MEMÓRIA E HISTÓRIA:
ITINERÁRIOS DE PESQUISAS SOBRE INTELECTUAIS NO RN
DOI:
https://doi.org/10.52521/bilros.v12i25.14171Parole chiave:
História da Educação, Memória, Intelectuais-RNAbstract
O Rio Grande do Norte constitui-se campo de notáveis intelectuais, cujas contribuições fizeram a vanguarda da cultura, da educação, e da política que influenciaram o Brasil e outros países. Esse cenário influenciou a escolha dos temas do Grupo de Pesquisa Cultura, Política e Educação, envolvendo professores e estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Grupo em seus 30 anos traz um repertório, de necessária exploração: as pesquisas que reverberam a memória, a história da educação e o itinerário desses intelectuais na sociedade norte-rio-grandense. O Relato de Experiência objetiva discorrer acerca do percurso desenvolvido para Levantar e Catalogar o referencial bibliográfico e documental que compõe a temática dos intelectuais norte-rio-grandenses, com vistas a publicização como contribuição à memória e história da educação.
Riferimenti bibliografici
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BLOCH, Marc. Apologie pour l’histore ou métier d’hitorien. Pais: Colin,1974.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Apresentação do livro que edita os textos do I Congresso Brasileiro de História da Educação. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – SBHE (Org.). Educação no Brasil: História e Historiografia. Campinas, SP: Autores Associados; São Paulo: SBHE, 2001.
CHAUÍ, Marilena. Janela da alma, espelho do mundo. In: NOVAES, Adauto. (Org.). O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras,2003. p. 31.
CYRULNIK, Boris. De corpo e alma: a conquista do bem-estar. São Paulo: Ed.WMF: Martins Fontes, 2009.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
FREIRE, Paulo. Esperançar, 100 anos de Paulo Freire (Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes). Disponível em: https://www.amigosenff.org.br/esperancar-100-anos-de-paulo-freire-chamada-para-artistas/. Acesso em: 17 set. 2024.
GERMANO, José Willington. Lendo e aprendendo: a campanha de pé no chão. 4. ed. Natal: RN: Caravela, 2021.
GERMANO, José Willington. Estado militar educação no Brasil (1964- 1985). 5ed.São Paulo: Cortez, 2011.
GICO, Vania. Contexto Social, Estrutura Universitária e Biblioteca: o caso da UFPE. Recife: Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 1990.
GICO, Vânia de Vasconcelos. Luís da Câmara Cascudo: itinerário de um pensador. São Paulo, 1998. 281 p. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, PUC, São Paulo.
GRAMSCI, A. Quaderni del carcere. Torino: Einaudi, 1977.
HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva e memória histórica. In: HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.p.57-94.
HERRERA FLORES, Joaquin. A reinvenção dos Direitos Humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.
LE GOFF, Jacques. Memória. In: LE GOFF, Jacques. História e memória. 5.ed. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 2003.
NOBRE, Itamar de Morais. Revelando os modos de vida da Ponta do Tubarão. 2005. 274f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) -Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
NUNES, Clarice. História da educação brasileira: novas abordagens de velhos objetos. Teoria & Educação. n.6, 1992. p.151-182.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto
História. São Paulo: PUC, n. 10, pp. 07-28, dezembro de 1993.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Uma cartografia simbólica das representações sociais: o caso do direito. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009. (Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática, v.1). p.197-224.
TOGNOLI, Sônia Érica Kátia do Amaral. Maurice Halbwachs: A memória coletiva. Scripta Alumni; Uniandrade, n.2, 2009.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Rosângela Maria de Oliveira Silva, Vania de Vasconcelos Gico, Geralda Efigênia Macedo da Silva
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.