TROCA DE SABERES
DIÁLOGOS NECESSÁRIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Mots-clés :
Universidade, Comunidades, Educação, Extensão, CulturaRésumé
Na busca pela superação das lacunas na extensão universitária, torna-se importante promover, de forma colaborativa, momentos que possibilitem diálogos, troca de saberes e construção de conhecimentos. Assim, buscou-se compartilhar as experiências dos encontros “Troca de Saberes”, promovidos durante três semestres, da disciplina de Princípios de Etnobiologia e Educação Ambiental, do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Para avaliar esses encontros, foi realizado um levantamento dos documentos de organização e dos registros. Os três encontros Troca de Saberes foram bem diferentes, porém com a mesma proposta de diálogo entre os sujeitos. Eles proporcionaram a interação e a reflexão de conhecimentos, saberes e emoções importantes para a formação dos futuros professores, como também para todos os envolvidos, que puderam exercitar o processo reflexivo do que foi vivenciado, contribuindo para a proposta de curricularização da extensão na universidade.
Références
ALVES, Rubem. A educação dos sentidos. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018.
CARVALHO, Edgar de Assis. Religação dos saberes e educação do futuro. In: COELHO, Teixeira. (Org.) Cultura e educação. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2011. p. 29-41.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 4.ed. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.
FREIRE, Paulo. EXTENSÃO OU COMUNICAÇÃO? Paz e Terra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
GUARÁ, Isa Maria F. Rosa. É imprescindível educar integralmente. Cadernos Cenpec: Educação Integral, n.2, São Paulo: Cenpec, 2006. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/168/197 . Acesso em 22 jan. 2022.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
LALANDE, André. Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
MEC/CNE/CES. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 22 jan. 2022.
MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. 3.ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
MORIN, Edgar. O método 5: a humanidade da humanidade. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. 309 p. Tradução de: Juremir Machado da Silva.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NASCIMENTO, João Luís Joventino; LIMA, Ivan Costa. Nas trilhas da memória e da História: Cumbe um museu a céu aberto. Anais do XI Encontro Regional Nordeste de História Oral. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 2017.
PINTO, Marcia Freire; NASCIMENTO, João Luís Joventino; BRINGEL, Paulo Cunha Ferreira; MEIRELES, Antônio Jeovah de Andrade. Quando os conflitos socioambientais caracterizam um território? Gaia Scientia, Ed. Esp. Populações Tradicionais: 271-288. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/22721. Acesso em: 22 de jan. 2022.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SANTOS, Boa Ventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, 63: 237–280, 2002.
SANTOS, Boa Ventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5o ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés MARCIA FREIRE PINTO 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.