DOCÊNCIA NÃO É DOM:

TRAJETÓRIA FORMATIVA NA DOCÊNCIA EM HISTÓRIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG

Autori

  • Saymon da Silva Siqueira Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Parole chiave:

Experiência, Formação, professores-pesquisadores, pandemia

Abstract

O objetivo neste texto é refletir brevemente a respeito da experiência formativa no Programa Institucional de Residência Pedagógica, subprojeto de História, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), desenvolvido em parceria com a E.E. Dr. Napoleão Salles, sob a supervisão da prof.ª Aline Borges Vieira Vignoli, e coordenação da prof.ª  Dra. Lívia Nascimento Monteiro.Para tanto, apresenta-se um recorteacerca das experiências docentes e as atividades desenvolvidas no período circunscrito entre outubro de 2020 a abril de 2021, destacadamente, um período pandêmico de grande impacto. Na sequência, discute-se as contribuições e potencialidades possibilitadas pelo programa à formação dos residentes e a experiência docente, enquanto discentes em formação e futuros professores-pesquisadores.

Biografia autore

Saymon da Silva Siqueira, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Mestrando do Programa de Pós-graduação em História Ibérica da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e discente do curso de especialização em Sociologia. Atualmente, integra o grupo de Pesquisa Península Ibérica: da antiguidade Tardia à Reconquista, desenvolvendo pesquisa na área de História Medieval Ibérica. Também é professor contratado da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Graduado em História-Licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas e Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Foi bolsista do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP); bolsista CNPq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); e atuou como bolsista do Programa de Iniciação a Docência (PIBID).  ORCID:

http://orcid.org/0000-0002-3557-0682 E-mail: saymon.siqueira@sou.unifal-mg.edu.br

Riferimenti bibliografici

BARTHES, Roland. Le degrézéro de l'écriture. Paris: Seuil, 1972.

CARVALHO, José Sérgio F. de. A teoria na prática é outra? Considerações sobre as relações entre teoria e prática em discursos educacionais. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, p. 307-322, ago. 2011.

FANON, F. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro, RJ: Editora Civilização Brasileira, 1968.

LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006.

MATTOS, Ilmar Rohloff de. "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História. Tempo, v. 11, n. 21, p. 5-16, 2006.

MENEGUELLO, Cristina. O lugar da sala de aula: o ensino superior mediado por tecnologias. Humanas: Pesquisadoras em Rede, 2020. Disponível em: https://www.humanasrede.com/post/o-lugar-da-sala-de-aula. Acesso em 01 nov. 2020.

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa; PENNA, Fernando de Araújo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Educação & Realidade, v. 36, n. 1, 2011.

Pubblicato

2023-08-21

Come citare

DA SILVA SIQUEIRA, S. DOCÊNCIA NÃO É DOM: : TRAJETÓRIA FORMATIVA NA DOCÊNCIA EM HISTÓRIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 10, n. 20, p. 08, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/11283. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

EXPERIÊNCIA DE ENSINO