Educação, Comunicação e Extensão no Projeto Mundo Quandu (FACEDI/UECE)
desafios e possibilidades
Palabras clave:
Extensão Universitária, Comunicação, Educação, Paulo Freire, Mundo QuanduResumen
Este artigo debate as relações entre educação, comunicação e extensão no Projeto de Extensão Mundo Quandu: comunicação social, cultura e meio ambiente, desenvolvido na Faculdade de Educação de Itapipoca, Universidade Estadual do Ceará (FACEDI/UECE). A partir do aporte teórico do educador Paulo Freire, principalmente o contido em seu livro: “Extensão ou Comunicação?” (1985), são problematizadas as relações entre educação, comunicação e extensão no Mundo Quandu, percebendo suas condições, impasses e perspectivas. Para tal análise, foi exercitada uma metodologia de cunho qualitativo aliada à pesquisa bibliográfica visando um melhor aprofundamento do tema aqui discutido. Dessa forma, a discussão das relações existentes entre a educação, a comunicação e a extensão inscritas no Projeto Mundo Quandu possibilita a contextualização social, cultural, política e educacional de uma série de ações e atividades práticas vivenciadas entre o campo docente e discente, os projetos de extensão, a universidade e a sociedade. Dentre essas atividades, elencamos o desenvolvimento teórico e prático de habilidades de trabalho coletivo que envolvem a pesquisa, o ensino e a extensão, as pautas e pesquisas temáticas, os processos de leitura e escrita, as revisões textuais, o desenvolvimento de entrevistas, os lançamentos de livros e documentários e as produções de conteúdos digitais para o Portal Quandu. O artigo aponta os desafios e possibilidades existentes nas relações entre essa gama de atividades, a perspectiva de uma Universidade Pública democrática e os processos de democratização e interiorização do acesso à informação de qualidade junto à população residente no município de Itapipoca e região.
Citas
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação: um campo em acção. In: FIDALGO, António; SERRA, Paulo (orgs.). Campos da comunicação. Corvilhã, PT: Universidade da Beira Interior, 2005. Cap. 2, p. 281-450. Disponível em: http://www.labcom-ifp.ubi.pt/livro/72. Acesso em: 26 fev. 2022.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução de Marcus Pechel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1999.
BORDENAVE, Juan Enrique Díaz. O que é comunicação. 2ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1997.
CASTELLS, Manuel. La comunicaciónenla era digital. In: ______. Comunicación y poder. Madrid, ESP: Alianza Editorial. 2009. Cap. 2, p. 87-189.
DEUS, Sandra de. Apresentação. In: NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel (org.) et al. Avaliação da extensão universitária: práticas e discussões da comissão permanente da avaliação da extensão. Belo Horizonte: FORPROEX/CPAE; PROEX/UFMG, 2013. p. 12-16.
FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre. RS: Artmed Editora, 2009.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 8ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra. 1985.
______. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 64. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GAJARDO, Marcela. Procurando Paulo Freire no Chile, algumas observações sobre a origem e a evolução de suas ideias pedagógicas. Ideação, [S.l.], v. 23, n. 1, p. 72-104. 2021. DOI: https://doi.org/10.48075/ri.v23i1.26701. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26701. Acesso em: 19 mar. 2022.
GIDDENS, Antony. Sociologia. Tradução de Alexandre Figueiredo et al. 6. ed. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 2008.
KAPLÚN, Mario. Una pedagogía de La comunicación. Madrid, ES: Ediciones de la torre, 1998.
MARCONI, Marina de Andade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
SOUSA, André Lima. Fortaleza, Metrópole Distópica: [manuscrito]: Conflitos Territoriais e Produção do Espaço Transitório no Início do Século XXI. Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás, 2018 (Tese de Doutorado).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 André Lima Sousa, Vanesa Lima Braga, Valeria Lima Braga, Felipe Franklin de Lima Neto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.