Educação Digital, Desigualdades e Vulnerabilidades no Contexto Pandêmico
O Que Dizem as Pesquisas Acadêmicas Sobre os Temas Articulados?
Palabras clave:
Educação Digital, Desigualdades, Vulnerabilidades, Estado do ConhecimentoResumen
O presente estudo busca desvelar os temas de pesquisa privilegiados por comunidades de pesquisa frente às temáticas articuladas educação digital, desigualdades e vulnerabilidades no contexto da pandemia do SARS-CoV-2, a partir da produção acadêmica internacional. Para isso utilizamos dos princípios de Estado de Conhecimento, em sua abordagem qualitativa exploratória-investigativa alinhada à pesquisa bibliográfica. Os resultados desta investigação apontam para a complexidade e diversidade presente junto aos estudos que se debruçam sobre a educação digital, majoritariamente, as questões ligadas às desigualdades e as vulnerabilidades são manifestadas a partir das dimensões práticas pedagógicas, gestão educacional, organização do trabalho pedagógico e direito à educação.
Citas
ALMEIDA, L. C.; DALBEN, A. (Re)organizar o trabalho pedagógico em tempos de covid-19: no limiar do (im)possível. Educ. Soc., v. 41, p. 1-20, 2020. Disponível: https://cutt.ly/YOLC41U. Acesso em: 04 fev. 2022.
BOURDIEU, P. O Campo Científico. In ORTIZ, R. (Org.). Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983 (Coleção Grandes Cientistas Sociais).
BRASIL. Constituição Federal 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://cutt.ly/umlA1mc. Acesso em: 02 fev. 2022.
BRASIL. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://cutt.ly/WmlA2Ya. Acesso em: 02 fev. 2022.
BRUSEKE, F. J. Risco e Contingência. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 22, n. 63, pp. 69-80, 2007. Disponível em: https://cutt.ly/GOLK6jR. Acesso em: 07 fev. 2022.
BUSSO, G. El enfoque de la vulnerabilidad social en el contexto latinoamericano: situación actual, opciones y desafíos para las políticas sociales a inicios del siglo XXI. Santiago, Chile: CEPAL, 2001.
CAIXETA, M. B. A Cooperação Sul-Sul como nova tendência da cooperação internacional: o discurso e a prática da cooperação técnica do Brasil com São Tomé e Príncipe para o combate à tuberculose. 193 fls. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sociedade e Cooperação Internacional) – Estudos Avançados Multidisciplinares, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 7-18, 2006. Disponível em: https://cutt.ly/GOG3hQn. Acesso em: 02 fev. 2022.
FERREIRA, N. S. de. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade. Campinas, SP. v. 23, n. 79, 2002. Disponível em: https://cutt.ly/EOLKTk4. Acesso em: 02 fev. 2022.
FREITAS, A. R. R; NAPIMOGA, M.; DONALISIO, M. R. Análise da gravidade da pandemia de Covid-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, n. 2, p. 1-5, 2020. Disponível em: https://cutt.ly/UmlSxLI. Acesso em: 01 fev. 2022.
GARCIA, A. V.; HILLESHEIM, J. Pobreza e desigualdades educacionais: uma análise com base nos Planos Nacionais de Educação e nos Planos Plurianuais Federais. Educar em Revista, n. 2, p. 131-147, 2017. Disponível em: https://cutt.ly/ZOLKeDr. Acesso em: 02 fev. 2022.
GIUSTO, S. M. N. D.; RIBEIRO, V. M. A interferência da vulnerabilidade social sobre as oportunidades educacionais nos territórios urbanos. Educação em Perspectiva, v. 10, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://cutt.ly/sOLJRpM. Acesso em: 6 fev. 2022.
GUZZO, R. S. L.; EUZEBIOS FILHO, A. Desigualdade social e sistema educacional brasileiro: a urgência da educação emancipadora. Escritos educ., v. 4, n. 2, p. 39-48, 2005. Disponível em: https://cutt.ly/mOLJ9HS. Acesso em: 02 fev. 2022.
JAKIMIU, V. C. de. L. O Direito à Educação no Contexto da Pandemia (Covid-19) no Brasil: Projetos de Formação em Disputa. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, p. 94-117, 2020. Disponível em: https://cutt.ly/5mlSQxz. Acesso em: 02 fev. 2022.
KATZMAN, R. Vulnerabilidad, activos y exclusión social en Argentina y Uruguay. Santiago de Chile, OIT- Ford. 1999.
MARTÍNS, J. de. S. Reflexão crítica sobre o tema da exclusão social. In: MARTÍNS, J. de. S. A sociedade vista do abismo? novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais. Petrópolis: Vozes, 2004.
MINAYO, M. C. de S. Conceito de metodologia de pesquisa. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 15.ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: https://cutt.ly/GOLK6jR. Acesso em: 07 fev. 2022.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E.; Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG. v. 20, p. 1-35, 2020. Disponível em: https://cutt.ly/PP51Hmk. Acesso em: 25 fev. 2022.
MOROSINI, M. C.; KOHLS-SANTOS, P.; BITTENCOURT, Z. Estado do Conhecimento: Teoria e Prática. Curitiba: Editora CRV, 2021.
MOSER, C. The asset vulnerability framework: reassessing urban poverty reduction strategies. Elsevier Science, v. 26, n.1, 1998. Disponível em: https://cutt.ly/mOLLI5G. Acesso em: 07 fev. 2022.
MUSIAL, D. C.; MARCOLINO-GALLI, J. F. Vulnerabilidade e risco: apontamentos teóricos e aplicabilidade na Política Nacional de Assistência Social. O Social em Questão, n. 44, p. 291-306, 2019. Disponível em: https://cutt.ly/fOLL3Zb. Acesso em: 07 fev. 2022.
OLIVEIRA, S. M. de.; RODRIGUES, S. F. R. Práticas Pedagógicas em Tempos de Pandemia: Dilemas e Desafios. Revista Educação Básica em Foco, v. 2, n.4, p. 1-6, 2021. Disponível em: https://cutt.ly/tOLBkp0. Acesso em: 07 fev. 2022.
PAYNE, G. Social divisions. New York: Santin´s Martin Press, 2000.
PAZ, A. A.; SANTOS, B. R. L. dos; EIDT, O. R. Vulnerabilidade e envelhecimento no contexto da saúde. Acta Paulista de Enfermagem, v.19, n.3, p. 338-342, 2006. Disponível em: https://cutt.ly/LOLZwpq. Acesso em: 07 fev. 2022.
RIBEIRO, C. A. C. Desigualdade de oportunidades e resultados educacionais no Brasil. Dados Revista de Ciências Sociais, v. 54, n. 1, p. 41-87, 2011. Disponível em: https://cutt.ly/POLZnjw. Acesso em: 07 fev. 2022.
RIBEIRO, V. M.; VÓVIO, C. L. Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no território. Educar em Revista, n. 2, p. 71-87, 2017. Disponível em: https://cutt.ly/2OLJZRN. Acesso em: 02 fev. 2022.
SANTOS, M. N. dos.; ALVES, F. C.; ARRAES, A. V. A. Gestão escolar no contexto pandêmico. Ensino em Perspectivas, v. 2, n.4, p. 1–12, 2020. Disponível em: https://cutt.ly/FOLVlTO. Acesso em: 05 fev. 2022.
SCHLEMMER, E.; MOREIRA, J. A. M. Ampliando Conceitos para o Paradigma de Educação Digital OnLIFE. Interações, n. 16, v. 55, p. 103–122, 2020. Disponível em: https://cutt.ly/5OLKlFO. Acesso em: 02 fev. 2022.
SEN, A. Desigualdade reexaminada. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001.
VIGNOLI, J. R. Vulnerabilidad Demográfica en América Latina: qué hay de nuevo? CEPAL, Santiago de Chile, 2001.
WEBER, M. A objetividade do conhecimento nas ciências sociais. In: COHN, G. (Org.). FERNANDES, F. (Coord.). Weber – Sociologia. Coleção Grandes Cientistas Sociais, 13. São Paulo: Ática, p. 79-127, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.