Extensão Universitária e Formação Docente: relato de experiência no Projeto DHC Quilombolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14123

Palavras-chave:

Extensão universitária, Comunidades quilombolas, Formação docente

Resumo

A extensão universitária constitui um dos pilares fundamentais das universidades, sendo uma ferramenta de mitigação dos problemas sociais. Este trabalho objetiva refletir sobre ações extensionistas e suas contribuições para a formação docente, considerando as vivências no projeto Direito e História: Contribuição com a Organização Política em Comunidades Quilombolas do RN (DHC Quilombolas) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.  É uma pesquisa qualitativa, cujo referencial metodológico foi construído pela pesquisa documental e bibliográfica em fontes que fundamentam a importância da extensão universitária e seu processo de curricularização para a formação docente, dentre as quais está o relatório das ações desenvolvidas em 2023 do projeto DHC Quilombolas.  Conclui-se que as ações extensionistas potencializam a formação de licenciandos e promovem a construção de saberes, impactando, também, a vida das pessoas que fazem parte das comunidades onde as ações são desenvolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmim Cristina Medeiros da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda no curso de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET (MEC/SESu) de Pedagogia da UERN. Extensionista do Projeto de Extensão DHC Quilombolas (UERN).

Kelly Cristina de Medeiros da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)

Graduada em Pedagogia (UERN); Especialista em Educação: Linha de pesquisa: Alfabetização (UERN); Mestre em Educação - Linha de Pesquisa: Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente (UERN). Pesquisadora Técnica da Revista Informação em Cultura - RIC.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 64 p.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é o método Paulo Freire. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf . Acesso em: 30 maio 2024.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. 2001. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm Acesso: 27 maio 2024.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Recuperado em 12 de agosto de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso: 27 maio 2024.

DOCUMENTÁRIO Vento Agreste. Direção: João do Vale. Produção: Josefa Eurenice e Lais Domingues. [S. l.]: CPT Nordeste 2, 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=80Nz4KI9hcs&t=146s. Acesso em: 1 ago. 2024.

FORPROEX - Fórum De Pró-Reitores De Extensão Das Instituições De Educação Superior Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária, 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso: 27 maio 2024.

GADOTTI, M. Extensão Universitária: Para quê? Brasil: Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em: www.paulofreire.org/images/pdfs/Extensão_Universitária_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso: 28 maio 2024.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. v. 14.

SOUZA, A.; PEREIRA, A. S. M. Paulo Freire, o andarilho da utopia: reflexões para a transformação social através da educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3755.

Publicado

2024-10-01

Como Citar

Silva, Y. C. M. da, & Silva, K. C. de M. da. (2024). Extensão Universitária e Formação Docente: relato de experiência no Projeto DHC Quilombolas. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–13. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14123

Edição

Seção

Relato de experiência