Projeto Dengoso:

uma intervenção pedagógica contra as arboviroses

Autores/as

  • Bill Clinton Divino dos Reis UFPI/Especialista em Ciências da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho
  • Alessandra Ribeiro Torres UESPI/Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
  • Luiz Carlos Guilherme Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cocais/Pesquisador

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v2i4.9702

Palabras clave:

Aedes aegypti, Dengue, Zika, Chikugunya, Práticas Pedagógicas

Resumen

Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti têm espalhado rapidamente, sendo Dengue uma das que mais crescem no mundo. Desde 2016, o Brasil vem enfrentando uma luta contra a proliferação da Zika e Chikugunya. O programa Dengoso, auxilia essa luta, utilizando peixes larvófagos Phamphorichthys hollandi (HENN, 1916), conhecido popularmente por barrigudinho, no controle biológico de mosquitos. Agentes de saúde, em sua rotina, realizam campanhas de conscientização da prevenção dessas doenças, utilizando práticas educativas. Para avaliar se elas são eficazes, aplicou-se um questionário duas vezes: uma antes e outra depois da realização de ações pedagógicas interativas, tais como palestras, jogos e teatro, desenvolvidas pelo Dengoso, na Escola Municipal Plautila Lopes do Nascimento – Parnaíba (PI). Após a segunda aplicação, verificou-se que os alunos assimilaram conhecimento e levaram essas informações para seus familiares e comunidade. Assim, essas práticas proporcionam a conscientização e multiplicação dessas informações, contribuindo para diminuição dos casos de Dengue, Zika e Chikungunya.

 

Palavras-chaves: Aedes aegypti; Dengue; Zika; Chikugunya; Práticas Pedagógicas

Biografía del autor/a

Alessandra Ribeiro Torres, UESPI/Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Doutora em Genética e Bioquímica. Professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Piauí, Brasil. alessandra@phb.uespi.br. https://orcid.org/0000-0003-0892-6695. http://lattes.cnpq.br/6138915900219763.

Luiz Carlos Guilherme, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cocais/Pesquisador

Doutor em Genética e Bioquímica. Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Maranhão, Brasil. luiz.guilherme@embrapa.br. https://orcid.org/0000-0001-6084-7703. http://lattes.cnpq.br/9901101193416432.

Citas

ARAÚJO, Dayane Holanda de Sousa. A Importância da Experimentação no Ensino de Biologia. 2011. 15f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade de Brasília. Brasília.

BRASIL. Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN). Normas e Recomendações Técnicas para Vigilância e Controle do Aedes aegypti no Estado de São Paulo. São Paulo: SUCEN, 2002.

CARMO, Hermano; FERREIRA, Manuela Malheiro. Metodologia da Investigação Guia para Auto-Aprendizagem. 2. ed. Lisboa: Universidade Aberta, 1998.

CLARO, Lenita Barreto Lorena; TOMASSINI, Hugo Coelho Barbosa; ROSA, Maria Luiza Garcia. Prevenção e controle da dengue: uma revisão de estudos sobre conhecimentos, crenças e práticas da população. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 6, p. 1447-1457, nov/dez. 2004.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

DOHME, Vania D´Angelo. Atividades lúdicas na educação: o caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Petrópolis: Vozes, 2003.

FISHBASE. Pamphorichthys hollandi (Henn, 1916). Disponível em: https://www.fishbase.se/summary/Pamphorichthys-hollandi.html. Acesso em: 16 de julho de 2019.

FISHBASE. Family Poeciliidae – Poeciliids. 2010. Disponível em: https://www.fishbase.se/summary/FamilySummary.php?ID=216. Acesso em: 16 de julho de 2019.

GOMES, Luciana Helena et al. Abordagem educativa sobre dengue aos adolescentes de uma escola pública federal. Adolescência & Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 40-47, abr/jun. 2014.

GOV.BR. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dengue. 2020 Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dengue. Acesso em: 30 jun. de 2022.

Governo do Estado do Espírito Santo. Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. Aedes Aegypti. Vitória, ES. c2022. Disponível em: https://mosquito.saude.es.gov.br/o-mosquito. Acesso em: 24 set. 2022

Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Como é o ciclo de vida do mosquito 'Aedes aegypti’? 2019. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/pergunta/como-e-o-ciclo-de-vida-do-mosquito-aedes-aegypti. Acesso em 09 jun. de 2022.

Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Chikungunya: sintomas, transmissão e prevenção. 2022. Disponível em: http://www.bio.fiocruz.br/index.php/chikungunya-sintomas-transmissao-e-prevencao. Acesso em: 06 de junho de 2022.

Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Dengue Vírus e Vetor. Disponível em: https://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/oportunista.html. Acesso em: 06 jun. 2022.

Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Zika: sintomas, transmissão e prevenção. 2022. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/zika-sintomas-transmissao-e-prevencao. Acesso em: 09 de junho de 2022.

JUNIOR, Oswaldo Marçal; SANTOS, Almerinda dos. Infestação por Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) e incidência da dengue no espaço urbano: um estudo de caso. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 13, p. 241-251, out. 2004.

OLIVEIRA, Cláudia Renate Trojahn. Educação ambiental como estratégia de prevenção à dengue nas comunidades rurais de Mata Grande e São Rafael, Município de São Sapé-RS. 2009. 47f. Monografia (Especialização em Educação Ambiental) – Centro de Ciências Rurais. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

RORIZ, Pedro Augusto Costa; PERES, Wiliana Vargas; RAMOS, Raiane Soares. Percepção de estudantes de 9° ano sobre dengue, Zika e Chikungunya. Nexus Revista de Extensão do IFAM, Amapá, v. 2, n. 2, p. 93-100, dez. 2016.

SANTOS, Lucas Bastos dos. Contribuição às estratégias de prevenção e controle da dengue, chikungunya e zika no município de Cruz das Almas-BA. 2018. 123f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas E Segurança Social) – Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Cruz das Almas.

SILVA, Marcos Emanuel de Barros; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Combate endemia: um protótipo para o ensino de ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 232-245, out/dez. 2020.

UOL EdTech. PORTAL DA EDUCAÇÃO. A importância do jogo e da brincadeira na Educação Infantil. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/a-importancia-do-jogo-e-da-brincadeira-na-educacao-infantil/53362. Acesso em: 08 set. 2022.

VALLE, Denise; PIMENTA, Denise Nacif; AGUIAR, Raquel. Zika, dengue e chikungunya: desafios e questões. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 25, n. 2, p. 419-422, abril/jun. 2016.

Publicado

2024-09-02

Cómo citar

Divino dos Reis, B. C., Ribeiro Torres, A., & Guilherme, L. C. (2024). Projeto Dengoso:: uma intervenção pedagógica contra as arboviroses. Conexão ComCiência, 2(4). https://doi.org/10.52521/revccc.v2i4.9702

Artículos más leídos del mismo autor/a