MEMÓRIA E HISTÓRIA:
ITINERÁRIOS DE PESQUISAS SOBRE INTELECTUAIS NO RN
DOI :
https://doi.org/10.52521/bilros.v12i25.14171Mots-clés :
História da Educação, Memória, Intelectuais-RNRésumé
O Rio Grande do Norte constitui-se campo de notáveis intelectuais, cujas contribuições fizeram a vanguarda da cultura, da educação, e da política que influenciaram o Brasil e outros países. Esse cenário influenciou a escolha dos temas do Grupo de Pesquisa Cultura, Política e Educação, envolvendo professores e estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Grupo em seus 30 anos traz um repertório, de necessária exploração: as pesquisas que reverberam a memória, a história da educação e o itinerário desses intelectuais na sociedade norte-rio-grandense. O Relato de Experiência objetiva discorrer acerca do percurso desenvolvido para Levantar e Catalogar o referencial bibliográfico e documental que compõe a temática dos intelectuais norte-rio-grandenses, com vistas a publicização como contribuição à memória e história da educação.
Références
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BLOCH, Marc. Apologie pour l’histore ou métier d’hitorien. Pais: Colin,1974.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Apresentação do livro que edita os textos do I Congresso Brasileiro de História da Educação. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – SBHE (Org.). Educação no Brasil: História e Historiografia. Campinas, SP: Autores Associados; São Paulo: SBHE, 2001.
CHAUÍ, Marilena. Janela da alma, espelho do mundo. In: NOVAES, Adauto. (Org.). O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras,2003. p. 31.
CYRULNIK, Boris. De corpo e alma: a conquista do bem-estar. São Paulo: Ed.WMF: Martins Fontes, 2009.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
FREIRE, Paulo. Esperançar, 100 anos de Paulo Freire (Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes). Disponível em: https://www.amigosenff.org.br/esperancar-100-anos-de-paulo-freire-chamada-para-artistas/. Acesso em: 17 set. 2024.
GERMANO, José Willington. Lendo e aprendendo: a campanha de pé no chão. 4. ed. Natal: RN: Caravela, 2021.
GERMANO, José Willington. Estado militar educação no Brasil (1964- 1985). 5ed.São Paulo: Cortez, 2011.
GICO, Vania. Contexto Social, Estrutura Universitária e Biblioteca: o caso da UFPE. Recife: Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 1990.
GICO, Vânia de Vasconcelos. Luís da Câmara Cascudo: itinerário de um pensador. São Paulo, 1998. 281 p. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, PUC, São Paulo.
GRAMSCI, A. Quaderni del carcere. Torino: Einaudi, 1977.
HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva e memória histórica. In: HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.p.57-94.
HERRERA FLORES, Joaquin. A reinvenção dos Direitos Humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.
LE GOFF, Jacques. Memória. In: LE GOFF, Jacques. História e memória. 5.ed. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 2003.
NOBRE, Itamar de Morais. Revelando os modos de vida da Ponta do Tubarão. 2005. 274f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) -Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
NUNES, Clarice. História da educação brasileira: novas abordagens de velhos objetos. Teoria & Educação. n.6, 1992. p.151-182.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto
História. São Paulo: PUC, n. 10, pp. 07-28, dezembro de 1993.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Uma cartografia simbólica das representações sociais: o caso do direito. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009. (Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática, v.1). p.197-224.
TOGNOLI, Sônia Érica Kátia do Amaral. Maurice Halbwachs: A memória coletiva. Scripta Alumni; Uniandrade, n.2, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Rosângela Maria de Oliveira Silva, Vania de Vasconcelos Gico, Geralda Efigênia Macedo da Silva 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.