uma(s), um As Aulas de Geografia do Ponto de Vista do Professor de Geografia Multitarefas: Análise de Casos com Docentes da Educação Fundamental II

Conteúdo do artigo principal

Francisco Bruno De Souza Soares

Resumo

O presente artigo, tem como princípio o estudo de relatos de professores da rede de ensino pública no fundamental II. Dessa forma, evidencia-se como questão principal as dificuldades que o professor de geografia enfrenta em sala de aula, no que diz respeito às multitarefas que extrapolam seu tempo livre. Ademais, o objetivo desse artigo se perfaz nos aspectos relacionados ao educador e seu cotidiano na escola, trazendo a dinamicidade do que envolve a educação na esfera pública. Dialogando assim, com autores como (CARVALHO, 2014; PASSINI, 2011; SANTOS e TONIOSSO, 2014; POLONIA e DESSEN, 2014; CHECHIA e ANDRADE, 2005). Como metodologia, tem-se dois momentos, primeiramente a construção teórica através de estudos analíticos e segundamente o relato de professores de geografia para discursar com suas experiências e realidades em sala de aula. Por meio dessa análise, foi possível concluir que o ser professor é muito mais do que ensinar, mas também cuidar.

Detalhes do artigo

Como Citar
De Souza Soares, F. B. (2024). uma(s), um As Aulas de Geografia do Ponto de Vista do Professor de Geografia Multitarefas: Análise de Casos com Docentes da Educação Fundamental II. Conexão ComCiência, 4(4). https://doi.org/10.52521/revccc.v4i4.10881
Seção
Artigos

Referências

SALAS, P. Pesquisa: educadores relatam melhora na saúde mental em comparação com 2020. in: Nova Escola, 4 de outubro de 2021. Disponivel em:<https://novaescola.org.br/conteudo/20696/pesquisa-educadores-relatam-melhora-na-saude-mental-e-receios-para-a-retomada-presencial-das-atividades#:~:text=Quase%20metade%20(47%2C8%25),ano%20s%C3%A3o%2013%2C7%25> Acesso em 17 de março de 2022.

CARVALHO, Bruno Leal Pastor De. Faça Aqui o Seu Login: os historiadores, os computadores e as redes sociais online. in: Revista História Hoje, v. 3, n. 5, 2014, p. 165- 188.

CHECHIA, V. A.; Andrade, A. D. S. (2005). O desempenho escolar dos filhos na percepção de pais de alunos com sucesso e insucesso escolar. in: Estudos de Psicologia, 10(3), 431-440.

PASSINI, E. Y. Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

POLONIA, A. C.; DESSEN, M. A. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. in: Psicologia escolar e educacional, 9(2), 303-31, 2005.

SANTOS, L. R; TONIOSSO, J. P. A importância da relação escola-família. in: Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, São Paulo: Bebedouro. v. 1, n. 1, 2014.