Práticas e experiências no Curso Normal Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14230

Palavras-chave:

Práticas, Normal Médio, Cultura escolar, Experiências

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiências e práticas enquanto professora formadora no Curso Normal Médio durante os anos de 2016, 2021, 2022, 2023 e 2024, enfatizando a relação entre práticas e a cultura escolar no desenvolvimento de competências pedagógicas. O estudo aborda o conceito da cultura escolar como um conjunto de normas e práticas que moldam a formação dos estudantes. No decorrer do curso em 2022, foram produzidos diversos materiais pedagógicos. A metodologia utilizada com os materiais durante a prática nos estágios, permitiram aos estudantes desenvolverem habilidades pedagógicas, como a elaboração de planejamento e planos de aulas de acordo com cada faixa etária. Conclui-se que, ao longo do curso os futuros professores moldam sua prática de maneira singular, integrando-a teoria construída a partir das vivências. A cultura escolar, como produção humana, influencia tanto a formação dos sujeitos quanto as relações de poder e apropriação das práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Rosângela Farias da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Formada em Pedagogia pela Centro Universitário em 2015. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2019), Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação – UFGD/Faed. Bolsista do CNPq.

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

Silva, R. F. da. (2024). Práticas e experiências no Curso Normal Médio. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–15. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14230

Edição

Seção

Relato de experiência