EDUCAÇÃO E MEMÓRIA:
REGISTROS DISCENTES DE UM CURSO DE/EM FORMAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.52521/bilros.v12i24.14155Mots-clés :
História da Educação, Memória Docente, Formação de professores, Educação a distanciaRésumé
Trata-se da análise dos registros discentes na construção da memória e da história da educação na Pedagogia do UNIFESO, buscando uma visão organizada da educação. O objetivo central é preservar as memórias dos professores em formato digital, examinado a importância do ensino na formação de professores. Em específico, analisar a escola como uma instituição que preserva memória e a cultura. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica e coleta de relatos orais, estabelecendo conexões entre áreas de conhecimento e práticas educativas. Conclui-se que ao incluir o tema "Memória Docente", é possível resgatar o significado do trabalho e da profissão de professor. Histórias de vida, autobiografias, representações e relatos sobre a formação e experiências profissionais são algumas das formas de estudo relacionadas à memória. A escola é vista como uma instituição que preserva a memória e a cultura de um grupo social, integrando-se com a memória social informal, educativa e digital da sociedade.
Références
CANDAU, V. M. Da Didática fundamental ao fundamental da Didática. In: ANDRÉ, M. E.; OLIVEIRA, M. R. (orgs.) Alternativas do ensino de Didática. Campinas: Papirus, 1997.
CANEN, A. Formação de professores e diversidade cultural. In: Vera Maria Candau (org.) Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 205-236.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GREEN, B.; BIGUM, C. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, Tomáz Tadeu (org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
KENSKI, Vani Moreira. O papel do professor na sociedade digital. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. Tradução. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
LIBÂNEO, J.C. Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas. In: CANDAU, Vera Maria (org.) Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
LIBÂNEO, J.C. Educação: Pedagogia e Didática: o campo investigativo da pedagogia e da didática no Brasil: esboço histórico e buscas de identidade epistemológica e profissional. In: PIMENTA, S. G. (org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
NÓVOA. A. (org.). Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (org.) Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1999 (b).
PERRENOULD, P. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação, n. 12, set./dez. 1999.
SANTOS, Ana Lúcia C. dos; GRUMBACH, Gilda Maia. Didática. vol. 1, 2ª ed., Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2014.
ZEICHNER, K. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: EDUCA/Professores, 1993.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ana Cristina Borges López Monteiro Francisco, Jessica Coelho de Oliveira 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .