GINÁSIOS POLIVALENTES DO NATAL:

INSTITUIÇÕES ESCOLARES NA DITADURA MILITAR

Authors

  • Fábio Marcelino da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.52521/bilros.v12i24.14152

Keywords:

Polyvalent Gymnasiums, History of Education in Natal, Military Dictatorship, PREMEN

Abstract

Our objective is to analyze the implementation of the Polyvalent Gymnasiums in the city of Natal/RN. The study focuses on the technicist approach, which aimed to train a workforce for the market but was criticized for limiting student autonomy. The research is qualitative in nature, using bibliographic and documentary sources, and analyzes news articles from Diário de Natal between 1970 and 1979, archived in the Brazilian Digital Newspaper Library, with an emphasis on teacher training, socio-political relevance, and the construction of the gymnasiums. The findings highlight the influence of U.S. policies and question the effectiveness and theoretical basis of these gymnasiums, pointing out inconsistencies between the modernization proposal and educational practice. Additionally, the research emphasizes the lack of studies on the subject, particularly at the local level, and discusses the role of the Polyvalent Gymnasiums as instruments of an authoritarian educational policy.

Author Biography

Fábio Marcelino da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Matemática pela UFRN (2003) e com especialização intitulada Finanças e Matemática pela Faculdade Única de Ipatinga (2021) e, atualmente, curso o quinto semestre de Licenciatura em Pedagogia (noturno) pela UFRN e bolsista da Iniciação Científica.

References

ARAPIRACA, José Oliveira. A USAID e a educação brasileira: um estudo a partir

de uma abordagem crítica da teoria do capital humano. Rio de Janeiro: Dissertação

de Mestrado. Fundação Getúlio Vargas, 1979.

BRASIL. Lei nº 4024/61, de 20 de dezembro de 1961. Fixa diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União - Seção 1 - 27/12/1961, Página 11429 (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 18 abr. 2024.

BRASIL. Decreto n° 63.914, de 26 de dezembro de 1968. Provê sobre o Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio (PREMEM) e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 27/12/1968, Página 11204.Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-63914-26-dezembro-1968-405261-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 21 de nov. de 2023.

BRASIL. Lei nº 5692/71, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1° e 2° graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 12/8/1971, Página 6377 (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 21 de nov. de 2023.

BRASIL. Decreto nº 70.067, de 26 de janeiro de 1972. Dispõe sobre o programa de Expansão e Melhoria do Ensino e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 27/1/1972, Página 787 (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-70067-26-janeiro-1972-418584-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 21 de nov. de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB n° 16/99. Diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional de nível técnico. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1999/pceb016_99.pdf. Acesso em 26 fev 2024.

BRASIL, Eric; NASCIMENTO, Leonardo Fernandes. História digital: reflexões a partir da Hemeroteca Digital Brasileira: fontes e possibilidades para a pesquisa em hbistória da Educação. Estud. hist. (Rio J.) vol.33 no.69 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2020 Epub Mar 06, 2022.

CAFÉ, Laércio de Jesus; SIMÕES, Regina Maria Rovigati. Mapeamento da produção científica brasileira sobre a formação e o modelo das escolas polivalentes. Revista Diálogo Educacional, v. 23, n. 76, p. 531-555, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/issue/view/2084. Acesso em 20 jul 2024.

CUNHA, Luiz Antônio; GÓES, Moacyr de. O golpe na educação. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. 100p.

DIÁRIO DE NATAL. Dia 30 começa segunda época para admissão. Diário de Natal, Natal, 27 de janeiro 1971. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=028711_02&pasta=ano%20197&pesq=%22dia%2030%20come%C3%A7a%20segunda%20%C3%A9poca%22&pagfis=2537. Acesso em 23 de jul. 2024.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Ceará: Universidade Estadual do Ceará, 2002.Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf. Acesso em: 20 jul 2024.

MORAIS, Renant Araújo Morais; NETO, Wenceslau Gonçalves Neto. MODERNIZAÇÃO ECONÔMICA E FORMAÇÃO DE FORÇA DE TRABALHO: O COLÉGIO POLIVALENTE DE UBERABA (1971-1982). In: Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 2, p. 54-80, mai. / ago 2020.

Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13843/1/Diss%20Luciana.pdf. Acesso em 22 maio 2024.

RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: teoria da história II: os princípios da pesquisa histórica. Tradução de Asta-Rose Alcaide. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2007.188p. Disponível em: https://www.academia.edu/40078209/RUSEN_Jorn_Reconstrucao_do_passado_teoria_da_historia_II20190813_9604_otzfqi. Acesso em: 01 jun 2024.

RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Tradução de Estevão C. de Rezende Martins. Curitiba: Ed. UFPR, 2015. 250p.

SAVIANI, Dermeval. O LEGADO EDUCACIONAL DO REGIME MILITAR. In Cadernos CEDES, Campinas, vol.28, n.76, p.291-312. 2008. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/periodicos/cadernos-cedes/76-v28-setdez-2008-os-vinte-e-um-anos-de-ditadura-militar-no-brasil-e. Acesso em 24 de nov. de 2023.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, Sauloéber Tárcio de; LIMA, Genis Alves Pereira de. Escolas Polivalentes na ditadura civil-militar: marco no modelo de ensino profissionalizante ou instrumento de propaganda do regime? O processo de implantação do polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985). Educação & Formação, Fortaleza v.1, n.2, p.72-88. 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/101. Acesso em: 04 Ago 2024.

Published

2024-10-15

How to Cite

SILVA, F. M. da. GINÁSIOS POLIVALENTES DO NATAL:: INSTITUIÇÕES ESCOLARES NA DITADURA MILITAR. Journal of History Bilros: History(s), Society(ies) and Culture(s), [S. l.], v. 12, n. 24, 2024. DOI: 10.52521/bilros.v12i24.14152. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/14152. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS