Práticas e experiências no Curso Normal Médio
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14230Palavras-chave:
Práticas, Normal Médio, Cultura escolar, ExperiênciasResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiências e práticas enquanto professora formadora no Curso Normal Médio durante os anos de 2016, 2021, 2022, 2023 e 2024, enfatizando a relação entre práticas e a cultura escolar no desenvolvimento de competências pedagógicas. O estudo aborda o conceito da cultura escolar como um conjunto de normas e práticas que moldam a formação dos estudantes. No decorrer do curso em 2022, foram produzidos diversos materiais pedagógicos. A metodologia utilizada com os materiais durante a prática nos estágios, permitiram aos estudantes desenvolverem habilidades pedagógicas, como a elaboração de planejamento e planos de aulas de acordo com cada faixa etária. Conclui-se que, ao longo do curso os futuros professores moldam sua prática de maneira singular, integrando-a teoria construída a partir das vivências. A cultura escolar, como produção humana, influencia tanto a formação dos sujeitos quanto as relações de poder e apropriação das práticas pedagógicas.
Downloads
Referências
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Gahardo. 2. ed. Mem Martins: Difel, 2002.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Trad. de Maria Emantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.
MIOTTO, Alessandra Benitez Horta; FELIX, Adriana Messias Alencar; HORA, Ednéia Ribeiro da; RIBEIRO, Edna Marinho; JARA, Fátima Regina Leite. Do desenvolvimento à sala de aula: a importância dos materiais pedagógicos na formação de professores. In: Congresso de educação da Grande Dourados, 6.; encontro de egressos do PPGEDU/FAED/UFGD, 2., 2024, Dourados. Anais [...]. Dourados: UFGD, 2024. p. 194-197.
MONTEIRO, Juliana da Silva. O Patronato de menores de Dourados - MT/MS: cultura escolar e estratégias da Ação Social Franciscana (1950-1983). 2021. 415 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2021.
SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Cultura escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Educar, Curitiba, n. 28, p. 201-216, 2006.
ZILIANI, Rosemeire de Lourdes Monteiro. Ética e práticas sociais contemporâneas: a educação escolarizada e a constituição do agente moral. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rosângela Farias da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.