A educação ambiental numa perspectiva crítica

proposições para o trabalho pedagógico

Autores

  • Arnóbio Rodrigues de Sousa Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crateús

Palavras-chave:

Geografia escolar; Educação ambiental; Livro didático; Lei 10.639/03 e 11.645/08.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas proposições teórico-metodológicas para trabalhar a educação ambiental na geografia escolar no âmbito do ensino médio a partir do contexto das escolas públicas e da espacialidade dos estudantes no semiárido cearense/Crateús-CE e dialogar com o arcabouço de possibilidades das leis nº 10.639/03 e 11.645/08. A geografia escolar reconhece a educação ambiental como uma área para o desenvolvimento de competências e habilidades que ressignifica o olhar do estudante sobre o seu espaço. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa como procedimento metodológico. Enquanto considerações finais, nota-se a necessidade de reconhecer a docência como uma atividade crítica e reflexiva, investir em formação continuada, trabalhar a geografia do ponto de vista da realidade dos estudantes e não usar o livro didático como currículo escolar, mas como um material de apoio didático.

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Publicado

02-01-2022

Como Citar

Júnior, A. R. de S. (2022). A educação ambiental numa perspectiva crítica: proposições para o trabalho pedagógico. Conexão ComCiência, 2(1). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7177

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