Análise do Tema Estatística nos Livros Didáticos de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental

Authors

  • Antônia Lília Soares Pereira IFTO
  • Liliane de Paula Sérgio Santos Secretaria Municipal de Educação: Formoso do Araguaia, Tocantins
  • Creuza Pereira da Silva Secretaria Municipal de Educação: Formoso do Araguaia, Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v4i4.10049

Keywords:

Common National Curriculum Base, Statistics

Abstract

This study is anchored to the Common National Curricular Base (BNCC) and is outlined in accordance with the legislation of the National Program of Books and Teaching Materials (PNLD). The objective of this article is to analyze the approach of the Statistics theme in 5th grade textbooks of the Elementary School (EF). The research is documental, qualitative-quantitative and of analytical-exploratory nature, which was based on the analysis of the Statistics theme in sixteen Mathematics didactic works for 5th grade approved in the PNLD (2019 - 2022). As results, the analysis of the textbooks points out that the teaching of Statistics in the 5th grade should establish a greater approach to contemporary cross-cutting issues and the Statistical theme according to the BNCC. It is concluded through the analysis that the approach of Statistics in the Mathematics textbook for 5th grade needs improvement for the development of skills and abilities of students.

Author Biographies

Liliane de Paula Sérgio Santos, Secretaria Municipal de Educação: Formoso do Araguaia, Tocantins

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Tocantins- IFTO (2021). Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2022). Especialista em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2022).  Graduada em Pedagogia Anos Iniciais e Supervisão Escolar pela Universidade do Tocantins (2007). Atualmente, atuo como orientadora pedagógica (SEE/FA/TO).

Creuza Pereira da Silva, Secretaria Municipal de Educação: Formoso do Araguaia, Tocantins

Possui Graduação em Pedagogia; nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Supervisão Educacional pela Fundação Universidade do Tocantins (2004 a 2007). Pós Graduação lato Sensu em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade Suldamérica. (2015). Pós Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFTO - Campus Avançado de Formoso Do Araguaia _ Tocantins (2021). Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (2022) pela Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil. Docente efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Formoso do Araguaia - TO.

References

BONJORNO, J. R; BONJORNO, R; GUSMÃO, T; RIBEIRO, M. Odisseia: matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5 º Ano. Livro do professor. São Paulo, SEI, 2017.

BORDEAUX, A. L, et. al. Novo Bem-me-quer, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Editora do Brasil, 2017.

BRASIL. Apresentação. In: Programa Nacional do Livro Didático. 2019. Disponível em: https://pnld.nees.com.br/pnld_2019/apresentacao. Acesso em: 2 ago. 2021.

______. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Lex: Diário Oficial da União, 19 jul. 2017b, p. 7. col. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9099.htm. Acesso em: 1 ago. 2021.

______. Guia Nacional do Livro Didático (1º ao 5º ano) – PNLD 2019. Brasília 2018.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 7 ago. 2021.

______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio.

______. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC - propostas de práticas de implementação. Brasília: MEC/SEB, 2019a.

______. Programa Nacional do Livro Didático, 2019. Apresentação. Disponível em: https://pnld.nees.com.br/pnld_2019/apresentacao. Acesso em: 02 de ago. 2021.

CAZORLA, I. M.; MAGINA, S. M. P.; FERREIRA, V. G. G.; GUIMARÃES, G. L. Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), 2017.

CAZORLA, I.; SANTANA, E. Do Tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

COUTINHO, C. Q. S.; SANTOS, A. A.; GIORDANO, C. C. Educação Estatística, Cidadania e Livros Didáticos: o papel do letramento estatístico. REVEMAT: Revista Eletrônica de Matemática, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 1-15, jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e58951. Acesso: 30 maio 2021.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DANTE, L. R; Ápis: Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Ática, 2017.

EVANGELISTA, B.; GUIMARÃES, G.; OLIVEIRA, I. Propostas de Atividades com Tabelas em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Brasil e do Quebec. JIEEM, Pernambuco, v. 14, n. 1, p. 14-25, 2021. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/8257. Acesso: 12 jun. 2021.

GIOVANNI JÚNIOR, J. R. A conquista da matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; FTD, 2018.

HUFF, Daniel. Como mentir com Estatística. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2019.

LEITE, A. TABOADA, A. Aprender Juntos: matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano. Livro do professor. São Paulo, 2017.

MARTINS, H. DO C. B; LOUREIRO, K. DA C; REIS, L. F. E S, SUSANA; M. F. da. Aquarela: Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5 º Ano. Livro do professor. São Paulo: Kits, 2018.

MELO, C. I. B.; LOPES, T. M. R; OLIVEIRA, J. L. Análise crítica do processo de escolha do livro didático de Matemática na EEF José Jucá, no município de Quixadá-CE. Revista Thema. v. 14, n. 04, p.100 - 113, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.100-113.552. Acesso: 26 jul. 2021.

MONTEIRO, C. E. F.; CARVALHO, L. M. T. Temas emergentes em letramento estatístico. Recife: Ed. UFPE, 2021.

MORI, I. A aventura do saber matemática, 5º ano, 2. ed. São Paulo: SEI, 2017.

PEREIRA, R. F.; CONTI, K. C. O Tratamento da informação presente em livro didático de matemática do 5º ano do ensino fundamental. Momentum, v. 1, n. 9, p. 121-134, 2017. Disponível em: https://momentotum.emnuvens.com.br>download. Acesso em: 5 jun. 021.

PIRES, C. M. C; RODRIGUES, I. C. Nosso livro de Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Zapt Editora Ltda, 2014.

PONTES, M. M.; VASCONCELOS; F. V.; LIMA, D. S. S. M.; VASCONCELOS, A. K. P. A temática “Probabilidade e Estatística” nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da promulgação da BNCC: percepções pedagógicas. Educitec, Manaus, v. 5, n. 12, p. 221-237, dez. 2019. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/342024452_A_tematica_'Probabilidade_e_Estatistica'_nos_anos_iniciais_do_Ensino_Fundamental_a_partir_da_promulgacao_da_BNCC_percepcoes_pedagogicas. Acesso em: 7 jun. 2021.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Freevale, 2013.

REAME, E. Ligamundo, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Saraiva, 2017.

RIBEIRO, J; PESSÔA, K: Novo Pitanguá: Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Moderna, 2017.

SANTOS, J. C. A. de P. Vem Voar: matemática, 5º ano: ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano. Livro do professor. São Paulo; Scipione - 2017.

SOARES, E. S; Matemática com Saladim: matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano. Livro do professor. Belo Horizonte: Dimensão, 2017.

SILVEIRA; Ê. Ar Aprender e Relacionar: matemática, ensino fundamental, anos Iniciais, 5 º Ano. Livro do professor. São Paulo: Editora Moderna, 2017.

SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21-44, jan./abr. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099 . Acesso em: 20 ago. 2021.

TOLEDO, C. M. Buriti Mais Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Moderna, 2017.

TREJO, A. B. D.; PAULA, E. F. Tratamento da informação no ensino fundamental: contribuições dos livros didáticos para a alfabetização e letramento matemático. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 15, n. 3, p. 195-203, jul./set. 2018. Disponível em: https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/download/2407/2503/11198. Acesso em: 14 jul. 2021.

Published

2024-09-04

How to Cite

Soares Pereira, A. L., de Paula Sérgio Santos, L., & Pereira da Silva, C. (2024). Análise do Tema Estatística nos Livros Didáticos de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental. Conexão ComCiência, 4(4). https://doi.org/10.52521/revccc.v4i4.10049

Issue

Section

Artigos