Análise do Tema Estatística nos Livros Didáticos de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental

Autores/as

  • Antônia Lília Soares Pereira IFTO
  • Liliane de Paula Sérgio Santos Secretaria Municipal de Educação: Formoso do Araguaia, Tocantins
  • Creuza Pereira da Silva Secretaria Municipal de Educação: Formoso do Araguaia, Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v4i4.10049

Palabras clave:

Base Nacional Comum Curricular, Estatística, Livro didático de Matemática

Resumen

Este estudo ancora-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e está delineado em conformidade com a legislação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O objetivo deste artigo é analisar a abordagem da temática Estatística nos livros didáticos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF). A pesquisa é documental, de cariz quali-quantitativo e de cunho analítico-exploratório, que se baseou na análise da temática Estatística em dezesseis obras didáticas de Matemática do 5º ano do EF aprovadas no PNLD (2019 – 2022). Dentre os resultados obtidos, destaca-se que a análise das obras didáticas aponta que ensino de Estatística no 5º ano do EF deve estabelecer uma maior abordagem dos temas contemporâneos transversais e da temática Estatística conforme a BNCC. Conclui-se por meio das análises realizadas que a abordagem da Estatística no livro didático de Matemática do 5º ano do EF necessita de melhorias para o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes.

Biografía del autor/a

Liliane de Paula Sérgio Santos, Secretaria Municipal de Educação: Formoso do Araguaia, Tocantins

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Tocantins- IFTO (2021). Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2022). Especialista em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2022).  Graduada em Pedagogia Anos Iniciais e Supervisão Escolar pela Universidade do Tocantins (2007). Atualmente, atuo como orientadora pedagógica (SEE/FA/TO).

Creuza Pereira da Silva, Secretaria Municipal de Educação: Formoso do Araguaia, Tocantins

Possui Graduação em Pedagogia; nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Supervisão Educacional pela Fundação Universidade do Tocantins (2004 a 2007). Pós Graduação lato Sensu em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade Suldamérica. (2015). Pós Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFTO - Campus Avançado de Formoso Do Araguaia _ Tocantins (2021). Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (2022) pela Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil. Docente efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Formoso do Araguaia - TO.

Citas

BONJORNO, J. R; BONJORNO, R; GUSMÃO, T; RIBEIRO, M. Odisseia: matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5 º Ano. Livro do professor. São Paulo, SEI, 2017.

BORDEAUX, A. L, et. al. Novo Bem-me-quer, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Editora do Brasil, 2017.

BRASIL. Apresentação. In: Programa Nacional do Livro Didático. 2019. Disponível em: https://pnld.nees.com.br/pnld_2019/apresentacao. Acesso em: 2 ago. 2021.

______. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Lex: Diário Oficial da União, 19 jul. 2017b, p. 7. col. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9099.htm. Acesso em: 1 ago. 2021.

______. Guia Nacional do Livro Didático (1º ao 5º ano) – PNLD 2019. Brasília 2018.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 7 ago. 2021.

______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio.

______. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC - propostas de práticas de implementação. Brasília: MEC/SEB, 2019a.

______. Programa Nacional do Livro Didático, 2019. Apresentação. Disponível em: https://pnld.nees.com.br/pnld_2019/apresentacao. Acesso em: 02 de ago. 2021.

CAZORLA, I. M.; MAGINA, S. M. P.; FERREIRA, V. G. G.; GUIMARÃES, G. L. Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), 2017.

CAZORLA, I.; SANTANA, E. Do Tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

COUTINHO, C. Q. S.; SANTOS, A. A.; GIORDANO, C. C. Educação Estatística, Cidadania e Livros Didáticos: o papel do letramento estatístico. REVEMAT: Revista Eletrônica de Matemática, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 1-15, jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e58951. Acesso: 30 maio 2021.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DANTE, L. R; Ápis: Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Ática, 2017.

EVANGELISTA, B.; GUIMARÃES, G.; OLIVEIRA, I. Propostas de Atividades com Tabelas em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Brasil e do Quebec. JIEEM, Pernambuco, v. 14, n. 1, p. 14-25, 2021. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/8257. Acesso: 12 jun. 2021.

GIOVANNI JÚNIOR, J. R. A conquista da matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; FTD, 2018.

HUFF, Daniel. Como mentir com Estatística. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2019.

LEITE, A. TABOADA, A. Aprender Juntos: matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano. Livro do professor. São Paulo, 2017.

MARTINS, H. DO C. B; LOUREIRO, K. DA C; REIS, L. F. E S, SUSANA; M. F. da. Aquarela: Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5 º Ano. Livro do professor. São Paulo: Kits, 2018.

MELO, C. I. B.; LOPES, T. M. R; OLIVEIRA, J. L. Análise crítica do processo de escolha do livro didático de Matemática na EEF José Jucá, no município de Quixadá-CE. Revista Thema. v. 14, n. 04, p.100 - 113, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.100-113.552. Acesso: 26 jul. 2021.

MONTEIRO, C. E. F.; CARVALHO, L. M. T. Temas emergentes em letramento estatístico. Recife: Ed. UFPE, 2021.

MORI, I. A aventura do saber matemática, 5º ano, 2. ed. São Paulo: SEI, 2017.

PEREIRA, R. F.; CONTI, K. C. O Tratamento da informação presente em livro didático de matemática do 5º ano do ensino fundamental. Momentum, v. 1, n. 9, p. 121-134, 2017. Disponível em: https://momentotum.emnuvens.com.br>download. Acesso em: 5 jun. 021.

PIRES, C. M. C; RODRIGUES, I. C. Nosso livro de Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Zapt Editora Ltda, 2014.

PONTES, M. M.; VASCONCELOS; F. V.; LIMA, D. S. S. M.; VASCONCELOS, A. K. P. A temática “Probabilidade e Estatística” nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da promulgação da BNCC: percepções pedagógicas. Educitec, Manaus, v. 5, n. 12, p. 221-237, dez. 2019. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/342024452_A_tematica_'Probabilidade_e_Estatistica'_nos_anos_iniciais_do_Ensino_Fundamental_a_partir_da_promulgacao_da_BNCC_percepcoes_pedagogicas. Acesso em: 7 jun. 2021.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Freevale, 2013.

REAME, E. Ligamundo, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Saraiva, 2017.

RIBEIRO, J; PESSÔA, K: Novo Pitanguá: Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Moderna, 2017.

SANTOS, J. C. A. de P. Vem Voar: matemática, 5º ano: ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano. Livro do professor. São Paulo; Scipione - 2017.

SOARES, E. S; Matemática com Saladim: matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano. Livro do professor. Belo Horizonte: Dimensão, 2017.

SILVEIRA; Ê. Ar Aprender e Relacionar: matemática, ensino fundamental, anos Iniciais, 5 º Ano. Livro do professor. São Paulo: Editora Moderna, 2017.

SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21-44, jan./abr. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099 . Acesso em: 20 ago. 2021.

TOLEDO, C. M. Buriti Mais Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Moderna, 2017.

TREJO, A. B. D.; PAULA, E. F. Tratamento da informação no ensino fundamental: contribuições dos livros didáticos para a alfabetização e letramento matemático. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 15, n. 3, p. 195-203, jul./set. 2018. Disponível em: https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/download/2407/2503/11198. Acesso em: 14 jul. 2021.

Publicado

2024-09-04

Cómo citar

Soares Pereira, A. L., de Paula Sérgio Santos, L., & Pereira da Silva, C. (2024). Análise do Tema Estatística nos Livros Didáticos de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental. Conexão ComCiência, 4(4). https://doi.org/10.52521/revccc.v4i4.10049

Número

Sección

Artigos