Entre insegurança e conquista: formação de professores para seleções acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14121Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Infantil, Pesquisa científica, Formação AcadêmicaResumo
O estudo aborda a relevância da formação docente, com foco na capacitação de professores de educação infantil para participar de seleções acadêmicas, como mestrado e doutorado. Trata-se de um relato de experiência, descrito das vivências em uma creche de Assis/SP, o trabalho incluiu uma palestra detalhada sobre o processo seletivo para programas stricto sensu, abordando temas como a construção do currículo Lattes, escolha de linhas de pesquisa e análise de editais. Durante a atividade, foi notado que muitos professores não possuíam conhecimento sobre aspectos fundamentais da pesquisa científica, refletindo uma visão socialmente restritiva do papel do docente na educação infantil, muitas vezes limitado à função de cuidador. A experiência enfatizou a necessidade de iniciativas formativas que promovam a autoconfiança e a valorização do professor como pesquisador, rompendo barreiras sociais e institucionais. O estudo sugere que a conscientização sobre a pesquisa científica pode fortalecer a identidade profissional dos professores, incentivando sua participação na construção do conhecimento acadêmico.
Downloads
Referências
CAVICCHIA, D. de C. O cotidiano da creche: um projeto pedagógico. São Paulo: Loyola, 1993.
CÔRTES, J. P. de R. et al. Avaliação do conhecimento sobre iniciação científica em alunos de medicina. Revista de Saúde, v. 12, n. 2, p. 2-7, 2021. Disponível em: https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RS/article/view/2568. Acesso em: 14 ago. 2024.
FIALHO, L. M. F.; CARVALHO, S. O. C.; SANTOS, F. M. B. dos; PEREIRA, A. S. M. Formação profissional da educadora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 392-415, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9387. Acesso em: 19 set. 2024.
KOCHHANN, J. Z.; RICACHESKI, L. D.; HENKEL, Q. M. Iniciação Científica na Educação na Educação Infantil: as dificuldades ao trabalhar pesquisa com os alunos das turmas de jardim de infância. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 3, p. 241-254, 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11788/7529. Acesso em: 14 ago. 2024.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência.
In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4404301/mod_resource/content/3/Texto-%20Pimenta-%201999-FP-%20ID%20%20e%20SD.pdf. Acesso em: 14 ago. 2024.
PUGENS, N. de B.; ADILSON, E. C.; HABOWSKI, C. Educar pela pesquisa: entraves à formação de professores na educação infantil. Textura, v. 22, n. 51, p. 339-360, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5437/3806. Acesso em: 14 ago. 2024.
REIS, E. F. dos et al. A importância da Feira Estadual de Ciências para a divulgação científica em Roraima. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 2, p. 206-219, 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11100/7477. Acesso em: 14 ago. 2024.
SILVA, T. L.; BEZERRA, D. P. Despertar da comunicação científica no Ensino Médio integradoà Educação Profissional. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22968/21157. Acesso em: 14 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adriana Silveira Campanharo, Mario Sergio Vasconcelos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.