Pesquisa em Desenvolvimento Infantil: Influência Ambiental na Perspectiva da Epigenética

Autores/as

  • Ianka da Silva Dantas Secretaria de Educação de Ipiranga
  • Fabrícia Gomes da Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Agenor Sousa Silva Junior Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14477

Palabras clave:

Desenvolvimento Infantil, Epigenética, Ambiente

Resumen

O objetivo deste estudo foi investigar a interrelação entre epigenética e desenvolvimento infantil, com foco nas influências ambientais. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e Estado da Arte, com abordagem qualitativa buscando-se um diálogo entre Noro e Gon (2015), Machado e Elias (2021), Brites (2019), Osório (2022), entre outros. A coleta de dados foi realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando os descritores “Epigenética” e “Desenvolvimento Infantil”, no intervalo de cinco anos, de 2020 a 2024. Os principais resultados destacam-se nas áreas emocional e cognitiva. Esses aspectos podem ser negativamente impactados se, durante a gestação e a primeira infância, a criança for exposta a perturbações provenientes do ambiente ou dos adultos que convive, resultando em prejuízos que podem perdurar por toda a vida. Considera-se que os fatores ambientais interferem na expressão genética, afetando o desenvolvimento de forma positiva ou negativa.

Biografía del autor/a

Ianka da Silva Dantas , Secretaria de Educação de Ipiranga

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FACET). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (UESPI). Membro ativo do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI). Coordenadora pedagógica e professora da rede pública do município de Ipiranga – PI.

Fabrícia Gomes da Silva, Universidade Estadual do Piauí

Professora da Universidade Estadual do Piauí. Mestrado em Educação (UECE). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Neurociência e Educação. Licenciada em Pedagogia (URCA). Líder do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI/UESPI) CNPq.

Agenor Sousa Silva Junior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Pós-graduando em Atendimento Educacional Especializado – AEE (UFERSA). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FACET). Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UESPI). Membro ativo do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI).

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Publicado

2025-01-13

Cómo citar

da Silva Dantas , I., Gomes da Silva, F., & Sousa Silva Junior, A. (2025). Pesquisa em Desenvolvimento Infantil: Influência Ambiental na Perspectiva da Epigenética. Conexão ComCiência, 1(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14477

Número

Sección

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal