O PIONEIRISMO EDUCACIONAL DO COLÉGIO CAXIENSE NA EDUCAÇÃO NO INTERIOR DO MARANHÃO

Autores/as

  • Julia Karoline Silva dos Santos Universidade Estadual do Maranhão
  • Salânia Maria Barbosa Melo Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.52521/bilros.v12i25.14168

Palabras clave:

Educação, Instituição escolar, Colégio Caxiense

Resumen

Este artigo detalha o cenário político-social a nível nacional e local em que ocorreu a fundação do Colégio Caxiense, uma das primeiras escolas do interior do Maranhão a ofertar o grau de ensino secundário, nomeado inicialmente de “Ginásio Caxiense” ocorrida em 1° de outubro 1935, inserida dentro da conjuntura política da chamada “Era Vargas” e dos reflexos da Reforma Francisco Campos de 1931. Por meio de uma revisão bibliográfica do estado da arte produzido sobre a escola, o estudo releva em que contexto político e social o Ginásio foi fundado. A pesquisa buscou destacar a participação do grupo de empresários responsável por mobilizar forças financeiras e de influências políticas da cena de Caxias. Os resultados indicam que o Ginásio Caxiense desempenhou um papel fundamental na educação local atuando na formação de milhares de alunos transformando a cena educacional possibilitando a progressão dos estudos que até sua fundação não era possível.

Biografía del autor/a

Julia Karoline Silva dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda no curso de Licenciatura plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão, foi bolsista residente no Programa de Residência Pedagógica (2022 – 2024).

Salânia Maria Barbosa Melo, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestrado em Educação pela UFPI e Doutorado em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará -UFC-(2009). Pós-doutora pela Universidade Federal da Paraíba. (2013).

Citas

BRASIL. Cria o Ministério da Educação e Saúde Pública. Decreto-Lei n. 19.402, de 14 de novembro de 1930. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, p. 11.470, 15 nov. 1930.Disponivel em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19402-14-novembro-1930-515729-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 20 jun. 2024.

BRASIL. Reforma Francisco Campos. Decreto-Lei n. 19.890, de 18 de abril de 1931. Estabelece a reforma do ensino secundário e regulamenta o funcionamento das escolas secundárias. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, p. 8.436, 22 abr. 1931. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html. Acesso em: 15 agos. 2024.

BRASIL. Decreto n° 21.241, de 14 de abril de 1932. Regula a organização da educação secundária no Brasil e institui o exame de admissão ao ginásio. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 14 abr. 1932. Acesso em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-21241-4-abril-1932-503517-publicacaooriginal-81464-pe.html, Acesso em: 15 de agos. 2024.

COUTINHO, Milson. Caxias das Aldeias Altas: subsídios para sua história. 2. ed. São Luis: Caxias: Prefeitura de Caxias, 2005.

GATTI JUNIOR, Décio. A história das instituições educacionais: inovações paradigmáticas e temáticas. In: ARAUJO, José Carlos Souza; GATTI JUNIOR, Décio (Org). Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas: Autores Associados. Uberlândia MG: EDUFU, 2002.

LIMA FILHO. Arthur Almada. Efemérides caxienses. Imperatriz, MA: Ética, 2014.

PRADO JÚNIOR, Caio. História econômica do Brasil. 16°. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1973.

ROLIM FILHO, Claudiomar Matias. Maranhão: de província mais rica a Estado mais miserável. Brasília, 2017.

VEIGA, Cinthya Greive. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.

SANTOS, Maria Ivani. A Educação na Escola Normal de Caxias de 1970 a 1981. In: Cartografias Invisíveis. Caxias-MA: Academia Caxiense de Letras, 2015.

Publicado

2024-10-15

Cómo citar

SANTOS, J. K. S. dos; MELO, S. M. B. O PIONEIRISMO EDUCACIONAL DO COLÉGIO CAXIENSE NA EDUCAÇÃO NO INTERIOR DO MARANHÃO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 12, n. 25, 2024. DOI: 10.52521/bilros.v12i25.14168. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/14168. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS