Sequências Didáticas e enfoque CTSA: uma intervenção com a temática “Lixo”
Parole chiave:
CTSA, Educação Ambiental, Lixo, Ensino de CiênciasAbstract
Os conteúdos acerca do conhecimento científico, no contexto da Educação Básica, têm sido apresentados aos discentes de modo descontextualizado, com ênfase apenas em aspectos teóricos. Nesse cenário, a disciplina de Ciências é conhecida por apresentar um caráter acrítico e sem o emprego adequado da contextualização. Essas são características que contribuem para uma aversão que prevalece entre os estudantes no tocante ao estudo desta disciplina e incitam o desenvolvimento de discussões acerca do ensino de Ciências, que é a grande dificuldade dos alunos no processo de aprendizagem dos conteúdos desta disciplina. Diante do exposto, buscou-se desenvolver uma Sequência Didática (SD) baseada no enfoque CTSA, com alunos do ensino fundamental, a partir do conteúdo Lixo. Utilizamos a contextualização e novos recursos didáticos. Observou-se que o emprego dos recursos foi promissor e obteve-se bons resultados.
Riferimenti bibliografici
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 279 p, 2011.
CACHAPUZ, Antonio.; GIL-PÉREZ, Daniel.; CARVALHO, Anna. Maria.; PRAIA, João.; VICHES, Amparo. A necessária renovação do ensino das ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CARVALHO, Anna Maria. Referenciais teóricos para análise do processo de Ensino de Ciências. Caderno de pesquisa, n. 96, 1996.
GAMA, Simone Guimarães Guerra; SOARES, Felix Alexandre Antunes; FERREIRA, Marcelo.; PAULO, Iramais Jorge Cabral. Oito traços determinantes de políticas públicas para pensar a formação continuada de professores de ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 17, n. 3, p. 96-111, 2022.
GATTI, Bernardete. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37 jan./abr. 2008.
LEITE, Luciana Rodrigue.; RODRIGUES, Acássio Paiva.; LIMA, Maria Socorro Lucena.; MOURA, Francisco Nunes de Souza.; FIRMINO, Nairley Cardoso Sá.; NASCIMENTO, Francisco Jeovane do.; CASTRO, Eliziane Rocha.; ARAGÃO, Fabiana Martins. O uso de sequências didáticas no ensino de Química: proposta para o estudo de modelos atômicos. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 11, n. 2, p. 177-188, 2020.
LÜDKE Menga.; ANDRÉ Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU;1986.
MALDANER, Otávio Aluísio. A formação inicial e continuada de professores de química. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000.
MÉHEUT, Martine. Teaching-learning sequences tools for learning and/or research. In: BORESMA, K. Research and Quality of Science Education. Holanda: Spring, 2005, p. 195-207.
MESQUITA, Rosemery Dias Pereira. Uma proposta de sequência didática investigativa sobre lixo urbano e os impactos à saúde e ao meio ambiente. 2019. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MIRAS, Mariana. O ponto de partida para a aprendizagem de novos conteúdos: os conhecimentos prévios.In: COLL, C. (org.). O construtivismo em sala de aula. São Paulo: Ática, 2006
PEREIRA NETO, João Tinoco. Gerenciamento de Lixo Urbano: Aspectos Técnicos e Operacionais. 1. ed. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2007. 129 p.
RODRIGUES, Acássio Paiva.; LEITE, Luciana Rodrigues.; LIMA, José Ossian Gadelha de.; NASCIMENTO, Francisco Jeovane do.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Proposta de uma sequência didática sobre ácidos e bases, para o ensino médio. Scientia Naturalis, v. 3, n. 3, 2021.
SANTOS, Wildson Luis Pereira.; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 110- 132, dez. 2000.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Acássio Paiva Rodrigues, Francisco Igor Alves Rodrigues
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.