Construction of didactic sequences in Basic Education: interfaces and possibilities

Authors

  • Claudete de Lima Chafin Secretaria Municipal do Rio de Janeiro
  • Luciana Jesus de Souza Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do RJ
  • Bruno Virginio Neri Secretaria Municipal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14462

Keywords:

Education, Innovation, Intervention, Technology, Digital book

Abstract

The theme of this article portrays data collected from dissertations defended in 2022 and 2023, to obtain the title of master in New Digital Technologies in UniCarioca Education. The problematization of the research aimed to re-signify Portuguese Language and Mathematics activities, with the objective of closing students' gaps in relation to the contents of narrative writing, grammatical analysis and mathematical operations, which fell short of what was expected when they were tested in the assessments. The Didactic Sequences permeated by digital technologies, known as SD's, were applied by teachers and with teachers, in the municipal network of Rio de Janeiro in classes of the early years. The methodologies used were the observation and analysis of the data, presented in a qualitative research perspective. Focusing on students with difficulties. Therefore, the SD's with differentiated proposals to meet the difficulties of the students.

 

Author Biographies

Claudete de Lima Chafin, Secretaria Municipal do Rio de Janeiro

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Unicarioca. Licenciada em História pela Universidade Gama Filho (UGF) e em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). Especialista em História do Brasil pela Universidade Candido Mendes (UCAM), em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Estácio de Sá (UNESA) e Supervisão Educacional pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Atua como professora do Ensino Fundamental I e da EJA na SME-RJ.

Luciana Jesus de Souza, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do RJ

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca); licenciada em História na UNISUAM e em Pedagogia na UNIRIO. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira pela UCAM. Professora do Ensino Fundamental I na SME/RJ e Tutora presencial na Fundação CECIERJ, no curso de Licenciatura em Pedagogia, vinculado à UERJ.

Bruno Virginio Neri, Secretaria Municipal do Rio de Janeiro

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA); licenciado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade São Luís. É professor de ensino fundamental - anos finais da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SME/RJ). Atualmente é formador de matemática da Escola de Formação Paulo Freire (SME/RJ), professor I de matemática no município de Nova Iguaçu e tutor presencial na Fundação CECIERJ, no curso de Licenciatura em Matemática, vinculado a UNIRIO

References

Alves, L. L. A importância da matemática nos anos iniciais. EREMATSUL– Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, v. 22, 2016.

Arantes, Sheila da Silva Ferreira. Reforço Escolar nas Sociedades Civis em prol da Alfabetização: Interface entre Sequência Didática e Tecnologias Digitais. Dissertação (Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação) - Centro Universitário Carioca, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <https://proximal.unicarioca.edu.br/portal/reforco-escolar-em-sociedades-civis-em-prol-da-alfabetizacao-interface-entre-sequencia-didatica-e-tecnologias-digitais/>. Acesso em: 20 agosto. 2024.

Araújo, Júlio César. Internet & Ensino: Novos gêneros, outros desafios, ed. Singular, Rio de Janeiro, 2009.

Archanjo, Rafaela Luiz da Silva; SANTOS, Rafael Teixeira dos. CANVA. Simpósio, [S.l.], n. 8, mar. 2020. ISSN 2317-5974.

Árvore. E-books: o que são e como utilizá-los como ferramenta pedagógica? Disponível em: https://www.arvore.com.br/blog/e-books-o-que-sao-e-como-utiliza-los-como-ferramenta-pedagogica. Acesso em: 20 agosto. 2024.

Batista, A. A. R. Ressignificando a prática docente: Utilizando a realidade

aumentada como estratégia à promoção da leitura e escrita. Orientador: Victor

Gonçalves Glória Freitas. 2021. Dissertação (Mestrado). Centro Universitário do Rio

de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

Delpech, Alexandre. A facilitação do ensino de Morfologia na escola: o trabalho com textos, 2008, Departamento de Letras, UERJ, Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/view/4735, Acesso em 11 de novembro de 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/view/4735. Acesso em: 20 agosto. 2024.

Deterding, S. et al. Em Proceedings International Academic Mindtrek Conference: Envisioning Future Media Environments, Tampere, 2011.

Dolz, J. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: (Ed.). Gêneros orais e escritos na escola. Coleção as faces da linguística aplicada. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

Dos Santos, J. F.; Teles, R. de M. Um estudo sobre o algoritmo da subtração com reserva: A interpretação do professor para erros cometidos pelos alunos. Recife (PE): CE-UFPE, 2015.

Educacional. Quais são as vantagens do livro digital para a escola? Disponível em: https://educacional.com.br/tecnologia-educacional/vantagens-do-livro-digital/. Acesso em: 20 agosto. 2024.

Freitas, Neliane Alves de; Et. Al. Prática pedagógica com celular e Stop-motion em interdisciplinaridade com Artes. In: Workshop de Informática na Escola, 2016, Uberlândia. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016.

Inersaberes. Ebook: quais as vantagens para o ensino superior? Disponível em: https://www.intersaberes.com/blog/ebook-quais-as-vantagens-para-o-ensino-superior/. Acesso em: 20 agosto. 2024.

Lautert, S. L. As dificuldades das crianças com a divisão: um estudo de intervenção. 2005

Machado, A. R. An experience in advice for teaching and materials preparation for the teaching of writing at a university. DELTA., São Paulo, v. 16, n. 1, 2000

Martins, N.et Al, C. The Use of Applets in Understanding Fundamental Mathematical Concepts in Initial Teacher’s Training. In M. Tsitouridou, T. Mikropoulos, & J. Diniz (Eds.), Communications in Computer and Information Science, 2019. (pp. 307-318). doi: 10.1007/978-3-030-20954-4.

Monteiro, Jean Carlos DA Silva PADLET: um novo modelo de organização de conteúdo hipertextual. Revista Encantar, v. 2, p. 01-11, 17 jul.

Disponível em:

<https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/art icle/view/9077>. Acesso em: 20 agosto. 2024.

Oliveira, Gisele Pereira; Pereira, Ana Carolina Costa. A aliança entre Tecnologias do passado e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação via Investigação Científica. Revista de Educação Matemática, v. 18, 20 jul. 2021. Disponível em:

http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat- SP/article/view/523/264. Acesso em: 15 jun. 2022.

Oliveira, M. M. de. Sequência didática interativa. Petrópolis: Vozes, 2013.

Oliveira, C. I.; Moretto, M.; O gênero texto como objeto de ensino na produção escrita. Cartas, [S. l.], n. 58, p. 87-110, 2019. DOI: 10.5902/2176148534807. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/34807. Acesso em: 24 jul. 2023.

Santos, Edmea: Carvalho, Felipe. Teorizações iniciais: práticas educacionais e tecnologias digitais em rede, 2021, Revista docência e cibercultura, volume 5, número 1, disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/57293/36766, Acesso em: 19 de agosto de 2023.

Soppelsa, J. J. C.; Fontana, A. Superando as dificuldades com a divisão através da utilização de jogos. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

Viana, A. de S. Silva, J. D. da. Dificuldades com a operação de multiplicação no 6o ano do Ensino Fundamental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 20, pp. 82-92. novembro de 2020.

Vieira, Sílvia R.; Durval, Luiz F. da S.; O tratamento do componente gramatical nos cadernos pedagógicos da rede municipal de ensino: breve diagnóstico em Gramática, Variação e ensino: diagnóstico e propostas pedagógicas, 2018, editora FAPERJ, São Paulo, páginas 7 e 9.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar, Porto Alegre, 1998.

Published

2025-01-24

How to Cite

de Lima Chafin, C., Jesus de Souza, L., & Virginio Neri, B. (2025). Construction of didactic sequences in Basic Education: interfaces and possibilities. Conexão ComCiência, 1(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14462