Educação, Comunicação e Extensão no Projeto Mundo Quandu (FACEDI/UECE)
desafios e possibilidades
Parole chiave:
Extensão Universitária, Comunicação, Educação, Paulo Freire, Mundo QuanduAbstract
Este artigo debate as relações entre educação, comunicação e extensão no Projeto de Extensão Mundo Quandu: comunicação social, cultura e meio ambiente, desenvolvido na Faculdade de Educação de Itapipoca, Universidade Estadual do Ceará (FACEDI/UECE). A partir do aporte teórico do educador Paulo Freire, principalmente o contido em seu livro: “Extensão ou Comunicação?” (1985), são problematizadas as relações entre educação, comunicação e extensão no Mundo Quandu, percebendo suas condições, impasses e perspectivas. Para tal análise, foi exercitada uma metodologia de cunho qualitativo aliada à pesquisa bibliográfica visando um melhor aprofundamento do tema aqui discutido. Dessa forma, a discussão das relações existentes entre a educação, a comunicação e a extensão inscritas no Projeto Mundo Quandu possibilita a contextualização social, cultural, política e educacional de uma série de ações e atividades práticas vivenciadas entre o campo docente e discente, os projetos de extensão, a universidade e a sociedade. Dentre essas atividades, elencamos o desenvolvimento teórico e prático de habilidades de trabalho coletivo que envolvem a pesquisa, o ensino e a extensão, as pautas e pesquisas temáticas, os processos de leitura e escrita, as revisões textuais, o desenvolvimento de entrevistas, os lançamentos de livros e documentários e as produções de conteúdos digitais para o Portal Quandu. O artigo aponta os desafios e possibilidades existentes nas relações entre essa gama de atividades, a perspectiva de uma Universidade Pública democrática e os processos de democratização e interiorização do acesso à informação de qualidade junto à população residente no município de Itapipoca e região.
Riferimenti bibliografici
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação: um campo em acção. In: FIDALGO, António; SERRA, Paulo (orgs.). Campos da comunicação. Corvilhã, PT: Universidade da Beira Interior, 2005. Cap. 2, p. 281-450. Disponível em: http://www.labcom-ifp.ubi.pt/livro/72. Acesso em: 26 fev. 2022.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução de Marcus Pechel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1999.
BORDENAVE, Juan Enrique Díaz. O que é comunicação. 2ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1997.
CASTELLS, Manuel. La comunicaciónenla era digital. In: ______. Comunicación y poder. Madrid, ESP: Alianza Editorial. 2009. Cap. 2, p. 87-189.
DEUS, Sandra de. Apresentação. In: NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel (org.) et al. Avaliação da extensão universitária: práticas e discussões da comissão permanente da avaliação da extensão. Belo Horizonte: FORPROEX/CPAE; PROEX/UFMG, 2013. p. 12-16.
FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre. RS: Artmed Editora, 2009.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 8ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra. 1985.
______. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 64. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GAJARDO, Marcela. Procurando Paulo Freire no Chile, algumas observações sobre a origem e a evolução de suas ideias pedagógicas. Ideação, [S.l.], v. 23, n. 1, p. 72-104. 2021. DOI: https://doi.org/10.48075/ri.v23i1.26701. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26701. Acesso em: 19 mar. 2022.
GIDDENS, Antony. Sociologia. Tradução de Alexandre Figueiredo et al. 6. ed. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 2008.
KAPLÚN, Mario. Una pedagogía de La comunicación. Madrid, ES: Ediciones de la torre, 1998.
MARCONI, Marina de Andade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
SOUSA, André Lima. Fortaleza, Metrópole Distópica: [manuscrito]: Conflitos Territoriais e Produção do Espaço Transitório no Início do Século XXI. Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás, 2018 (Tese de Doutorado).
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 André Lima Sousa, Vanesa Lima Braga, Valeria Lima Braga, Felipe Franklin de Lima Neto
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.