Conhecer e exercer a docência a partir das ações do PIBID-Bio/FACEDI-UECE na visão de ex-bolsistas de iniciação à docência
Palabras clave:
Formação Inicial Docente, Ensino de Biologia, Identidade DocenteResumen
Esse artigo é fruto de um trabalho monográfico em que se buscou compreender as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial docente, na visão de estudantes bolsistas ID que participaram, no período de 2014 a 2018, do subprojeto PIBID-Bio/FACEDI-UECE. Caracteriza-se como um estudo de caso com uma abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 (quatorze) licenciandos, cujos dados foram coletados através de um questionário composto por 7 (sete) perguntas abertas e analisados a partir da metodologia de Análise de Conteúdo. Verificou-se que, na visão dos futuros professores participantes da pesquisa, as atividades que contemplaram Educação em Sexualidade e Natureza da Ciência contribuíram para preencher uma lacuna formativa, tendo em vista que tais temas ainda não haviam sido abordados nas disciplinas do curso e que sua inserção no cotidiano escolar e vivência da prática pedagógica na escola foram essenciais para constituir sua identidade docente.
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