Iniciativas formativas para uma prática docente inclusiva em metodologias ativas

Authors

  • Ana Cecília Fadú Sáber e Silva Ribeiro USP-ESALQ
  • Aparecida Leonir da Silva USP- ESALQ

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v3i4.10529

Keywords:

Educação inclusiva, Terapia ocupacional, Formação docente, Necessidades educacionais especiais

Abstract

In the educational context, the teaching narratives denounce a theoretical-practical barrier in active methodologies with students whose special educational needs, even these methodologies having well defined theoretical bases in the protagonism of the students and the pedagogical didactics. In this experience report of advisory in occupational therapy, with teachers of a private educational institution who adopts problem solving methodology, the objective was to outline training initiatives for an inclusive active methodological practice. In the qualitative treatment of data, actions are dimensioned for the resignation of the school culture and inclusive education. The results show the initiatives that highlight the experience of teachers; the prior knowledge of the students as the centrality of the process, as well as the importance of technical support in continuing teacher training. Such initiatives, when engaged with the active methodologies in the teaching process, modify didactics, becoming inclusive and accessible for students with special educational needs.

Author Biography

Aparecida Leonir da Silva, USP- ESALQ

Possui licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/ Ivinhema-MS. Durante a graduação, foi integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) que atuava com pesquisa ensino e extensão. Atuou como professora da Escola Estadual Joaquim Gonçalves Ledo em Ivinhema-MS e durante este período foi responsável pelo planejamento pedagógico e desenvolvimento de relatório para a secretaria de ensino do Município. Fez mestrado em Fisiologia Vegetal, pela Universidade Federal de Viçosa. Doutora em Fisiologia e Bioquímica de Plantas, pela Universidade de São Paulo/ ESALQ. Cursou a preparação pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) e organizou o IV e V Workshop sobre Docência no Ensino Superior. Participou da Etapa de Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino junto à disciplina LCB0208 Bioquímica, ministrada aos alunos de graduação da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo. Participou de treinamentos na área de Liderança e Equipes Cooperativa e Transformando Ideias em Resultados. Cursou o programa de formação continuada de professores: Uma ênfase cultural - PAULO FREIRE/Unicamp. Possui trabalhos publicados nas áreas de avaliação da aprendizagem e responsabilidade social e educação ambiental. Atualmente orienta pelo MBA USP/ESALQ nos cursos de Agronegócios e Gestão escolar. Além de experiência nas áreas de coordenação pedagógica, relações interpessoais e liderança, também tem experiência na área de agronomia: Bioquímica, Genética e Fisiologia Vegetal, fisiologia de sementes, com ênfase em biologia molecular e proteínas. Atualmente é Supervisora na empresa Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) com pesquisa e desenvolvimento de transformação genética de variedades recalcitrantes de cana-de-açúcar e desenvolvimento de protocolo de calos de cana-de-açúcar.

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Published

2024-09-02

How to Cite

Fadú Sáber e Silva Ribeiro, A. C., & Leonir da Silva, A. (2024). Iniciativas formativas para uma prática docente inclusiva em metodologias ativas . Conexão ComCiência, 3(4). https://doi.org/10.52521/revccc.v3i4.10529

Issue

Section

Relato de experiência

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