Educação Inclusiva em Salvador: desafios e tensões na escola pública
DOI:
https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14469Parole chiave:
Inclusão Escolar, Políticas Educacionais, Teoria Crítica da SociedadeAbstract
Este texto tem por objetivo apresentar pesquisa em andamento sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento e aprendizagem no ensino público estadual em Salvador, seus avanços e tensões no processo inclusivo. Fundamentada na Teoria Crítica da Sociedade, a pesquisa pondera a aplicação das políticas inclusivas previstas na Política Nacional de Educação Especial e nas Diretrizes da Educação Inclusiva na Bahia. A empiria desenvolve-se em duas escolas, uma com Sala de Recursos Multifuncionais e outra sem, através de entrevistas semiestruturadas e observações. Os resultados mostram um descompasso entre teoria e prática, evidenciando avanços legislativos, mas também barreiras e preconceitos persistentes. Conclui-se que a pesquisa busca propor reflexões e intervenções para aprimorar a relação entre políticas inclusivas e sua prática nas escolas.
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