O PIONEIRISMO EDUCACIONAL DO COLÉGIO CAXIENSE NA EDUCAÇÃO NO INTERIOR DO MARANHÃO
DOI:
https://doi.org/10.52521/bilros.v12i25.14168Palabras clave:
Educação, Instituição escolar, Colégio CaxienseResumen
Este artigo detalha o cenário político-social a nível nacional e local em que ocorreu a fundação do Colégio Caxiense, uma das primeiras escolas do interior do Maranhão a ofertar o grau de ensino secundário, nomeado inicialmente de “Ginásio Caxiense” ocorrida em 1° de outubro 1935, inserida dentro da conjuntura política da chamada “Era Vargas” e dos reflexos da Reforma Francisco Campos de 1931. Por meio de uma revisão bibliográfica do estado da arte produzido sobre a escola, o estudo releva em que contexto político e social o Ginásio foi fundado. A pesquisa buscou destacar a participação do grupo de empresários responsável por mobilizar forças financeiras e de influências políticas da cena de Caxias. Os resultados indicam que o Ginásio Caxiense desempenhou um papel fundamental na educação local atuando na formação de milhares de alunos transformando a cena educacional possibilitando a progressão dos estudos que até sua fundação não era possível.
Citas
BRASIL. Cria o Ministério da Educação e Saúde Pública. Decreto-Lei n. 19.402, de 14 de novembro de 1930. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, p. 11.470, 15 nov. 1930.Disponivel em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19402-14-novembro-1930-515729-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 20 jun. 2024.
BRASIL. Reforma Francisco Campos. Decreto-Lei n. 19.890, de 18 de abril de 1931. Estabelece a reforma do ensino secundário e regulamenta o funcionamento das escolas secundárias. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, p. 8.436, 22 abr. 1931. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html. Acesso em: 15 agos. 2024.
BRASIL. Decreto n° 21.241, de 14 de abril de 1932. Regula a organização da educação secundária no Brasil e institui o exame de admissão ao ginásio. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 14 abr. 1932. Acesso em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-21241-4-abril-1932-503517-publicacaooriginal-81464-pe.html, Acesso em: 15 de agos. 2024.
COUTINHO, Milson. Caxias das Aldeias Altas: subsídios para sua história. 2. ed. São Luis: Caxias: Prefeitura de Caxias, 2005.
GATTI JUNIOR, Décio. A história das instituições educacionais: inovações paradigmáticas e temáticas. In: ARAUJO, José Carlos Souza; GATTI JUNIOR, Décio (Org). Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas: Autores Associados. Uberlândia MG: EDUFU, 2002.
LIMA FILHO. Arthur Almada. Efemérides caxienses. Imperatriz, MA: Ética, 2014.
PRADO JÚNIOR, Caio. História econômica do Brasil. 16°. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1973.
ROLIM FILHO, Claudiomar Matias. Maranhão: de província mais rica a Estado mais miserável. Brasília, 2017.
VEIGA, Cinthya Greive. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.
SANTOS, Maria Ivani. A Educação na Escola Normal de Caxias de 1970 a 1981. In: Cartografias Invisíveis. Caxias-MA: Academia Caxiense de Letras, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Julia Karoline Silva dos Santos, Salânia Maria Barbosa Melo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.