CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA
Keywords:
Técnica da Hidroponia, Contextualização, Interdisciplinaridade, Aprendizagem de CienciasAbstract
Este recorte científico da dissertação de mestrado do autor discute a técnica da hidroponia, contextualização e interdisciplinaridade como possíveis metodologias para a aprendizagem de Ciências no Ensino Médio. Trouxe como objetivo geral analisar até que ponto, em que medida e em quais circunstâncias, a técnica da hidroponia, como metodologia para o ensino aprendizagem da Ciência, trabalhada de forma interdisciplinar e contextualizada, pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem em Ciências (Química, Física e Biologia) do Ensino Médio. A pesquisa foi de campo com método misto, tendo abordagens qualitativas e quantitativas a fim de realizar a complementação dos dados coletados. Os resultados apontaram para a melhora na aprendizagem após a aplicação da técnica da hidroponia como metodologia para o aprendizado de Ciências no Ensino Médio. Quanto à interdisciplinaridade este estudo mostrou a viabilidade em trabalhar o conhecimento de forma interdisciplinar, favorecendo a construção do conhecimento de forma unificada, em que o contexto é perceber um objeto existindo e interagindo.
References
BRASIL, MEC, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica, Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BUZAN, T. Mapas mentais e sua elaboração: um sistema definitivo de pensamento que transformará a sua vida. Tradução Euclides Luiz Calloni, Celusa Margô Wosgrau, São Paulo, Cultrix, 2005.
CANAVARRO, J. M. Ciência e Sociedade. Coimbra: Quarteto Editora, Coleção Nova Era, adult attachment scale-r (aas-r) 1999.
CAPRA, F. A visão sistêmica da vida: uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. São Paulo: Cultrix, 2014.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DEMO, P. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1995.
FAZENDA, I. C.; TAVARES, D. E.; GODOY, H. P. Interdisciplinaridade na pesquisa científica. Campinas, SP: Papirus, 2015.
FAZENDA, I. C. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.
JAPIASSU, H. Desistir do pensar? Nem pensar! Criando o sentido da vida num mundo funcional e instrumental. São Paulo: Letras e Letras, 2001.
MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
ROSA, M. I. P. (org) Formar: encontros e trajetórias com professores de ciências. São Paulo: Escrituras Editora, 2005.
SAUVÉ, L.; ORELLANA, I. A Formação Continuada de Professores em Educação Ambiental: a proposta EDAMAZ. In: SANTOS, J.E.; SATO, M. A Contribuição da Educação Ambiental à Esperança de Pandora. São Carlos, RIMA, 2001, p. 273-288.
VASCONCELOS, M. J. E. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. 10 ed. Campinas: Papirus, 2013.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 João Paulo Santos Neves Mendonça
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.