Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química

Autores/as

  • Damiao Sampaio de Sousa Universidade Estadual do Ceará
  • Victor Moreira de Oliveira UECE
  • Joan Petrus Oliveira Lima UECE
  • Francisco Ranulfo Freitas Martins Junior UECE

Palabras clave:

Ensino de Química, Estágio Supervisionado, Interações Verbais

Resumen

O objetivo do trabalho é compreender como se deu o estágio de observação de licenciandos em Química com base em interações verbais provenientes do contexto de sala de aula, entre professor e aluno da educação básica, na abordagem de conteúdos de equilíbrio químico. Após análise de diferentes práticas docentes, foram verificadas algumas interações humanas fomentadas em diálogo, perspectivando compreendê-las como facilitadoras do ensino e da aprendizagem. Os relatos encontrados indicam ser necessário que o professor-supervisor de estágio reflita sobre sua prática, buscando selecionar metodologias ativas de ensino como suporte da docência, a exemplo do uso pedagógico do celular, pois este tipo de tecnologia está sendo usada indiscriminadamente pelo aluno.

Biografía del autor/a

Victor Moreira de Oliveira, UECE

Atua em química teórica, docking molecular e dinâmica molecular nos seguintes temas: Docking Molecular, Dinâmica Molecular, Limonóides, SarsCov-2, Dengue, Cruzaina e Chicungunha; estudos auxiliados pela Química Computacional.

Joan Petrus Oliveira Lima, UECE

Doutorando em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 2020) atuando na área de biomateriais com colágeno, apatitas, arcabouços para reparação óssea e carreamento de fármaco (EMBRAPA) e de aproveitamento de resíduos de pescado.

Francisco Ranulfo Freitas Martins Junior, UECE

Doutorado em Educação pela UECE e atua na área de Ensino de Ciências/Química, principalmente nas temáticas: Formação do Professor; Política e Prática Docente; Aprendizagem Significativa e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Educação.

Citas

AGUIAR, T. C. D; JUNIOR, W. E. F. Ações e reflexões durante o Estágio Supervisionado em Química: algumas notas autobiográficas. Química Nova na Escola, v. 35, n. 4, p. 283-291, 2013.

ARRIGO, V. et al. Análise das interações verbais professor-aluno: Implicações para a construção de um discurso reflexivo. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 14, n. 32, p. 48-60, 2018.

ARRIGO, V. et al. Desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de uma licencianda em química no Estágio Supervisionado. Educação em Revista, v. 38, 2022.

CABRAL, W. A.; FLÔR, C. C. C. Pensando as práticas de escrita na disciplina de estágio supervisionado em química: com a palavra, os estagiários. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 18, p. 161-174, 2016.

CARVALHO, A. M. P. D. Os estágios nos cursos de licenciatura. Cengage Learning (São Paulo), Coleção ideias em ação, 2019.

CICUTO, C. A. T.; MIRANDA, A. C. G.; CHAGAS, Sinara da Silva. Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, p. 1035-1045, 2019.

COSTA G., E. S. et al. O estágio supervisionado em Química: Possibilidades de vivência e responsabilidade com o exercício da docência. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 3, p. 149-163, 2012.

FERREIRA, M.; MARTINS, E.; GONÇALVES, K. O estágio supervisionado como espaço de reflexão sobre o exercício da docência em química no ensino médio. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 11, n. 20, p. 11-26, 2019.

FLANDERS, Ned A. Analyzing teaching behavior. 1970.

OLIVEIRA, L. A. D.; DO NASCIMENTO, A. G. A importância do estágio supervisionado na formação dos acadêmicos do curso de licenciatura em química do IFMA campus Zé Doca. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 5, p. 3981-3994, 2019.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. Cortez Editora, 2018.

QUARANTA, A. M.; PIRE, G. D. L. Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física-modalidade EAD. Movimento, v. 19, n. 2, p. 185-205, 2013.

POSSEBON, R. C. PUCHOLOBEK, G. FARIAS, A. J. O Estágio Supervisionado na Formação Docente no Curso de Licenciatura em Química e a experiência da semiregência. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química -XVIII ENEQ, 2016. Florianópolis.

SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013.

SILVA, I. C. T. D.; SIQUEIRA, V. F.; GOI, M.E. J. Relatos de Estágio Supervisionado no Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 2, p. 39-54, 2019.

TESSARO, P. S.; MACENO, N. G. Estágio supervisionado em ensino de química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 2, n. 2, p. 32-44, 2016.

ZOTOVICI, S. A et al. Reflexões sobre o estágio supervisionado no curso de licenciatura em educação física: entre a teoria e a prática. Pensar a prática, v. 16, n. 2, 2013.

Publicado

2023-05-05

Cómo citar

Sousa, D. S. de, Oliveira, V. M. de, Lima, J. P. O., & Junior, F. R. F. M. (2023). Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química. Conexão ComCiência, 3(2). Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10442