Projeto “Família Camponesa - Traçando um Caminho de Liberdade Sustentável”

Formação Crítica de Jovens Extensionistas

Autor/innen

  • Keylla Rejane Almeida Melo Universidade Federal do Piauí
  • Raimundo Nonato de Sousa Silva Universidade Federal do Piauí

Schlagworte:

Formação Emancipatória, Extensão Universitária, Produção Agroecológica, Conhecimento Crítico

Abstract

Este trabalho tem por escopo averiguar as contribuições do projeto de extensão “Família Camponesa: traçando um caminho de liberdade sustentável” na formação crítica de jovens estudantes. O projeto tem como produto final a construção de uma Unidade de Produção Agroecológica na localidade Carpina I, município de Batalha, no estado do Piauí. Além de produção saudável, busca-se proporcionar ambiente pedagógico que propicie a criação de conhecimento crítico. Os quatro jovens investigados são membros voluntários na execução do referido projeto. No percurso trilhado, os jovens participam de atividades teórico-práticas, como roda de conversa, dia de campo, oficinas e intercâmbios de experiências. Os dados que subsidiaram esta análise são oriundos da aplicação de um questionário com questões abertas que visaram desencadear um processo reflexivo sobre as aprendizagens construídas com a participação no projeto de extensão. Os resultados evidenciam que os jovens estão consolidando o espírito crítico de pensar e agir com justiça socioambiental.

Autor/innen-Biografien

Keylla Rejane Almeida Melo, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Piauí.

Raimundo Nonato de Sousa Silva, Universidade Federal do Piauí

Licenciado em Educação do Campo/Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí. Mestando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí.

Literaturhinweise

CADENA, M. ‘I Fell in Love with Carlos the Meerkat’: Engagement and Detachment in Human-Animal Relations. American Ethnologist, ano 37, n. 2, p. 241–58, 2010.

CIRELLI, G. L. A concepção de desenvolvimento sustentável sob uma pespectiva crítica. Revista de Direito e Sustentabilidade, v.6, n.1, p. 37-54, jan./jun., 2020.

DALMOLIN, I. S.; PEREIRA, E. R.; SILVA, R. M. C. R. A.; GOUVEIA. M. J. B.; SARDINHEIRO, J. J. Intercâmbio acadêmico cultural internacional: uma experiência de crescimento pessoal e científico. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 66, n. 3, p. 442-457, maio-junho, 2013.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, A. L. C. de.; FREITAS, L. A. de A. A Construção do Conhecimento a partir da realidade social do educando. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.22, n.1, p. 365-380, jan./abr., 2018.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.3, p, 20-29, mai./jun. 1995.

HARAWAY, D. When Species Meet. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2008.

MARQUES, R.; FRAGUAS, T. A formação do senso crítico no processo de ensino e aprendizagem como forma de superação do senso comum. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, p. 1-14, 2021.

MILLER, JR. Ciência Ambiental. 11. edição. São Paulo: CENGAGE Learning, 2012.

SAMPAIO, J.; SANTOS, G.C.; AGOSTINI, M.; SALVADOR, A.S. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface: comunicação, saúde, educação, v. 18, Supl 2, pp.1299-1312, 2014.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação curvatura da vara, onze teses sobre educação política. 39 ed. Campinas, SP. 2007, p. 55.

Veröffentlicht

2022-08-06

Zitationsvorschlag

Almeida Melo, K. R., & de Sousa Silva, R. N. (2022). Projeto “Família Camponesa - Traçando um Caminho de Liberdade Sustentável”: Formação Crítica de Jovens Extensionistas. Conexão ComCiência, 2(2). Abgerufen von https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8156

Ausgabe

Rubrik

Dossiê - Extensão Universitária