POPULISMO AUTORITÁRIO, DEMOCRACIA SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO POLÍTICA:

MEMÓRIAS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL APÓS 60 ANOS

Autores/as

  • Antônio Roberto Xavier Unilab
  • Edmilson Alves Maia junior Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.52521/bilros.v12i25.14169

Palabras clave:

Populismo autoritário, Extrema direita, Democracia, Educação Política

Resumen

O objetivo principal deste artigo é contextualizar o legado autoritário da colonização exploratória em detrimento dos regimes democráticos em geral e especificamente na América Ibérica no ano em que se completam 60 anos do golpe militar no Brasil que interrompeu o processo democrático e instalou uma ditadura militar por 21 anos. Metodologicamente esta pesquisa é de natureza básica do tipo exploratória e de abordagem qualitativa. Quanto ao método, empregou-se o interpretativo de fontes secundárias. Em relação às técnicas de coleta de dados e informações, utilizou-se a revisão de literatura. No tocante às técnicas de análise, aplicou-se a análise de conteúdo e do discurso sócio-histórico. Os resultados conclusivos apontam que, para se frear o autoritarismo político de extrema direita contra os princípios e valores democráticos, é indispensável adotar a educação política como política pública estratégica visando à instalação de uma cultura democrática em todos os espaços da vida em sociedade.

Biografía del autor/a

Antônio Roberto Xavier, Unilab

Professor no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (Masts/Unilab). É líder do Grupo de Pesquisa Gestão de Políticas Sociais (GPS), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Edmilson Alves Maia junior, Universidade Estadual do Ceará

Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e coordenador do Programa de Pós-            -Graduação Interdisciplinar em História e Letras (MIHL) da UECE. Doutor e pós-doutor em História.

Citas

ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 5. ed. Tradução Mauro W. Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 221-247.

BARRETO, Marcelo Menna. O bolsonarismo tem tendências nazistas e fascistas, diz historiador judeu. Extra Classe, 17 jun. 2021. Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/politica/2021/06/o-bolsonarismo-e-nazifascista-diz-historiador-judeu/. Acesso em: 3 ago. 2023.

BARROS, José D’Assunção. O campo da história: especialidades e abordagens. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Educação para a democracia. Lua Nova: Revista Cultura e Política, São Paulo, n. 38, p. 223-237, 1996.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

BOITO JÚNIOR, Armando. O neofascismo no Brasil. Boletim LIERI, Rio de Janeiro, n. 1, 2019.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Lei nº 6.683, de 28 de agosto de 1979. Concede anistia e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 29 ago. 1979.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996.

BRASIL. Lei nº 14.197, de 1º de setembro de 2021. Acrescenta o Título XII na Parte Especial do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), relativo aos crimes contra o Estado Democrático de Direito; e revoga a Lei nº 7.170, de 14 de dezembro de 1983 (Lei de Segurança Nacional), e dispositivo do Decreto-Lei nº 3.688, de 3 de outubro de 1941 (Lei das Contravenções Penais). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2 set. 2021.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A democracia não está morrendo: foi o neoliberalismo que fracassou. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo, v. 111, p. 51-79, 2020.

CALDEIRA NETO, Odilon. Neofascismo, “nova república” e a ascensão das direitas no Brasil. Conhecer: Debate entre o Público e o Privado, Fortaleza, v. 10, n. 24, p. 120-140, 2020. DOI: https://doi.org/10.32335/2238-0426.2020.10.24.2060. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/2060. Acesso em: 7 ago. 2023.

CALDEIRA NETO, Odilon. O neofascismo no Brasil, do local ao global?. Esboços, Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 599-619, 2022.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

CASTELLS, Manuel. Ruptura: a crise da democracia liberal. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

CHIZZOTTI, António. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

COSTA, Bruno Ferreira da. Populismo e autoritarismo – Uma breve reflexão teórica. Cadernos de Estudos Africanos, Lisboa, v. 45, p. 41-60, 2023. DOI: https://doi.org/10.4000/cea.7712. Disponível em: http://journals.openedition.org/cea/7712. Acesso em: 10 maio 2024.

EMPOLI, Giuliano da. Os engenheiros do caos: como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. 3. ed. São Paulo: Vestígio, 2019.

FAUSTO, Bóris. História do Brasil. 12. ed. São Paulo: USP, 2006.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

LÖWY, Michael. Conservadorismo e extrema direita na Europa e no Brasil. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 124, p. 652-664, 2015.

LÖWY, Michael. O golpe de Estado de 2016 no Brasil. Blog Boitempo, São Paulo, 17 maio 2016. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2016/05/17/michael-lowy-o-golpe-de-estado-de-2016-no-brasil/. Acesso em: 27 jun. 2024.

PARO, Vitor Henrique. Educação para a democracia: o elemento que falta na discussão da qualidade do ensino. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 13, n. 1, p. 23-38, 2000.

RANGEL, Paulo Castro. Uma democracia sustentável. Coimbra: Tenacitas, 2010.

RÊGO, Alisson Jordão. Lei de Anistia aos violadores de direitos humanos durante a ditadura militar Brasileira: uma nova perspectiva a partir da Comissão da Verdade. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 7, n. 5, p. 43762-43780, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29128. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29128. Acesso em: 13 set. 2023.

RFI. Partidos de extrema direita crescem na Europa com versões atualizadas do nacionalismo. G1, [S.l.], 10 jul. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/07/10/partidos-de-extrema-direita-crescem-na-europa-com-versoes-atualizadas-do-nacionalismo.ghtml. Acesso em: 13 set. 2023.

ROSSI, Edy Carla. Entrevista de Edy Carla Rossi à TV Cultura. São Paulo: TV Cultura, 2021.Disponível em: https://cultura.uol.com.br/noticias/61766_historiadora-explica-interferencia-dos-eua-nas-ditaduras-latino-americanas-esta-tudo-documentado.html. Acesso em: 13 set. 2023.

ROVIRA KALTWASSER, Cristóbal et al. Populism: an overview of the concept and state of the art. In: ROVIRA KALTWASSER, Cristóbal et al. (ed.). The Oxford Handbook of Populism. Oxford: Oxford University, 2017. p. 1-24).

SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, socialismo e democracia. São Paulo: Unesp, 2017.

SORJ, Bernardo. Em que mundo vivemos?. São Paulo: Plataforma Democrática, 2020.

SORJ, Bernardo; FAUSTO, Sergio (org.). Ativismo político em tempos de internet. São Paulo: Plataforma Democrática, 2016.

V-DEM. Informe sobre la democracia 2024: la democracia gana y pierde en las urnas. Santiago de Chile: Universidad Católica, 2024.

WASSERMAN, Claudia. A formação do Estado Nacional na América Latina: as emancipações políticas e o intricado ordenamento dos novos países. In: WASSERMAN, Claudia (org.). História da América Latina: cinco séculos (temas e problemas). 3. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2000. p. 177-214.

Publicado

2024-10-15

Cómo citar

XAVIER, A. R.; MAIA JUNIOR, E. A. POPULISMO AUTORITÁRIO, DEMOCRACIA SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO POLÍTICA:: MEMÓRIAS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL APÓS 60 ANOS. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 12, n. 25, 2024. DOI: 10.52521/bilros.v12i25.14169. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/14169. Acesso em: 31 oct. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS