PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS:

REFLEXÕES CONSTITUÍDAS A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR.

Autores

  • Edilania Alves URCA

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas. Inclusão. Currículo.

Resumo

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) vem legitimar demandas que já há algum tempo estavam totalmente desassistidas no âmbito escolar. Tal ato, foi presidido de questionamentos referentes às práticas docentes e se estas oferecem possibilidades de aprendizagem para este público, visto os padrões homogeneizadores da escola. Esta análise trata-se de um estudo qualitativo e que teve como base a pesquisa bibliográfica, no qual objetivamos apresentar a necessidade de uma ressignificação das práticas pedagógicas a fim de atender as atuais demandas da escola, a partir de uma reflexão sobre a análise do currículo. Tais elementos permitiram perceber que a operacionalização das práticas inclusivas é um desafio e que devemos ressignificar nossas práticas numa perspectiva multicultural, rompendo estigmas e barreiras que possam gerar impedimentos neste percurso, onde novos caminhos precisam ser estruturados a fim de favorecer o processo de ensino e aprendizagem desse segmento.

 

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Publicado

12-09-2022

Como Citar

Alves, E. (2022). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS:: REFLEXÕES CONSTITUÍDAS A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR. Conexão ComCiência, 2(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7904