Projeto “Família Camponesa - Traçando um Caminho de Liberdade Sustentável”
Formação Crítica de Jovens Extensionistas
Parole chiave:
Formação Emancipatória, Extensão Universitária, Produção Agroecológica, Conhecimento CríticoAbstract
Este trabalho tem por escopo averiguar as contribuições do projeto de extensão “Família Camponesa: traçando um caminho de liberdade sustentável” na formação crítica de jovens estudantes. O projeto tem como produto final a construção de uma Unidade de Produção Agroecológica na localidade Carpina I, município de Batalha, no estado do Piauí. Além de produção saudável, busca-se proporcionar ambiente pedagógico que propicie a criação de conhecimento crítico. Os quatro jovens investigados são membros voluntários na execução do referido projeto. No percurso trilhado, os jovens participam de atividades teórico-práticas, como roda de conversa, dia de campo, oficinas e intercâmbios de experiências. Os dados que subsidiaram esta análise são oriundos da aplicação de um questionário com questões abertas que visaram desencadear um processo reflexivo sobre as aprendizagens construídas com a participação no projeto de extensão. Os resultados evidenciam que os jovens estão consolidando o espírito crítico de pensar e agir com justiça socioambiental.
Riferimenti bibliografici
CADENA, M. ‘I Fell in Love with Carlos the Meerkat’: Engagement and Detachment in Human-Animal Relations. American Ethnologist, ano 37, n. 2, p. 241–58, 2010.
CIRELLI, G. L. A concepção de desenvolvimento sustentável sob uma pespectiva crítica. Revista de Direito e Sustentabilidade, v.6, n.1, p. 37-54, jan./jun., 2020.
DALMOLIN, I. S.; PEREIRA, E. R.; SILVA, R. M. C. R. A.; GOUVEIA. M. J. B.; SARDINHEIRO, J. J. Intercâmbio acadêmico cultural internacional: uma experiência de crescimento pessoal e científico. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 66, n. 3, p. 442-457, maio-junho, 2013.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, A. L. C. de.; FREITAS, L. A. de A. A Construção do Conhecimento a partir da realidade social do educando. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.22, n.1, p. 365-380, jan./abr., 2018.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.3, p, 20-29, mai./jun. 1995.
HARAWAY, D. When Species Meet. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2008.
MARQUES, R.; FRAGUAS, T. A formação do senso crítico no processo de ensino e aprendizagem como forma de superação do senso comum. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, p. 1-14, 2021.
MILLER, JR. Ciência Ambiental. 11. edição. São Paulo: CENGAGE Learning, 2012.
SAMPAIO, J.; SANTOS, G.C.; AGOSTINI, M.; SALVADOR, A.S. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface: comunicação, saúde, educação, v. 18, Supl 2, pp.1299-1312, 2014.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação curvatura da vara, onze teses sobre educação política. 39 ed. Campinas, SP. 2007, p. 55.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Keylla Rejane Almeida Melo, Raimundo Nonato de Sousa Silva
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.