Ensino de Química para além da sala de aula: análise dos espaços não formais de educação com o foco na Estação de Tratamento de Água da Universidade Federal de Viçosa
DOI:
https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14673Parole chiave:
Espaços não formais de educação, Estação de Tratamento de Água, Ensino de Química, Educação socioambientalAbstract
O presente trabalho buscou investigar as potencialidades da Estação de Tratamento de Água da Universidade Federal de Viçosa (ETA-UFV) como um espaço não formal de educação sociocientífica e ambiental, tendo o foco no ensino de Química. Para tanto, foram acompanhadas visitas à ETA-UFV realizadas por 112 estudantes (quatro turmas da 2ª Série do Ensino Médio), de uma escola pública no município de Viçosa (MG), de modo a ser possível compreender a estrutura do espaço e a organização das visitas. Posteriormente, aplicamos um questionário destinado aos alunos que participaram da atividade, buscando com ele avaliarmos as impressões sobre a experiência vivenciada. A análise das respostas, baseada na metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin, apontou a ETA-UFV como um espaço potente para a divulgação científica, além de favorecer a aprendizagem de novos conceitos químicos. Destacamos ainda que a visita mediada permitiu fomentar relevantes reflexões no que tangem os aspectos socioambientais.
Riferimenti bibliografici
ABRANTES, Layssa; DE ASSIS SOUZA, Vinícius Catão. Ensino de Ciências em espaços não formais de educação: em foco a Estação de Tratamento de Água da UFV com um local para a formação cidadã. Revista Ponto de Vista, v. 11, n. 2, p. 01-12, 2022.
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, p. 225, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021. Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 83, p. 153-154, 7 maio 2021.
CATANHO, Marciana. Relações entre motivação e aprendizagem no ensino de Química. Monografia. Repositório da Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018.
FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney; OLIVEIRA, RC de. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 101-106, 2010.
GAIA, Aryane Alyne Barbosa; LOPES, Fabrício Teles. A utilização dos espaços não formais como estratégia educacional no ensino de Ciências. Ciências em Foco. v.12. n.1. p.44-53. 2019.
GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Bookman Editora, 2009.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006.
JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Em extensão, Universidade Federal de Uberlândia. vol 7, n. 1, 2008.
MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi. Questionário e entrevista na pesquisa qualitativa Elaboração, aplicação e análise de conteúdo. São Paulo: Pedro e João, 2020.
MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção Docência em Formação. Série Ensino Médio).
MARQUES, Joana Brás Varanda Marques; FREITAS, Denise.Fatores de caracterização da educação não formal: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1087-1110, out./dez 2017.
MOREIRA, Marco Antônio. Investigação Básica em educação em Ciências: uma visão pessoal. Revista Chilena de Educación Científica, v.3, n.1, p. 10-17, 2004.
RIBEIRO, Pedro Neto Clares; FELIPE, Régia Márcia da Silva; RODRIGUES, André Luiz Martins; SOUZA, José Carlos. Contribuições de espaços não formais para a educação científica e a cidadania no olhar de professores de Ciências da Natureza. Seminários Docentes, 2022.
RODRIGUEZ, Vanessa Fonseca de Souza. O ensino de conceitos científicos em espaços não formais de educação: uma experiência em um centro de educação ambiental. Repositório Institucional da Unipampa (RIU), 2016. Disponível em https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1251.
SANTOS, Anderson Oliveira et al. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do Ensino Médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, v. 9, n. 7 (b), 2013.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MALDANER, Otávio Aloisio. Ensino de Química em Foco. Ijuí (RS): Unijuí, 2010. 365 p. (Coleção Educação em Química).
SCHNETZLER, Roseli Pacheco. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v. 25, p. 14-24, 2002.
SEGA, Daniel Luiz. Espaços não formais de ensino: ensino de Química em uma estação de tratamento de água. 2021. Monografia. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021.
TEIXEIRA, Hebert Balieiro; QUEIROZ, Ricardo; ALMEIDA, Danielle; GHEDIN, Evandro; TERÀN, Augusto. A inteligência naturalista e a educação em espaços não formais um novo caminho para uma educação científica. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, 2012.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdu̧ão à pesquisa em Ciências Sociais: qualitativa em educação. São Paulo: Atlas,1987.
TONON, Gabriel Jácomo de Paula. Proposta de Estruturação da Estação de Tratamento de Água da UFV para a sua legitimação como um Espaço não Formal de Educação Sociocientífica e Ambiental. Monografia. Universidade Federal de Viçosa (UFV), 2022.
VIEIRA, Valéria; BIANCONI, Maria Lucia; DIAS, Monique. Espaços não formais de ensino e o currículo de Ciências. Ciência e Cultura, São Paulo, n. 4, p. 21-23, 2005.
YAMAUCHI, Heron Demitrycz et al. Estação de tratamento de água (ETA) Bolonha: concepções de Educação Ambiental em duas escolas do ensino fundamental de Belém (PA). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 2, p. 51-68, 2021.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Bruna Rezende Magiole, Victória Lessa da Silva, Vinicius Catão de Assis Souza

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.