DIÁLOGOS ENTRE ZOOLOGIA E MUSEUS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
APRENDENDO SOBRE A BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO DE ANIMAIS MARINHOS.
Parole chiave:
Ensino Fundamental I, Ensino de Zoologia, Museus, Vida marinha, Divulgação CientíficaAbstract
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino de Zoologia, voltado ao conhecimento da biodiversidade e à conservação da vida marinha no Ensino Fundamental I, articulando atividades didáticas lúdicas, como jogos e quadrinhos, e enfocando os museus como espaços de pesquisa e divulgação científica. Desse modo, o potencial educativo dos museus foi mobilizado em diálogos com a escola, observando se a conexão entre as exposições e coleções biológicas dos museus e os conhecimentos prévios trazidos pelas crianças pode se constituir em caminhos para enriquecer o ensino de Ciências. Para trabalhar com essas temáticas, aulas sobre a “Vida Marinha” e “Biodiversidade Marinha presente nos Museus” foram realizadas no modelo de ensino remoto, com turmas de 4º e 5º anos de uma escola municipal de Niterói/RJ, através da plataforma de ensino Zoom, no âmbito de um projeto de extensão de uma universidade pública.
Riferimenti bibliografici
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2017.
ISZLAJI, C.; MARANDINO, M. Museu e criança: a importância dos espaços de educação e cultura no ensino de ciências. In: MARTINEZ, S. A. (Org.) A criança e o ensino de ciências: pesquisas, reflexões e experiências. Campos dos Goytacazes, RJ: EdUENF – MEC. 2014.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio, Belo Horizonte, v. 3, n. 1. 2001. p. 1-7.
LOPES, E. M.; SALOMÃO, S. R. O uso da literatura no ensino de Ciências no primeiro segmento do ensino fundamental: desafios e possibilidades. In: VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Atas do VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2009.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. 1a. Ed. São Paulo: EPU, 1986.
MARANDINO, M. Educação em museus e divulgação científica. Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. 2008. p. 1-4.
MARANDINO, M.; RODRIGUES, J.; SOUZA, M. P. C. Coleções como estratégia didática para a formação de professores na Pedagogia e na Licenciatura de Ciências Biológicas. Revista da SBENBIO, v. 7, 2014, p. 5754-5765.
MARQUES, A. C. T. L.; MARANDINO, M. Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Educação e Pesquisa, 44, e170831, 2018.
MESSINA, L. S. B.; SALOMÃO, S. R. Circuito “vida marinha”: coleções, modelos e experimentos em diálogo com os desenhos das crianças. In: LIMA, J. R.; OLIVEIRA, M. C. A.; CARDOSO, N. S. (Orgs.). ENEBIO: itinerários de resistência - pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Campina Grande: Realize Editora, 2021, p. 1062-1072.
SALOMÃO, S. R.; AMARAL, M. B.; SOARES, K. D. A. Ciências na Educação Infantil e séries iniciais: experiências de brincar e aprender. Revista da SBEnBio, n. 7, 2014. p. 6923-6931.
SILVA, T. Os filmes infantis e a aprendizagem de Ciências na sala de aula. In: Luís Henrique Sacchi dos Santos. (org.). Biologia dentro e fora da sala de aula: meio ambiente, estudos culturais e outras questões. Porto Alegre: Editora Mediação. 2003.
SOARES, J. B. “Peixe é peixe”: Trabalhando gêneros textuais em aula de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Monografia de Licenciatura em Ciências Biológicas. Niterói, RJ: Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. 2014.
SOARES, K. D. A.; MACHADO, R. G. T. Entre traços e cores: descobrindo as impressões e concepções de crianças sobre os animais. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7. 2014. p. 4449-4456.
SOUZA, D. M. V. Ciência para todos? A divulgação científica em museus. Ciência Da Informação. Brasília, DF. v. 40, n. 2. 2011. p.256-265.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Dayana Rodrigues Silva, Karla Diamantina Araújo Soares, Simone Rocha Salomão
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.