Entre insegurança e conquista: formação de professores para seleções acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14121Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Infantil, Pesquisa científica, Formação AcadêmicaResumo
O estudo aborda a relevância da formação docente, com foco na capacitação de professores de educação infantil para participar de seleções acadêmicas, como mestrado e doutorado. Trata-se de um relato de experiência, descrito das vivências em uma creche de Assis/SP, o trabalho incluiu uma palestra detalhada sobre o processo seletivo para programas stricto sensu, abordando temas como a construção do currículo Lattes, escolha de linhas de pesquisa e análise de editais. Durante a atividade, foi notado que muitos professores não possuíam conhecimento sobre aspectos fundamentais da pesquisa científica, refletindo uma visão socialmente restritiva do papel do docente na educação infantil, muitas vezes limitado à função de cuidador. A experiência enfatizou a necessidade de iniciativas formativas que promovam a autoconfiança e a valorização do professor como pesquisador, rompendo barreiras sociais e institucionais. O estudo sugere que a conscientização sobre a pesquisa científica pode fortalecer a identidade profissional dos professores, incentivando sua participação na construção do conhecimento acadêmico.
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