MODELO DOS 5E NO ENSINO INVESTIGATIVO DAS CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS EM CONDIÇÕES REMOTAS

Auteurs-es

  • Geyse Freitas de Sousa Universidade Estadual do Ceará
  • Fabrício Bonfim Sudério Universidade Estadual do Ceará

Mots-clés :

Ensino de genética, Aulas remotas, Metodologias de ensino

Résumé

As metodologias investigativas favorecem o processo de aprendizagem e o modelo dos 5E contém etapas que permitem o desenvolvimento de habilidades para investigação em grupo. O objetivo geral deste trabalho foi apresentar os resultados de um projeto que envolveu o ensino da relação dos genes com a expressão de características em seres vivos a partir do sistema ABO por meio de uma abordagem investigativa. A atividade contou com a participação de 14 alunos do terceiro ano do ensino médio, cujas posturas e opiniões foram analisadas por observação direta e respostas a um questionário. A estratégia adotada (modelo dos 5E) envolveu cinco etapas, mediante utilização de plataformas digitais. Os alunos compartilharam ideias e a maioria das equipes conseguiu utilizar o quadro Jamboard® para construir painéis e resumir os resultados das pesquisas. Todos os participantes consideraram a metodologia adequada ao ensino remoto e o tema importante para os seus cotidianos.

Bibliographies de l'auteur-e

Geyse Freitas de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Ensino de Biologia (PROFBIO-UECE). Professora de Biologia com vínculo temporário na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE). Experiência com monitoria acadêmica na área de Botânica.

Fabrício Bonfim Sudério, Universidade Estadual do Ceará

Mestre e Doutor em Bioquímica (UFC). Bacharel (UFC) e Licenciado em Ciências biológicas (UECE). Professor Associado "O" da UECE, vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências biológicas da FAEC/UECE. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) e Docente Orientador do Programa Residência Pedagógica. Ampla vivência anterior como Coordenador de Área no PIBID. Experiência na área de Educação, com atuação em formação docente e em pesquisas nos Ensinos de Ciências e Biologia.

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Publié-e

2022-05-04

Comment citer

Freitas de Sousa, G., & Bonfim Sudério, F. (2022). MODELO DOS 5E NO ENSINO INVESTIGATIVO DAS CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS EM CONDIÇÕES REMOTAS. Conexão ComCiência, 2(1). Consulté à l’adresse https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6817

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