EDUCAÇÃO E MEMÓRIA:
REGISTROS DISCENTES DE UM CURSO DE/EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.52521/bilros.v12i24.14155Schlagworte:
História da Educação, Memória Docente, Formação de professores, Educação a distanciaAbstract
Trata-se da análise dos registros discentes na construção da memória e da história da educação na Pedagogia do UNIFESO, buscando uma visão organizada da educação. O objetivo central é preservar as memórias dos professores em formato digital, examinado a importância do ensino na formação de professores. Em específico, analisar a escola como uma instituição que preserva memória e a cultura. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica e coleta de relatos orais, estabelecendo conexões entre áreas de conhecimento e práticas educativas. Conclui-se que ao incluir o tema "Memória Docente", é possível resgatar o significado do trabalho e da profissão de professor. Histórias de vida, autobiografias, representações e relatos sobre a formação e experiências profissionais são algumas das formas de estudo relacionadas à memória. A escola é vista como uma instituição que preserva a memória e a cultura de um grupo social, integrando-se com a memória social informal, educativa e digital da sociedade.
Literaturhinweise
CANDAU, V. M. Da Didática fundamental ao fundamental da Didática. In: ANDRÉ, M. E.; OLIVEIRA, M. R. (orgs.) Alternativas do ensino de Didática. Campinas: Papirus, 1997.
CANEN, A. Formação de professores e diversidade cultural. In: Vera Maria Candau (org.) Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 205-236.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GREEN, B.; BIGUM, C. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, Tomáz Tadeu (org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
KENSKI, Vani Moreira. O papel do professor na sociedade digital. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. Tradução. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
LIBÂNEO, J.C. Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas. In: CANDAU, Vera Maria (org.) Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
LIBÂNEO, J.C. Educação: Pedagogia e Didática: o campo investigativo da pedagogia e da didática no Brasil: esboço histórico e buscas de identidade epistemológica e profissional. In: PIMENTA, S. G. (org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
NÓVOA. A. (org.). Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (org.) Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1999 (b).
PERRENOULD, P. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação, n. 12, set./dez. 1999.
SANTOS, Ana Lúcia C. dos; GRUMBACH, Gilda Maia. Didática. vol. 1, 2ª ed., Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2014.
ZEICHNER, K. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: EDUCA/Professores, 1993.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Ana Cristina Borges López Monteiro Francisco, Jessica Coelho de Oliveira
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.