DIÁLOGOS ENTRE ZOOLOGIA E MUSEUS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
APRENDENDO SOBRE A BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO DE ANIMAIS MARINHOS.
Palabras clave:
Ensino Fundamental I, Ensino de Zoologia, Museus, Vida marinha, Divulgação CientíficaResumen
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino de Zoologia, voltado ao conhecimento da biodiversidade e à conservação da vida marinha no Ensino Fundamental I, articulando atividades didáticas lúdicas, como jogos e quadrinhos, e enfocando os museus como espaços de pesquisa e divulgação científica. Desse modo, o potencial educativo dos museus foi mobilizado em diálogos com a escola, observando se a conexão entre as exposições e coleções biológicas dos museus e os conhecimentos prévios trazidos pelas crianças pode se constituir em caminhos para enriquecer o ensino de Ciências. Para trabalhar com essas temáticas, aulas sobre a “Vida Marinha” e “Biodiversidade Marinha presente nos Museus” foram realizadas no modelo de ensino remoto, com turmas de 4º e 5º anos de uma escola municipal de Niterói/RJ, através da plataforma de ensino Zoom, no âmbito de um projeto de extensão de uma universidade pública.
Citas
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2017.
ISZLAJI, C.; MARANDINO, M. Museu e criança: a importância dos espaços de educação e cultura no ensino de ciências. In: MARTINEZ, S. A. (Org.) A criança e o ensino de ciências: pesquisas, reflexões e experiências. Campos dos Goytacazes, RJ: EdUENF – MEC. 2014.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio, Belo Horizonte, v. 3, n. 1. 2001. p. 1-7.
LOPES, E. M.; SALOMÃO, S. R. O uso da literatura no ensino de Ciências no primeiro segmento do ensino fundamental: desafios e possibilidades. In: VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Atas do VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2009.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. 1a. Ed. São Paulo: EPU, 1986.
MARANDINO, M. Educação em museus e divulgação científica. Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. 2008. p. 1-4.
MARANDINO, M.; RODRIGUES, J.; SOUZA, M. P. C. Coleções como estratégia didática para a formação de professores na Pedagogia e na Licenciatura de Ciências Biológicas. Revista da SBENBIO, v. 7, 2014, p. 5754-5765.
MARQUES, A. C. T. L.; MARANDINO, M. Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Educação e Pesquisa, 44, e170831, 2018.
MESSINA, L. S. B.; SALOMÃO, S. R. Circuito “vida marinha”: coleções, modelos e experimentos em diálogo com os desenhos das crianças. In: LIMA, J. R.; OLIVEIRA, M. C. A.; CARDOSO, N. S. (Orgs.). ENEBIO: itinerários de resistência - pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Campina Grande: Realize Editora, 2021, p. 1062-1072.
SALOMÃO, S. R.; AMARAL, M. B.; SOARES, K. D. A. Ciências na Educação Infantil e séries iniciais: experiências de brincar e aprender. Revista da SBEnBio, n. 7, 2014. p. 6923-6931.
SILVA, T. Os filmes infantis e a aprendizagem de Ciências na sala de aula. In: Luís Henrique Sacchi dos Santos. (org.). Biologia dentro e fora da sala de aula: meio ambiente, estudos culturais e outras questões. Porto Alegre: Editora Mediação. 2003.
SOARES, J. B. “Peixe é peixe”: Trabalhando gêneros textuais em aula de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Monografia de Licenciatura em Ciências Biológicas. Niterói, RJ: Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. 2014.
SOARES, K. D. A.; MACHADO, R. G. T. Entre traços e cores: descobrindo as impressões e concepções de crianças sobre os animais. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7. 2014. p. 4449-4456.
SOUZA, D. M. V. Ciência para todos? A divulgação científica em museus. Ciência Da Informação. Brasília, DF. v. 40, n. 2. 2011. p.256-265.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Dayana Rodrigues Silva, Karla Diamantina Araújo Soares, Simone Rocha Salomão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.