Projeto “Família Camponesa - Traçando um Caminho de Liberdade Sustentável”
Formação Crítica de Jovens Extensionistas
Schlagworte:
Formação Emancipatória, Extensão Universitária, Produção Agroecológica, Conhecimento CríticoAbstract
Este trabalho tem por escopo averiguar as contribuições do projeto de extensão “Família Camponesa: traçando um caminho de liberdade sustentável” na formação crítica de jovens estudantes. O projeto tem como produto final a construção de uma Unidade de Produção Agroecológica na localidade Carpina I, município de Batalha, no estado do Piauí. Além de produção saudável, busca-se proporcionar ambiente pedagógico que propicie a criação de conhecimento crítico. Os quatro jovens investigados são membros voluntários na execução do referido projeto. No percurso trilhado, os jovens participam de atividades teórico-práticas, como roda de conversa, dia de campo, oficinas e intercâmbios de experiências. Os dados que subsidiaram esta análise são oriundos da aplicação de um questionário com questões abertas que visaram desencadear um processo reflexivo sobre as aprendizagens construídas com a participação no projeto de extensão. Os resultados evidenciam que os jovens estão consolidando o espírito crítico de pensar e agir com justiça socioambiental.
Literaturhinweise
CADENA, M. ‘I Fell in Love with Carlos the Meerkat’: Engagement and Detachment in Human-Animal Relations. American Ethnologist, ano 37, n. 2, p. 241–58, 2010.
CIRELLI, G. L. A concepção de desenvolvimento sustentável sob uma pespectiva crítica. Revista de Direito e Sustentabilidade, v.6, n.1, p. 37-54, jan./jun., 2020.
DALMOLIN, I. S.; PEREIRA, E. R.; SILVA, R. M. C. R. A.; GOUVEIA. M. J. B.; SARDINHEIRO, J. J. Intercâmbio acadêmico cultural internacional: uma experiência de crescimento pessoal e científico. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 66, n. 3, p. 442-457, maio-junho, 2013.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, A. L. C. de.; FREITAS, L. A. de A. A Construção do Conhecimento a partir da realidade social do educando. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.22, n.1, p. 365-380, jan./abr., 2018.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.3, p, 20-29, mai./jun. 1995.
HARAWAY, D. When Species Meet. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2008.
MARQUES, R.; FRAGUAS, T. A formação do senso crítico no processo de ensino e aprendizagem como forma de superação do senso comum. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, p. 1-14, 2021.
MILLER, JR. Ciência Ambiental. 11. edição. São Paulo: CENGAGE Learning, 2012.
SAMPAIO, J.; SANTOS, G.C.; AGOSTINI, M.; SALVADOR, A.S. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface: comunicação, saúde, educação, v. 18, Supl 2, pp.1299-1312, 2014.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação curvatura da vara, onze teses sobre educação política. 39 ed. Campinas, SP. 2007, p. 55.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Keylla Rejane Almeida Melo, Raimundo Nonato de Sousa Silva
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.