DOCÊNCIA NÃO É DOM:
TRAJETÓRIA FORMATIVA NA DOCÊNCIA EM HISTÓRIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG
Schlagworte:
Experiência, Formação, professores-pesquisadores, pandemiaAbstract
O objetivo neste texto é refletir brevemente a respeito da experiência formativa no Programa Institucional de Residência Pedagógica, subprojeto de História, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), desenvolvido em parceria com a E.E. Dr. Napoleão Salles, sob a supervisão da prof.ª Aline Borges Vieira Vignoli, e coordenação da prof.ª Dra. Lívia Nascimento Monteiro.Para tanto, apresenta-se um recorteacerca das experiências docentes e as atividades desenvolvidas no período circunscrito entre outubro de 2020 a abril de 2021, destacadamente, um período pandêmico de grande impacto. Na sequência, discute-se as contribuições e potencialidades possibilitadas pelo programa à formação dos residentes e a experiência docente, enquanto discentes em formação e futuros professores-pesquisadores.
Literaturhinweise
BARTHES, Roland. Le degrézéro de l'écriture. Paris: Seuil, 1972.
CARVALHO, José Sérgio F. de. A teoria na prática é outra? Considerações sobre as relações entre teoria e prática em discursos educacionais. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, p. 307-322, ago. 2011.
FANON, F. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro, RJ: Editora Civilização Brasileira, 1968.
LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006.
MATTOS, Ilmar Rohloff de. "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História. Tempo, v. 11, n. 21, p. 5-16, 2006.
MENEGUELLO, Cristina. O lugar da sala de aula: o ensino superior mediado por tecnologias. Humanas: Pesquisadoras em Rede, 2020. Disponível em: https://www.humanasrede.com/post/o-lugar-da-sala-de-aula. Acesso em 01 nov. 2020.
MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa; PENNA, Fernando de Araújo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Educação & Realidade, v. 36, n. 1, 2011.