REPERCUSSÕES DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM: COVID-19.

Autori

  • Wanderson Ribeiro UFF
  • larissa Christiny Amorim dos Santos unig

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v2i4.8516

Parole chiave:

COVID - 19; Enfermagem; o descrito ensino isolamento social; Pandemia.

Abstract

Introdução: A formação acadêmica é construída pelo modelo de ensino tradicional presencial e nesse contexto, as universidades ao nível global, com necessidade de se moldar a nova realidade do isolamento social, transferiram suas aulas presenciais para o ensino remoto, afastando os educandos de suas atividades curriculares presenciais, e por consequência, ocasionando ao discente um impacto emocional significativo. Objetivos: identificar os impactos no ensino-aprendizagem do discente de enfermagem frente pandemia da covid-19; analisar o ensino remoto como estratégias de contribuição para formação em enfermagem; descrever o protagonismo do discente de enfermagem sem seu processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica da literatura, de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Posterior à leitura reflexiva dos 14 artigos emergiram três categorias. Discussão e Resultados: Mediante aos impactos da pandemia desencadeando o fechamento das unidades de ensino, foi-se proposto uma mudança na realização das aulas presenciais por aulas online, de modo que, os discentes poderiam utilizar de quaisquer dispositivos tecnológicos para assistir às aulas. Conclusão: Há necessidade de aderir novas metodologias pedagógicas, analisar o cenário, planejar e implementar elementos na tentativa de conduzir o ensino superior no período de pandemia. Ademais, fomentar iniciativas oferecendo oportunidades para docentes e discentes como protagonistas na busca pelo conhecimento.

Riferimenti bibliografici

FERREIRA, F. G. P., ALENCAR, A. B., BEZERRA, S. L., SOUSA, A. A. S. & CARVALHO., C. M. L. Uma reflexão sobre saúde mental do enfermeiro emergencista no contexto da pandemia pelo Covid-19. Research, Society and Development, v. 9, n.7, e704974534, 2020.

MARQUES, L. C., LUCCA, D. C., ALVES, E. O., FERNANDES, G. C. M., do NASCIMENTO, K. C. Covid-19: Cuidados de Enfermagem Para Segurança no Atendimento de Serviço Pré Hospitalar Móvel. Texto & Contexto Enfermagem 2020, v. 29: e20200119

BRITO, S. B. P., BRAGA, I. O., CUNHA, C. C., PALÁCIO, M. A. V., TAKENAMI, I. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI COVID-19 pandemic: the biggest challenge for the 21st century. Revista visa em debate sociedade, ciência & tecnologia p 54-63 2020.

FERREIRA, G. S. M., VASCONCELOS, L. C. A., FERREIRA, F. I. S., OLIVEIRA, P. M. C., de PAULA, P. H. A. Pandemia da COVID-19 possibilitando a resignação das atividades de gestão no ensino superior: Relato de experiência. Revista enfermagem atual in derme/edição especial COVID19 – 2020 e-020006.

PALACIO, M. A. V., TAKEMANI, I. Em tempos de pandemia pela COVID-19: o desafio para a educação em saúde. Revista visa em debate sociedade, ciência & tecnologia p 54-63 2020.

CUNHA, I. C. K. O., LORENZINI, A. E., BALSANELLI, A. P., CUNHA, C. L. F., NETO, D. L., NETO, F. R. G. X., dos SANTOS, J. L. G., LOURENÇÃO, L. G. Ações e estratégias de escolas e departamentos de enfermagem de universidades federais frente a COVID-19, Enferm. Foco 2020; 11 (1) Especial: 48-57.

CAVALCANTE, A. S. P., MACHADO, L. D. S., FARIAS, Q. L. T., PEREIRA, W. M. G., SILVA, M. R. F. Educação superior em saúde: a educação a distância em meio à crise do novo coronavírus no Brasil. Av Enferm. 2020; 38(1supl):p-p.

ROCHA, N. L., SORA, A. B. de A., LAPA, A. da T., dos SANTOS, D. D. Construindo o Projeto Cuidadosamente: reflexão sobre a saúde mental dos graduandos de Enfermagem frente ao COVID-19. Rev. Saúde Col. UEFS, Feira de Santana, Vol. 10: 13-17 (2020).

DOSEA, G. S., do ROSÁRIO, R. W. S., SILVA, E. A., FIRMINO, L. R., OLIBEIRA, A. M. dos S. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: A opinião de universitários durante a pandemia de COVID-19. Interfaces Científicas, Aracaju, V.10, N.1, p. 137 – 148, 2020

BEZERRA, I. M. P. Estado da arte sobre o ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em época de pandemia do coronavírus. J Hum Growth Dev. 2020.

SOUZA, C. J., GUERRA, T. R. B., CARVALHO, D. S., JESUS, R. V. L., COSTA, L. H. O., ISSOBE, M. K., VIEIFRA, H. L. S., SANTOS, D. A. As interfaces da (re) invenção do ensino na graduação em enfermagem em tempo de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e289974190, 2020

SCORSOLINI-COMIN, F., MELO, L. P., ROSSATO, L., GAIA, R. S. P. Educação a distância na formação em enfermagem: reflexões sobre a pandemia da COVID-19. Rev baiana enferm. 2020;34:e36929.

SOUZA, L. B., SCHIR, D. G., Soccol, K. L. S., SANTOS, N. O., MARCHIOI, M. R. C. T. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: J. nurs. health. 2020;10(n.esp.):e20104017

FRANZOI, M. A. H., CAUDURO, F. L. Atuação de estudantes de enfermagem na pandemia de COVID-19. Cogitare enferm. 25: e73491, 2020.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-09-02

Come citare

Ribeiro, W., & Christiny Amorim dos Santos, larissa. (2024). REPERCUSSÕES DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM: COVID-19. Conexão ComCiência, 2(4). https://doi.org/10.52521/revccc.v2i4.8516

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i