Toque de letra: o teqball como ferramenta lúdico-pedagógica no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14124Palavras-chave:
Teqball, Escola, Educação FísicaResumo
A Educação Física enquanto meio de transformação para jovens e crianças abrange os domínios cognitivo, socioafetivo e psicomotor. Através deste componente curricular se torna possível a experimentação de novas metodologias, possibilidades e ferramentas que visam o desenvolvimento integral dos alunos. Sendo assim, a prática do teqball através do projeto Toque de Letra, foi apresentada aos discentes com o objetivo de oportunizar a prática dessa modalidade esportiva dentro da escola. O teqball é um esporte que mistura os fundamentos do futebol, futevôlei e tênis de mesa. Trata-se de um relato de experiência com enfoque qualitativo, descritivo, que contemplou os discentes das turmas do 7° ano de uma escola pública municipal de Fortaleza. Em suma, com base nos resultados observados, recomenda-se a continuidade do projeto e a sua expansão para outras séries com o intuito de proporcionar aos estudantes oportunidades contínuas de desenvolvimento por meio de atividades inovadoras e inclusivas.
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. ParâmetrosCurriculares Nacionais: Educação física/Secretaria de educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BETTI, M. Educação Física e o conceito de cultura corporal de movimento. In: BENTO, J. O.; MARQUES, A. T. (org.). Educação Física, Desporto e Lazer: Perspectivas Educacionais. Campinas: Papirus, 2007.
CARDOSO, M. A. S. Educação Física, Recreação e Jogos. 1a ed. Brasília: Fubrae, 1994.
FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE TEQBALL (FITEQ). Global Teqball Growth Report. Budapeste: FITEQ, 2021.
FOUCAULT, M. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 2012.
FURTADO, R. S; BORGES, C. N. F. A condição esportiva. Educação, Santa Maria, v. 44, p. 01-23, set. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198464442019000100079. Acesso em: 28 ago. 2024.
IMPULSIONA. Moda entre os craques. TeqBall: Futebol em mesa, São Paulo, 2023. Disponível em: https://impulsiona.org.br/teqball/. Acesso em: 24 abr. 2024.
NISTA-PICCOLO V. L.; VECCHI, R. L. Ensinar para compreensão: fundamentação teórica para a Educação Física escolar. Rev. Bras. Ci. e Mov, v. 18 n. 4, p. 62-72, 2010. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/2683. Acesso em: 25 abr. 2024.
PEREIRA, A. S. M.; SOUZA, S. T. B. DE. El discurso de los docentes de Educación Física sobre su práctica pedagógica en salud: Un estudio en la Red Municipal de Fortaleza, CE. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 25, n. 267, p. 21-34, 16 ago. 2020.
PIZARRO, M. S. Las Ventajas De La Educación Fisica En Educación Primaria. Badajos, España: Paiderex: Revista Extremeña sobre Formación y Educación. 2011. Disponível em: http://revista.academiamaestre.es/2011/03/las-ventajas-de-la-educacion-fisica-en-educacion-primaria/. Acesso em: 17 ago. 2024.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. D. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso. 2013.
SILVA, V. S. et al. A importância da Educação Física Escolar no desenvolvimento motor de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Visão dos responsáveis. EFDeportes: Buenos Aires, (16) 156, 2011. Disponível em: www.efdeportes.com/efd156/a-educacao-fisica-escolar-do-ensino-fundamental.html. Acesso em: 17 ago. 2024.
TENÓRIO, J. G. Esporte, lazer e BNCC: aproximações possíveis (?). Corpoconsciência, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 155–170, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/1181. Acesso em: 28 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Frederico de Oliveira Maia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.