O uso das fontes na História Digital da Educação

Autores

  • Débora Cristina de Souza Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lidemberg Régis Santos Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14476

Palavras-chave:

História da educação, Repositórios digitais, Fontes

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo discutir sobre o uso das fontes na dimensão da história digital no campo da história da educação. O estudo constitui-se, portanto, como um espaço de reflexão e discussão para outros pesquisadores e historiadores acerca do armazenamento e preservação das fontes impressas e o seu futuro diante da aceleração de informações no meio digital. Para o historiador, a “virada digital” direcionou diversas questões ao seu ofício – de acesso, armazenamento, tratamento, divulgação e manejo das ferramentas digitais – em virtude da crescente incorporação das tecnologias digitais no cotidiano da sociedade.

Biografia do Autor

Débora Cristina de Souza Pereira , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFRN). Integra o grupo de pesquisa em História da Educação na mesma instituição.

Lidemberg Régis Santos Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFRN). Participa do grupo de pesquisa em História da Educação na mesma instituição.

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Publicado

13-01-2025

Como Citar

Cristina de Souza Pereira , D., & Régis Santos Dantas, L. (2025). O uso das fontes na História Digital da Educação. Conexão ComCiência, 1(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14476

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal