A importância da biblioteca escolar na formação do aluno leitor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14232

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Leitura, Leitor

Resumo

O texto em tela, originado por discussões tecidas na disciplina intitulada literatura e infância do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), explora a relevância das bibliotecas escolares na formação de leitores. Aliado a isso, investiga também como as bibliotecas podem passar de locais de punição para os estudantes a ambientes que promovem o incentivo à leitura. Além de uma análise histórica, o estudo aborda o papel do mediador e da biblioteca escolar na promoção do hábito de leitura. Os resultados apontam que as bibliotecas, desde o período colonial, foram moldadas pelo contexto educacional brasileiro. A pesquisa conclui que para incentivar a leitura de forma eficaz, é fundamental transformar a biblioteca em um espaço acolhedor e atrativo, superando seu uso como forma de punição e tornando-a um centro de aprendizado, interação e desenvolvimento crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adyla Laryssa da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Pedagogia na UERN. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET- Pedagogia (SESU/MEC); Integrante do Projeto de extensão Práticas de Leitura e Escrita na Escola- PRALEE e da Comissão de Comunicação da Faculdade de Educação - COMFE- “Estreitando laços entre a FE e a comunidade por meio das redes sociais interativas..

Emilly Susy Dantas da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso Pedagogia na UERN. Bolsista do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI (UERN); Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (UERN/CNPq).

Meiry Fernandes da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso Pedagogia na UERN. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SESU/MEC); Integrante do Projeto de Extensão Estudos Interdisciplinares em Violência, Sociedade e Educação - EIVE e do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação - Contexto (UERN/CNPq).

Referências

ANNA, Jorge Santa. A redefinição da biblioteca no século XXI: de ambientes informacionais a espaços de convivência. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 232-246, maio/ago. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/303715665_A_redefinicao_da_biblioteca_no_seculo_XXI_de_ambientes_informacionais_a_espacos_de_convivencia. Acesso em 2 de agosto de 2024.

BALÇA, Ângela; AZEVEDO, Maria Margarida; Barros, Rosário. A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura. 2017. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/21635/1/Bal%C3%A7a%2C%20Azevedo%20%26%20Barros_2017.pdf. Acesso em: 08 agosto de 2024.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Anexo C1. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf. Acesso em: 26 de julho 2024.

GUIDA, Rosemarilany Barbosa. Breve histórico da biblioteca escolar no Brasil. In: Anais do 28° Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação-FEBAB. 2019. Disponível em: https://anaiscbbd.emnuvens.com.br/cbbd2019/article/view/2027. acesso em 6 de março de 2024.

MILANESI, Luís. O que é biblioteca. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.

NUNES, Martha; SANTOS, Flaviana. Mediação da leitura na biblioteca escolar: práticas e fazeres na formação de leitores, Perspectivas em Ciência da Informação, v. 25, n. 2, p. 3-28, Junho, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/d8qjjXtVvK3FzRTXJfRg7Pd/#. Acesso em 6 março de 2024.

VIEIRA, Alice. Formação de leitores de literatura na escola brasileira: caminhadas e labirintos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 134, p. 441-458, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/gMZ6vX8D5mBvp5f93NytWRf/?format=pdf. Acesso em 25 de julho de 2024.

Publicado

2024-10-11

Como Citar

Silva, A. L. da, Silva, E. S. D. da, & Silva, M. F. da. (2024). A importância da biblioteca escolar na formação do aluno leitor. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–18. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14232

Edição

Seção

Relato de experiência