GINÁSIOS POLIVALENTES DO NATAL:
INSTITUIÇÕES ESCOLARES NA DITADURA MILITAR
DOI :
https://doi.org/10.52521/bilros.v12i24.14152Mots-clés :
Ginásios Polivalentes, História da Educação do Natal, Ditadura Militar, PREMENRésumé
Temos como objetivo analisar a implantação dos Ginásios Polivalentes na cidade do Natal/RN. Foca-se na abordagem tecnicista, que visava formar mão de obra para o mercado, mas foi criticada por restringir a autonomia dos estudantes. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza fontes bibliográficas e documentais, analisando notícias do Diário de Natal entre 1970 e 1979, depositados na Hemeroteca Digital Brasileira com ênfase na formação de professores, relevância político-social e construção dos prédios. Os resultados destacam a influência das políticas estadunidenses e questionam a eficácia e a fundamentação teórica desses ginásios, apontando inconsistências entre a proposta modernizadora e a prática educacional. Além disso, a pesquisa ressalta a falta de estudos sobre o tema, especialmente em nível local, e discute o papel dos Ginásios Polivalentes como instrumentos de uma política educacional autoritária.
Références
ARAPIRACA, José Oliveira. A USAID e a educação brasileira: um estudo a partir
de uma abordagem crítica da teoria do capital humano. Rio de Janeiro: Dissertação
de Mestrado. Fundação Getúlio Vargas, 1979.
BRASIL. Lei nº 4024/61, de 20 de dezembro de 1961. Fixa diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União - Seção 1 - 27/12/1961, Página 11429 (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 18 abr. 2024.
BRASIL. Decreto n° 63.914, de 26 de dezembro de 1968. Provê sobre o Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio (PREMEM) e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 27/12/1968, Página 11204.Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-63914-26-dezembro-1968-405261-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 21 de nov. de 2023.
BRASIL. Lei nº 5692/71, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1° e 2° graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 12/8/1971, Página 6377 (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 21 de nov. de 2023.
BRASIL. Decreto nº 70.067, de 26 de janeiro de 1972. Dispõe sobre o programa de Expansão e Melhoria do Ensino e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 27/1/1972, Página 787 (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-70067-26-janeiro-1972-418584-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 21 de nov. de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB n° 16/99. Diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional de nível técnico. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1999/pceb016_99.pdf. Acesso em 26 fev 2024.
BRASIL, Eric; NASCIMENTO, Leonardo Fernandes. História digital: reflexões a partir da Hemeroteca Digital Brasileira: fontes e possibilidades para a pesquisa em hbistória da Educação. Estud. hist. (Rio J.) vol.33 no.69 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2020 Epub Mar 06, 2022.
CAFÉ, Laércio de Jesus; SIMÕES, Regina Maria Rovigati. Mapeamento da produção científica brasileira sobre a formação e o modelo das escolas polivalentes. Revista Diálogo Educacional, v. 23, n. 76, p. 531-555, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/issue/view/2084. Acesso em 20 jul 2024.
CUNHA, Luiz Antônio; GÓES, Moacyr de. O golpe na educação. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. 100p.
DIÁRIO DE NATAL. Dia 30 começa segunda época para admissão. Diário de Natal, Natal, 27 de janeiro 1971. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=028711_02&pasta=ano%20197&pesq=%22dia%2030%20come%C3%A7a%20segunda%20%C3%A9poca%22&pagfis=2537. Acesso em 23 de jul. 2024.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Ceará: Universidade Estadual do Ceará, 2002.Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf. Acesso em: 20 jul 2024.
MORAIS, Renant Araújo Morais; NETO, Wenceslau Gonçalves Neto. MODERNIZAÇÃO ECONÔMICA E FORMAÇÃO DE FORÇA DE TRABALHO: O COLÉGIO POLIVALENTE DE UBERABA (1971-1982). In: Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 2, p. 54-80, mai. / ago 2020.
Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13843/1/Diss%20Luciana.pdf. Acesso em 22 maio 2024.
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: teoria da história II: os princípios da pesquisa histórica. Tradução de Asta-Rose Alcaide. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2007.188p. Disponível em: https://www.academia.edu/40078209/RUSEN_Jorn_Reconstrucao_do_passado_teoria_da_historia_II20190813_9604_otzfqi. Acesso em: 01 jun 2024.
RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Tradução de Estevão C. de Rezende Martins. Curitiba: Ed. UFPR, 2015. 250p.
SAVIANI, Dermeval. O LEGADO EDUCACIONAL DO REGIME MILITAR. In Cadernos CEDES, Campinas, vol.28, n.76, p.291-312. 2008. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/periodicos/cadernos-cedes/76-v28-setdez-2008-os-vinte-e-um-anos-de-ditadura-militar-no-brasil-e. Acesso em 24 de nov. de 2023.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA, Sauloéber Tárcio de; LIMA, Genis Alves Pereira de. Escolas Polivalentes na ditadura civil-militar: marco no modelo de ensino profissionalizante ou instrumento de propaganda do regime? O processo de implantação do polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985). Educação & Formação, Fortaleza v.1, n.2, p.72-88. 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/101. Acesso em: 04 Ago 2024.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Fábio Marcelino da Silva 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .