Combinação entre Ensino de Embriologia Veterinária e Instagram Podem Contribuir para a Conservação de Espécies
Palabras clave:
Ensino remoto, Divulgação científica, Redes sociais, Instagram, Conservação da biodiversidadeResumen
Aspectos históricos, econômicos e socioculturais sofreram modificações significativas devido à pandemia de Covid-19. Dentre setores afetados, destaca-se a educação, que foi (re)ajustada para atendimento de suas demandas. Ao adotar um ensino totalmente remoto, a UFMG disponibilizou recursos virtuais para oferta de suas disciplinas. Dessa forma, durante a elaboração de um trabalho para a disciplina Embriologia Veterinária, foi criado um perfil no Instagram, à luz da divulgação científica, para apresentar como a embriologia é empregada para conservação de espécies. Durante a pandemia, as redes sociais emergiram como poderosas ferramentas para dar continuidade em variados setores, podendo apresentar-se também como canais veiculadores de conteúdos científicos, dada a heterogeneidade de seus usuários. Devido sua disponibilidade, interatividade e facilidade de acesso, as redes sociais tornaram-se espaço para a criação de conteúdo, que auxilia na quebra da barreira universidade-sociedade, aproximando essas duas esferas, que é tão almejada, especialmente, por atividades de extensão universitária.
Citas
ALENCAR, Eunice M. L. Soriano; FLEITH, Denise de Souza; BORUCHOVITCH, Evely; BORGES, Clarissa Nogueira. Criatividade no ensino fundamental: fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 31, n. 1, p. 105-114, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-37722015011849105114
ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. Resistência à ciência. Revista Pesquisa Fapesp, n. 284, ano 20, p. 17-21, out. 2019. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/resistencia-a-ciencia/. Acesso em: 22 abr. 2022.
BEGHETTO, Ronald A. Creativity in the classroom. The Cambridge handbook of creativity, p. 447-463, 2010.
BISSOLOTTI, Katielen; NOGUEIRA, Hamilton Garcia; PEREIRA, Alice Theresinha Cybis. Potencialidades das mídias sociais e da gamificação na educação a distância. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 2, 2014. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.53511
CABRAL, Ana Lúcia Tinoco; GUARANHA, Manoel Francisco. Interações digitais: conflito, argumentação e violência verbal nas redes sociais. Linha D'Água, v. 34, n 02, p. 117-134, mai./ago. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i2p117-134.
CIDREIRA-NETO, Ivo Raposo Gonçalves; RODRIGUES, Gilberto Gonçalves. Relação homem-natureza e os limites para o desenvolvimento sustentável. Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais, v. 6, n. 2, p. 142-156, nov./dez. 2017.
CUNHA, Marcia Borim da. A percepção de ciência e tecnologia por estudantes de ensino médio e a divulgação científica. Orientador: Marcelo Giordan. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
DA SILVA LIMA, Guilherme; GIORDAN, Marcelo. Características do discurso de divulgação científica: implicações da dialogia em uma interação assíncrona. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 2, p. 83, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p83
DE FREITAS, Suzana Rossi Pereira Chaves. O processo de ensino e aprendizagem: a importância da didática. In: FÓRUM INTERNACIONAL
DE PEDAGOGIA, VIII, Trabalho curricular apresentado para a disciplina de Didática e organização do trabalho escolar, p. 1-6, 2016, São Luís, Universidade Federal do Maranhão.
DE REZENDE, Izabela Maurício. Os reflexos de um mundo que (quase) parou por causa de um vírus e a reinvenção das instituições de ensino para (con)viver com ele. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1-4, 2020.
DE VOS, Jurriaan M.; JOPPA, LUCAS N.; GITTLEMAN, John L.; STEPHENS, Patrick R.; PIMM, Stuart L. Estimating the normal background rate of species extinction. Conservation Biology, v. 29, n. 2, p. 452-462, fev./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.1111/cobi.12380
DELABIO, Fernando; CEDRAN, Débora Piai; MORI, Lorrane; KIORANIS, Neide Maria Michellan Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia. Revista Insignare Scientia -RIS, v. 4, n. 3, p. 273-290, mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12132
DIAS, Cristiane; COUTO, Olivia Ferreira. As redes sociais na divulgação e formação do sujeito do conhecimento: compartilhamento e produção através da circulação de ideias. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão. v.11, n.3, set./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1518-76322011000300009
FIGUEIREDO, Roniel Santos; DE SOUZA, Lais Machado. O uso das redes sociais na Educação Ambiental em tempos de isolamento social. Devir Educação, v. 5, n. 1, p. 24-42, 2021. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.330
FILHA, Lindomar Guedes Freire. Eu em casa e os animais nas ruas em tempo de Covis-19. Revista Gestão & Tecnologia, v. 1, n. 30, p. 25-32, 2020.
FURIERI, Gisele Paiva; DA SILVA GUIDOLINI, Paulo Octavio. Em meio à pandemia, há outra emergência: Uma discussão sobre o iminente colapso ambiental. Revista Pet Economia UFES, v. 1, n. 1, p. 30-32, 2020.
GÜERE, Héctor Navarre. Tecnologia para recriar os sentidos. In: Caderno Informático do jornal Estado de Minas. Belo Horizonte: set. 2010. Disponível em: http://etcedigital.wordpress.com/2010/09/02/tecnologia-para-recriar-os-sentidos/. Acesso em: 22 abr. 2022.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 2010.
JARDIM, Juliana M. Oliveira; ISLABÃO, Valéria; NÖRNBERG, Marta. Como a heterogeneidade presente em sala de aula pode auxiliar a prática docente?. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, XVIII, 2ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, p. 1-4, 2016, Pelotas, Universidade Federal de Pelotas.
JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2015.
JEPSON, Paul; BARUA, Maan. A theory of flagship species action. Conservation and Society, v. 13, n. 1, p. 95-104, 2015. DOI: https://10.4103/0972-4923.161228
LAVORGNA, Luigi; STEFANO, Manuela de; SPARACO, Maddalena; MOCCIA, Marcello; ABBADESSA, Gianmarco; MONTELLA, P. Fake news, influencers and health-related professional participation on the Web: a pilot study on a social-network of people with multiple sclerosis. Multiple Sclerosis and Related Disorders, v. 25, n. 31, p. 175-178, out. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.msard.2018.07.046
MACHADO, Leonardo da Costa. A utilização das mídias sociais na educação: Facebook, Instagram e Whatsapp. Orientadora: Patrícia Aparecida. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) - Núcleo de Educação à Distância, Universidade Aberta do Brasil, São João Del-Rei, 2019.
MARANDINO, Martha; MONACO, Luciana Magalhães. Biodiversidade nos Museus: discussões sobre a (in)existência de um discurso sobre conservação em ações educativas dos museus de ciências. In: REUNIÓN DE LA RED DE POPULARIZACIÓN DE LA CIENCIA Y LA TECNOLOGIA EN AMERICA LATINA Y EL CARIBE. San José: Costa Rica, 2009, 10 p.
MATTOS, Luciana Miranda. Biotecnologias em reprodução assistida na preservação de animais silvestres em extinção. Orientador: Cláudio Henrique Cerri e Silva. 2001. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências da Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2001.
MILLS, L. Scott; SOULÉ, MICHAEL E.; DOAK, Daniel F. The Keystone-Species Concept in Ecology and Conservation. Bioscience, v. 43, n. 4, p. 219-224, abr. 1993. DOI: https://doi.org/10.2307/1312122
MITTERMEIER, Russell A.; FONSECA, Gustavo A.B. da; RYLANDS, Anthony B.; BRANDON, Katrina. A Brief History of Biodiversity Conservation in Brazil. Conservation Biology, v. 19, n. 3, p. 601-607, jun. 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/j.1523-1739.2005.00709.x
ORNELL, Felipe; SCHUCH, Jaqueline Bohrer; SORDI, Anne Orgler; KESSLER, Felix Henrique Paim. Pandemia de medo e Covid-19: impacto na saúde mental e possíveis estratégias. Revista debates in Psychiatry, p. 2-7, 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/42963714/Pandemia_de_medo_e_COVID_19_impacto_na_sa%C3%BAde_mental_e_poss%C3%ADveis_estrat%C3%A9gias?from=cover_page. Acesso em: 22 abr. 2022.
PAZ, Regina. Reprodução assistida em canídeos e procionídeos neotropicais. Revista Brasileira de Reprodução Animal, v.39, n.1, p.77-82, jan./mar. 2015.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Orlandi. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
PELLEGRINI, Denise. Avaliar para ensinar melhor. Revista Nova Escola, v. 159, p. 26-33, 2003.
PILLON, Ana Elisa; DE SOUZA, Márcio Vieira; ULBRICHT, Vania Ribas. A Análise de Redes Sociais no compartilhamento do conhecimento em rede em tempos de pandemia: uma revisão integrativa. Perspectivas em Engenharia, Mídias e Gestão do Conhecimento, v. I, p. 52-64, 2021. DOI: https://10.46420/9786588319444cap4
PRIMO, Alex Fernando Teixeira; CASSOL, Márcio Borges Fortes. Explorando o conceito de interatividade: definições e taxonomias. Informática na educação: teoria & prática, Rio Grande do Sul, v. 2, n. 2, p. 65-80, out. 1999. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/20972/000294408.pdf?sequenc =1. Acesso em: 22 abr. 2022.
ROSA, Talita dos Santos; FALEIROS, Fabiana; ASITO, Larissa Yoshie; SILVA, Ninna Hirata; SILVA, Carla Beatriz Pereira da; SILVA, Simone Souza da Costa. Facebook® como meio de divulgação científica: aliado ou inimigo?. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 22, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/ree.v22.55122
SANTAELLA, Lucia. As ambivalências da divulgação científica na era digital. Boletim Gepem, n. 75, p. 7-17, jul./dez. 2019. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/205. Acesso em: 22 abr. 2022.
SCANTLEBURY Arabella; BOOTH Alison; HANLEY, Bec. Experiences, practices and barriers to accessing health information: a qualitative study. International Journal of Medical Informatics, v. 103, p. 103-108, jul. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2017.04.018
SCHMIDT, Beatriz; CREPALDI, Maria Aparecida; BOLZE, Simone Dill Azeredo; NEIVA-SILVA, Lucas; DEMENECH, Lauro Miranda. Impactos na Saúde Mental e Intervenções Psicológicas Diante da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, p. 1-13, abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.58
SILVA, Marco. Sala de aula interativa a educação presencial e à distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. In: CONGRESSO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, XXIV, p. 1-20, 2001, Campo Grande, INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Disponível em: < http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/80725539872289892038323523789435604834.pdf > Acesso em: 22 abr. 2022.
SIMONI, Jane. A revitalização do extrativismo: práticas de economia solidária e sustentabilidade. Mercado de Trabalho, n. 42, p. 49-53, fev. 2010. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4049. Acesso em: 22 abr. 2022.
SOLTI, L.; GRICHTON, E.G.; LOSKUTOFF, N.M.; CSEH, S. 2000. Economical and ecological importance of indigenous livestock and the application of assisted reproduction to their preservation. Theriogenology, v. 53, p. 149-162, jan. 2000. DOI: https://doi.org/10.1016/S0093-691X(99)00248-4
TEIXEIRA, Marcelo Mendonca; ROCHA, Ávaro. From aristotle to Teixeira: From rhetoric to online communication. In: 13th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI): IEEE, 2018. p. 1-8. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/8399365?casa_token=JDJ79dIaEpIAAAAA:LN2co44CAR3ulI4YE0jwXTW9D4d6sjuIUBrtpf9B-V6xKZvzmw3dDpkF1V-9-mNOOiymyv-wvUg. Acesso em: 22 abr. 2022.
VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ZIMERMANN, Dara Yanca; GUIDOTTI, Flávia Garcia. Potencialidades da interatividade no Instagram Stories para o jornalismo. In: Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, v. 1, n. 4, abr. 2021. Disponível em: <http://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/1337>. Acesso em: 22 abr. 2022.
ZWIELEWSKI, Graziele; OLTRAMARI, GABRIELA; SANTOS, Adair Roberto Soares; NICOLAZZI, Emanuella Melina da Silva Nicolazzi; MOURA, Josiane Albanás; SANT’ANA, Vânia L. P.; SCHLINDWEIN-ZANINI, Rachel; CRUZ, Roberto Moraes. Protocolos para tratamento psicológico em pandemias: as demandas em saúde mental produzidas pela COVID-19. Revista debates in Psychiatry, v. 2, 30-7, 2020. Disponível em: http://www.hu.ufsc.br/setores/neuropsicologia/wpcontent/uploads/sites/25/2015/02/Protocolos-psic-em-pandemias-covid-final.pdf. Acesso em: 22 abr. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Pedro Henrique da Silva Santos, André Duarte Vieira, Clara Lima Menezes, Iaritza Ketley Forneli, Luiza Mendes Fontes, Samuel Andrade Faria, Rayan Silva de Paula
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.