A VARIAÇÃO /l/ DIANTE DE /i/ NA ESCOLA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo em questão aborda a variação do som /l/ diante da vogal /i/ no contexto escolar. O objetivo é descrever e analisar a interferência dessa variação na escrita dos alunos. Esse fenômeno linguístico ocorre devido à influência na representação do som /l/ em palavras que contêm a vogal /i/. A dificuldade na interpretação desse som pode ser atribuída a diversos fatores, e o trabalho visa desenvolver uma análise diafásica conforme os graus de escolaridade. Os objetivos estabelecidos focaram no processo linguístico da variação dessa palatalização, analisando o corpus com base em seus diminutivos. A pesquisa foi aplicada nas escolas Dr. Celso Malcher e Prof. Virgílio Libonati, envolvendo turmas do 5º, 8º, 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, localizadas no município de Belém - PA. Isso permitiu a coleta de informações e a realização de pesquisa bibliográfica. Assim, a variação estudada requer uma abordagem consciente no ensino, com práticas de ortografia e consideração da influência da fala no ambiente escolar.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
COELHO, Izete Lehmkuhl et al. Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.
CRISTÓFARO, Thais. Fonética e fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: Histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas 2003.
OLIVEIRA, M. B. et al. Imagens preliminares da realização variável de /l/ prevocálico no estado do Pará. Signum: Estudos de Linguagem, n. 12, v. 1, p. 257-278, jul. 2009.
OLIVEIRA, M. B. Palatalização de /l/: atuação de fatores sociais. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 19/2, p. 239-259, dez. 2016.
OLIVEIRA, M. B. Palatalização de l diante de i no português brasileiro. Linguística Vol. 32-2, p. 63-72, dez. 2016.
PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA GUAMÁ – PCT. Disponível em: http://pctguama.org.br/?p=183841&lang=pt. Acesso em: 05 jun. 2023.
