MODELO DOS 5E NO ENSINO INVESTIGATIVO DAS CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS EM CONDIÇÕES REMOTAS
Mots-clés :
Ensino de genética, Aulas remotas, Metodologias de ensinoRésumé
As metodologias investigativas favorecem o processo de aprendizagem e o modelo dos 5E contém etapas que permitem o desenvolvimento de habilidades para investigação em grupo. O objetivo geral deste trabalho foi apresentar os resultados de um projeto que envolveu o ensino da relação dos genes com a expressão de características em seres vivos a partir do sistema ABO por meio de uma abordagem investigativa. A atividade contou com a participação de 14 alunos do terceiro ano do ensino médio, cujas posturas e opiniões foram analisadas por observação direta e respostas a um questionário. A estratégia adotada (modelo dos 5E) envolveu cinco etapas, mediante utilização de plataformas digitais. Os alunos compartilharam ideias e a maioria das equipes conseguiu utilizar o quadro Jamboard® para construir painéis e resumir os resultados das pesquisas. Todos os participantes consideraram a metodologia adequada ao ensino remoto e o tema importante para os seus cotidianos.
Références
ALTARUGIO, Maisa Helena; DINIZ, Manuela Lustosa; LOCATELLI, Solange Wagner. O debate como estratégia em aulas de química. Química nova na escola, v. 32, n. 1, p. 26-30, 2010.
ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.
ARAUJO, Adriano Bruno; GUSMÃO, Fabio Alexandre Ferreira. As principais dificuldades encontradas no ensino de genética na educação básica brasileira. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 10, n. 1, 2017.
BLASS, Leandro; IRALA, Valesca. Brasil. O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) como metodologia de ensino em aulas de Cálculo Numérico. Revista de Educação Matemática, v. 17, p. e020035-e020035, 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Eduacação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 17 de maio de 2021.
BYBEE, Rodger. W., Taylor, J.A., Gardner A., Scotter, P. V., Powell, J.C., Westbrook, A.; Landes, N. The bscs 5e instructional model: origins and effectiveness. Office Of Science Education National Institutes Of Health. 1-80, 2006.
COSTA, Vanessa Sousa; COSTA, Felix Gomes da; CIPRIANO, Tyago Henrique Alves Saraiva; CASTRO, Ícaro Fillipe de Araújo. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) como ferramentas para o ensino de genética em aulas não presencias. Anais do VII COINTER PDVL. Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor. Recife, 2020. Diponível em: https://cointer.institutoidv.org/smart/2020/pdvl/uploads/1190.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
FAZELIAN, Porandokht; NAVEH EBRAHIM, Abdolrarim; SORAGHI, Saeed. The effect of 5E instructional design model on learning and retention of sciences for middle class students. Procedia. Social and Behavioral Sciences, 5, 140–143, 2010.
GOMES, Helton. Como o Google quer fazer você esquecer do Zoom para videoconferências. Publicado em 29 de abril de 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/04/29/como-o-google-quer-fazer-voce-esquecer-do-zoom-para-fazervideoconferencias.htm. Acesso em: 20 abr. 2021.
MASCARENHAS, Marcia de Jesus Oliveira; SILVA, Vanessa Campos; MARTINS, Paula Regina Pereira; FRAGA, Elmary da Costa; BARROS Maria Claudene. Estratégias metodológicas para o ensino de genética em escola pública. Pesquisa em foco, v. 21, n. 2, 2016.
MÉDICI, Mônica Strege; TATTO, Everson Rodrigo; LEÃO, Marcelo Franco. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, v. 18, p. 136-155, 2020.
MIRANDA, Kacia Kyssy de Oliveira; LIMA, Alzenir da Silva; OLIVEIRA, Valeska Cryslaine Machado; TELLES, Cinthia Beatrice da Silva. Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. Anais do VII Conedu. 2020. Disponível em: https://docplayer.com.br/202238566-Aulas-remotas-em-tempo-de-pandemia-desafios-e-percepcoes-de-professores-e-alunos.html. Acesso em: 23 ago. 2021.
PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana et al. Metodologias ativas e o ensino remoto de Biologia: uso de recursos online para aulas síncronas e assíncronas. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e719108465-e719108465, 2020.
ROSA, Roseane. Teresinha. Nascimento. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus - o COVID-191! Rev. Cient. Schola. Colégio Militar de Santa Maria Santa Maria, Rio Grande do Sul, v. 6, n. 1,2020.
SANCHEZ-CASTRO, E. Eduardo; PAJUELO-REYES, Cecilia. Importancia de la genética como ciencia en relación a la pandemia de COVID-19. Revista de la Facultad de Medicina Humana, v. 20, n. 4, p. 690-695, 2020.
SANTOS, Fábio Rocha dos. O uso do lúdico no ensino de Química: Uma visão discente. Revista Gestão Universitária, v 8. p. 1-24, 2017.
SANTOS, Cibele Coelho (2020). Atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem: a vivência lúdica nas escolas da rede pública de ensino no município de Alcântara-Maranhão-Brasil. 147 f. Dissertação. (Mestrado em Ciência da Educação. Supervisão pedagógica). Escola Superior de Educação João de Deus, 2020.
SILVA, Arthur Borges; GUEDES, Josevânia Teixeira; SANTOS; Jucilene Santana; SANTOS, Vera Lucia Maia. O lúdico e o desenvolvimento intelectual: uma aprendizagem significativa no ensino de ciências. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 8, n. 1, 2015.
TEMP, Daiana Sonego. Facilitando a Aprendizagem de Genética: Uso de um Modelo Didático e Análise dos Recursos Presentes em Livros de Biologia. 2011. 85p. Dissertação de Mestrado (Mestre em Educação em Ciências) Universidade Federal de Santa Maria -UFSM, Rio Grande do Sul-RS, 2011.
ZETÓLES, Maíra Gaigher; RAZZI, Patrícia Silveira da Silva. O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 3, n. 4, p. 477-490, 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Geyse Freitas de Sousa, Fabrício Bonfim Sudério 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.