos experimentais juntamente com a educação em saúde abordando a temática, a fim de trazer conhecimento para os pais, parentes, profissionais de saúde e de educação. Concluímos ao finalizar a palestra a importância da atuação do fisioterapeuta junto com a equipe multidisciplinar no desenvolvimento das ações do grupo e na pesquisa pré-clínica.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 dez. 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12764.htm. Acesso em: 29 ago. 2024.
HOHMANN, Erik et al. Surgical Translational Research May Be Forward or Reverse. Arthroscopy, v. 36, n. 9, p. 2345-2346, 2020. https://doi.org/10.1016/j.arthro.2020.07.001. Acesso em: 26 ago. 2024.
HYNES, Janette; MARTIN, eBloco. Effects of Physical Activity on Social, Behavioral, and Cognitive Skills in Children and Young Adults with Autism Spectrum Disorder: a Systematic Review of the Literature. Review Journal of Autism and Developmental Disorders. v. 10, p. 749-770, 2023. https://doi.org/10.1007/s40489-022-00319-5. Acesso em: 27 ago. 2024.
KOLHE, Pradhyum D et al. Multimodal Physiotherapy Approach for Autism With Speech Impairment and Attention Deficit: A Case Report.
Cureus. v. 15, n. 12, p. 50547, 2023. https://doi.org/10.7759%2Fcureus.50547. Acesso em: 26 ago. 2024.
KRAEUTER, Ann-Katrin et al. The Open Field Test for Measuring Locomotor Activity and Anxiety-Like Behavior. Methods Mol Biol. v. 1916, 2019. https://doi.org/10.1007/978-1-4939-8994-2_9. Acesso em: 26 ago. 2024.
LUZ, Protásio Lemos da; LAURINDO, Francisco Rafael Martins. Medicina Translacional e Ciência da Implementação: Como Transformar o que sabemos no que Efetivamente Fazemos. Arq Bras Cardiol, v. 119, n. 2, p 342-345, 2022. https://doi.org/10.36660%2Fabc.20211029. Acesso em: 26 ago. 2024.
OHARA, Reiko et al. Association between Social Skills and Motor Skills in Individuals with Autism Spectrum Disorder: A Systematic Review. Eur J Investig Health Psychol Educ. v. 12, n. 10, p. 276-296, 2019. https://doi.org/10.3390/ejihpe10010022. Acesso em: 27 ago. 2024.
SINGH, Rajiv et al. The role of Interdisciplinary Teams in Physical and Rehabilitation Medicine. Journal of rehabilitation medicine. v. 50, n. 8, 2018. 10.2340/16501977-2364. Acesso em: 26 ago. 2024.
WILSON, Rujuta B et al. Motor development and delay: advances in assessment of motor skills in autism spectrum disorders. Curr Opin Neurol. v. 31, n. 2, p. 134-139, 2018. 10.1097/WCO.0000000000000541. Acesso em: 27 ago. 2024.
WINSTEIN, Carolee; REQUEJO, Philip. Innovative Technologies for Rehabilitation and Health Promotion: What Is the Evidence? Physical Therapy, v. 95, n. 3, p. 294-298, 2015, p. 294–298, 2015. https://doi.org/10.2522/ptj.2015.95.2.294. Acesso em: 26 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Nogueira dos Santos, Gerllanny Mara de Souza Lopes, Gislei Frota Aragão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.