POPULISMO AUTORITÁRIO, DEMOCRACIA SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO POLÍTICA:
MEMÓRIAS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL APÓS 60 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.52521/bilros.v12i25.14169Palabras clave:
Populismo autoritário, Extrema direita, Democracia, Educação PolíticaResumen
O objetivo principal deste artigo é contextualizar o legado autoritário da colonização exploratória em detrimento dos regimes democráticos em geral e especificamente na América Ibérica no ano em que se completam 60 anos do golpe militar no Brasil que interrompeu o processo democrático e instalou uma ditadura militar por 21 anos. Metodologicamente esta pesquisa é de natureza básica do tipo exploratória e de abordagem qualitativa. Quanto ao método, empregou-se o interpretativo de fontes secundárias. Em relação às técnicas de coleta de dados e informações, utilizou-se a revisão de literatura. No tocante às técnicas de análise, aplicou-se a análise de conteúdo e do discurso sócio-histórico. Os resultados conclusivos apontam que, para se frear o autoritarismo político de extrema direita contra os princípios e valores democráticos, é indispensável adotar a educação política como política pública estratégica visando à instalação de uma cultura democrática em todos os espaços da vida em sociedade.
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