DOCÊNCIA NÃO É DOM:

TRAJETÓRIA FORMATIVA NA DOCÊNCIA EM HISTÓRIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG

Authors

  • Saymon da Silva Siqueira Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Keywords:

Experiência, Formação, professores-pesquisadores, pandemia

Abstract

The objective of this text is to briefly reflect on the formative experience in the Institutional Pedagogical Residency Program, a History subproject, at the Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG), developed in partnership with E.E. Dr. Napoleão Salles, under the supervision of Prof. Aline Borges Vieira Vignoli, and coordinated by Prof. Dr. Lívia Nascimento Monteiro. Between 2020 to April 2021, notably, a pandemic period of great impact. Next, the contributions and potential made possible by the program to the training of residents and the teaching experience, as students in training and future teacher-researchers, are discussed.

Author Biography

Saymon da Silva Siqueira, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Mestrando do Programa de Pós-graduação em História Ibérica da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e discente do curso de especialização em Sociologia. Atualmente, integra o grupo de Pesquisa Península Ibérica: da antiguidade Tardia à Reconquista, desenvolvendo pesquisa na área de História Medieval Ibérica. Também é professor contratado da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Graduado em História-Licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas e Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Foi bolsista do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP); bolsista CNPq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); e atuou como bolsista do Programa de Iniciação a Docência (PIBID).  ORCID:

http://orcid.org/0000-0002-3557-0682 E-mail: saymon.siqueira@sou.unifal-mg.edu.br

References

BARTHES, Roland. Le degrézéro de l'écriture. Paris: Seuil, 1972.

CARVALHO, José Sérgio F. de. A teoria na prática é outra? Considerações sobre as relações entre teoria e prática em discursos educacionais. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, p. 307-322, ago. 2011.

FANON, F. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro, RJ: Editora Civilização Brasileira, 1968.

LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006.

MATTOS, Ilmar Rohloff de. "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História. Tempo, v. 11, n. 21, p. 5-16, 2006.

MENEGUELLO, Cristina. O lugar da sala de aula: o ensino superior mediado por tecnologias. Humanas: Pesquisadoras em Rede, 2020. Disponível em: https://www.humanasrede.com/post/o-lugar-da-sala-de-aula. Acesso em 01 nov. 2020.

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa; PENNA, Fernando de Araújo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Educação & Realidade, v. 36, n. 1, 2011.

Published

2023-08-21

How to Cite

DA SILVA SIQUEIRA, S. DOCÊNCIA NÃO É DOM: : TRAJETÓRIA FORMATIVA NA DOCÊNCIA EM HISTÓRIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG. Journal of History Bilros: History(s), Society(ies) and Culture(s), [S. l.], v. 10, n. 20, p. 08, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/11283. Acesso em: 2 oct. 2024.

Issue

Section

EXPERIÊNCIA DE ENSINO